Festival Internacional de Balões, na Suíça

Já imaginou voar de balão em meio aos alpes suíços? Ou simplesmente assistir a voos de balões coloridos no meio das montanhas branquinhas de neve? No Festival Internacional de Balões, que acontece na pequena cidade de Chatêau d’Oex, na Suíça, as duas opções são possíveis.

Festival Internacional de Balões

Pois é, minha gente! O inverno está chegando e, com ele, as inúmeras programações da temporada. Sim, aqui na Europa, durante o inverno, o que não falta é coisa pra fazer. Então, pra você que vive por aqui e está procurando atividades pra essa época, ou pra quem está com viagem marcada pra Europa na estação gelada, prepare a agenda porque o difícil é conseguir fazer tudo o que a estação oferece, especialmente no caso do país dos alpes. São inúmeras as possibilidades de lazer. Tem tobogã na neve (post aqui), piscinas termais (posts aqui e aqui), restaurante panorâmico giratório no meio dos alpes (post aqui)… sem contar nas estações de esqui e passeios de montanha. Ou seja, passatempo de inverno é o que não falta na Suíça. E o Festival Internacional de Balões com certeza é uma opção que merece entrar na sua lista.

Minha história com o Festival

Cheguei na Suíça no verão de 2013. Quando o inverno começou a se aproximar, uma amiga que já morava lá comentou do festival. Já fiquei interessada e quis logo saber para não perder o espetáculo. E não é que, justamente no final de semana que separamos para prestigiar o evento, a programação foi cancelada devido ao mau tempo? Pois é… fica a dica! Toda a programação do festival é divulgada no site oficial e eles atualizam caso haja mudanças e cancelamentos. Como estávamos monitorando o site, naquele 2014, tivemos que desistir.

Em 2015 eu estava grávida e evitando as montanhas hahaha. Brincadeiras à parte, de novo o tempo nos pregou uma peça e houve cancelamento da programação do festival por causa do tempo, com direito a tempestade de neve e tudo mais. Em 2106, com a Giovanna bebê, também acabamos perdendo a data. Dessa vez, acho que me esqueci mesmo de olhar detalhes sobre o festival e, quando me dei conta, já havia passado (o festival dura média de 10 dias). Mas finalmente, em 2017, consegui presenciar o famoso evento. E confesso que, se não tivesse conseguido, ficaria bem frustrada. Afinal, estávamos de mudança marcada para a Alemanha. Ufa! Consegui marcar presença no festival pelo menos uma vez enquanto morei na Suíça e digo pra vocês: valeu a pena.

Festival Internacional de Balões

Dá pra imaginar minha alegria por finalmente ver os balões de pertinho nas montanhas branquinhas, né?

Sobre o Festival Internacional de Balões

Mas o que tem de tão interessante nesse festival? Bem, preciso admitir que eu não entendo nada de balões muito menos da competição que gira em torno do festival (sim, há competições com direito a premiação e tudo). O que me encantava na possibilidade de presenciar o festival era ver os balões no meio daquela paisagem linda dos alpes suíços cobertinhos de neve. E isso continua sendo o que mais me chamou a atenção.

Festival Internacional de Balões

No entanto, além da beleza dos balões em meio a essa paisagem de cinema, o clima da festa é muito agradável. Como diz o bom francês, “l’ambience”! Tem um espaço aberto com barracas de bebidas e comidas típicas, música e até uma área onde as crianças ficam brincando de escorregar. Há também um espaço coberto e aquecido com exposição do artesanato local e também outras opções de comida. É nessa área coberta que acontece a premiação do festival.

Na programação, sempre tem atividades voltadas para as crianças, confecção de balões e mini-balões, shows aéreos, voos de helicóptero, saltos de paraquedas e parapentes, voos em grupos (vários balões que decolam ao mesmo tempo). Nós presenciamos um voo em grupo e foi muito legal.

Festival Internacional de Balões

Voo em grupo se preparando para sair

Festival Internacional de Balões

Apresentação de paraquedistas

Festival Internacional de Balões

Ah, essa paisagem!

Festival Internacional de Balões

Voo de helicóptero

Sobre os balões, há os de formato convencional e os de formatos especiais, como esse da foto acima, da garrafa do espumante Freixenet – adooooro!!!

Salvo alguma mudança climática, todos os dias têm voos de balões a partir das 9 horas da manhã. Basta agendar, pagar (caro) e aguardar. Sim, eu fiquei morrendo de vontade, mas além de não poder ir com a Giovanna (crianças só acima de 125 cm), achei o preço bem salgadinho. Quem sabe numa próxima…

Onde e quando acontece o Festival Internacional de Balões?

A cidade palco desse lindo evento é a pequena cidade de Chateâu D’Oex, que fica a menos de uma hora de Vevey, na Suíça. O jeito mais fácil de chegar até lá é de carro, mas como tudo na Suíça, é possível ir de trem também (só precisa ficar atento às baldeações, dependendo de onde você sair).

Saindo de carro de Vevey ou Montreux, por exemplo, você passa por uma estrada linda e já curte a paisagem alpina. Já no caminho é possível ver os balões. Pensem numa paisagem linda e na empolgação que a gente fica quando começa a se aproximar.

O festival sempre começa numa sexta-feira e termina no outro domingo, abrangendo assim dois finais de semana. Normalmente, são os últimos finais de semana de janeiro (às vezes o primeiro de fevereiro também). O site deles têm a programação oficial (divulgado no final do post).

O que fazer em Chatêau D’Oex

A cidade de Chatêau D’Oex gira em torno do festival e essa é a época do ano mais animada para visitá-la. No entanto, se você preferir ir em outra data, a cidade abriga inclusive um museu sobre balões. E é possível fazer voo de balão fora da temporada do festival (as informações estão nesse site aqui). Os preços não são lá tão camaradas, mas vai que você tá disposto a gastar mais de 300 francos suíços pra ter essa experiência, né?

Chatêau D'OEx

A rotatória principal da cidade tem um monumento de balão

Chatêau D'OEx

Um dos pontos privilegiados pra ser ver os balões

Uma outra dica é combinar a ida ao festival para conhecer também Gruyère, uma cidade medieval linda demais (um dos meus cantos preferidos da Suíça). Dali você pode ainda visitar a Maison Cailler, uma deliciosa fábrica de chocolate (tem informações sobre esse dois passeios nesse post aqui).

Trem do Fondue

Uma outra atração da região que me deixou louca de vontade foi o Trem do Fondue. Pena que só soube disso depois que me mudei, mas vejam que demais. Esse é um passeio que só acontece no inverno e tem que ser reservado com muuuuuuita antecedência. O valor da passagem de trem já dá direito ao fondue (bebidas e extras é à parte). Daí você embarca num trem Belle Epoque (estilo o Trem de chocolate) e saboreia um fondue enquanto passeia pelos alpes suíços. Demais, né? Mas olha: esse passeio só acontece entre outubro e maio e é super concorrido. Então se você quiser aproveitar a ida ao festival pra fazer essa experiência, a hora de reservar é agora. Aqui nesse link tem mais detalhes e por este outro link é possível reservar os bilhetes do trem. Quem for, me conta aqui nos comentários, por favor!!!

Para quem quiser saber mais sobre o Festival Internacional de Balões, as datas de 2018 já estão disponíveis no site deles com toda a programação. Essa será a 40a edição do Festival, então acho que vai super valer a pena marcar presença. Ah, se eu estivesse na Suíça…

Pra sentir um pouquinho de como é o Festival, clique aqui e assista ao vídeo que fiz pro canal do Viagens de Mãe no YouTube.

Se ficou alguma dúvida, pode mandar aqui nos comentários que terei o maior prazer em ajudar. E quem for, conta aqui pra gente o que achou. Até a próxima e… voilà!

Festival Internacional de Balões

Voo em grupo nos momentos finais do festival. Vejam quanta gente!

Festival Internacional de Balões

Festival Internacional de Balões

 

7 comentarios en “Festival Internacional de Balões, na Suíça

  1. Lilian Azevedo

    Uau !!!! Deve ser uma maravilha ! A Suíça oferece paisagens muito bonitas e ainda por cima apreciar esses pontinhos coloridos num ambiente coberto de neve ! O passeio nesse trem deve ser uma verdadeira orgia : paisagem linda e comida deliciosa. Parabéns pelo post !

    Responder
  2. Ana Carolina Miranda

    Amei! Fiquei morrendo de vontade de ir nesse festival! Morro de vontade de andar de balão, com essa vista maravilhosa uniria o útil ao agradável.

    Responder
  3. Keul Fortes

    Que festival lindo! Deve ser demais participar disso tudo. Eu ficaria louca querendo tirar fotos de todos esses momentos. hahah! Obrigada por dividir essa experiência. Fiquei encantada!

    Responder
  4. Érica França

    Ver o céu cheio de balões já é lindo. Com esta paisagem então é demais. Não é à toa que você estava empolgada com o festival quando morava na Suíça. Incrível mesmo.

    Responder
  5. Liliane Inglez

    Hmmmm… fiquei imaginando voar de balão em meio aos Alpes! Também tenho vontade de conhecer Gruyére! Vou ver mais posts seus sobre a região. Fiquei curiosa!
    Não sei se eu teria coragem de voar, mas pelo jeito, só de ver o céu todo colorido assim, já vale a pena!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *