Como é a Fête des Lumières em Lyon, na França

Final de ano a Europa em geral fica em festa devido aos tradicionais Mercados de Natal, o que dá aquela injeção de ânimo pra espantar o inverno que está apenas começando. Fizemos inclusive uma lista com 10 Mercados de Natal pra conhecer na Alemanha. Temos também matéria sobre o Mercado de Natal em Montreux, na Suíça. Neste post, quero mostrar um pouquinho da Fête des Lumières, uma festa tradicional que acontece no início de dezembro em Lyon, na França.
Fuvière, Lyon, França

Um dos maiores ícones de Lyon: a Basílica Notre-Dame de Fourvière vista da Place Bellecour

Nós visitamos a Fête des Lumières em 2013, nosso primeiro ano vivendo na Suíça. Resgatei do meu antigo blog as principais informações para quem quiser saber mais sobre essa festa que atrai milhares de turistas todo ano.

Nós, Lyon e a Festa das Luzes

Lyon foi a cidade que há pouco mais de 15 anos fez com que meu marido e eu (na época um casalzinho de namorados na universidade) nos separássemos. Namorávamos há 8 meses e ele veio para a França fazer um intercâmbio e o namoro deu um tempo. Mas como diz o ditado que “o que é da onça o lobo não come”, cá estamos nós, 15 anos depois, casados (há quase 10 anos) e felizes, obrigada!
Nós e o INSA de Lyon

Nós em frente à Universidade que nos separou 10 anos antes rsrs.

Quando nos mudamos para Vevey, na Suíça, vimos que Lyon ficava há apenas 3 horas de lá. E o marido conhecia a Fête des Lumières (em português, Festa das Luzes), uma festa muito tradicional na cidade que acontece próximo ao dia 8 de dezembro. Pronto, viagem para Lyon marcada com uns três meses de antecedência para estarmos lá na tão famosa festa. E a festa é tão famosa que 3 meses antes os hotéis da cidade já estavam praticamente esgotados. EntÃo fica a dica: pretende ir a Lyon no início de dezembro? Planeje-se e reserve seu hotel com antecedência.

Como chegar a Lyon?

Lyon é uma cidade muito charmosa que, mesmo não estando em roteiros turísticos, vale a pena sim conhecer. Há apenas duas horas de trem de Paris,  há quem faça bate e volta, mas acho que vale a pena passar pelo menos uma noite por lá. Vou deixar em um outro post as principais atrações dessa encantadora cidade, uma sugestão de roteiro para quem quiser visitá-la, independente da Fête des Lumières.

Vai pra Paris? Fique atento com os possíveis golpes e evite perrengues na sua viagem!

Morando na Suíça, nós fizemos o trajeto de trem, partindo de Lausanne, o que super recomendo. São três horas de uma viagem linda e agradável.

Nós em Lyon

Assim que chegamos em Lyon, na estação Part-Dieu.

A Fête des Lumières

As versões sobre a origem da festa são um pouco confusas. Mas o que começou como uma festa religiosa, é hoje uma festa popular que atrai, por ano, de 3 a 4 milhões de pessoas.
Fête des Lumières

A Fourvière toda iluminada durante a Fête des Lumières de 2013.

Antigamente, a festa acontecia apenas no dia 8 de dezembro. A data é em homenagem ao dia da Imaculada Conceição, mas de uns anos pra cá, a festa não é mais estritamente religiosa. Como Lyon é uma cidade com história no cinema, a festa dura agora média de 4 dias e traz apresentações de vídeos em diversos locais da cidade.

Visitamos a festa em 2013 e, naquele ano, as apresentações começavam às 18h30 e terminavam à 1h da manhã.
As projeções acontecem ao ar livre e são encantadoras. Mas é impossível ver todas em um único dia – para nós, pelo menos, foi. Então assistimos algumas na sexta-feira e deixamos outras para o sábado, o que também não foi possível. A cidade fica tão lotada que não conseguimos chegar às apresentações que selecionamos para o sábado. Acredito que no domingo e na segunda, último dia da festa, as apresentações deviam estar menos tumultuadas. Mas não tínhamos disponibilidade de esperar e ficamos apenas com as apresentações da sexta-feira.
Fête des Lumières

Lyon durante a Fête des Lumières

Nossa experiência com a Fête des Lumières

Aproveitamos bastante a cidade de Lyon, mas a Fête des Lumières mesmo, que tanto queríamos ver, vimos apenas na sexta. É por isso que digo que, para conhecer Lyon, é melhor ir em outra época. Caso alguém queira muito presenciar a Fête de Lumières, reserve todos os dias da festa, e não apenas os dois do fim de semana, como fizemos. Um dia antes da festa começar, há os testes das apresentações, e quem mora na cidade aproveita para ver.

Fête des Lumières

Decoração para a Fête des Lumières de 2013

Mesmo com todo o tumulto e tudo estando sempre cheio, o que vimos valeu a pena. Apesar do frio ser cortante, nada que um vinho quente não ajude a superar para presenciar as apresentações, que são extremamente criativas. Nossa preferida foi um pequeno vídeo chamado Le prince des lumières, na Place des Terreaux (fotos abaixo). Gostamos tanto que assistimos umas três vezes e tentamos ver de novo no sábado, o que infelizmente não deu.

Fête des Lumières Fête des Lumières Fête des Lumières Fête des Lumières

A Fête des Lumières de 2019 já tem data: acontecerá de 5 a 8 de dezembro. Se você ficou com vontade de conhecer essa festa, é bom já começar a programar sua viagem, pois a cidade fica lotada e conseguir hotel pode ser um desafio.

Para outras dicas de Lyon, não deixe de ler Lyon: o que fazer na terceira maior cidade francesa.

*Viagem realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *