Roubos em Paris: dicas pra evitar esse problema na sua viagem

Já estive em Paris 4 vezes e somente há pouco tempo comecei a contar minhas experiências na capital francesa aqui no blog. Fiz um resumo da minha história com a cidade e um roteiro de 7 dias nesse post aqui. Contei sobre o IV EEBB e também fiz um post exclusivo sobre a Disney. O post de hoje traz um alerta sobre um baita perrengue: os roubos em Paris. Na verdade, é o relato de uma experiência ruim que tivemos na cidade que, nem por isso, perde seu charme. Mas sabe aquele aviso que pode fazer toda a diferença? Então segue nosso relato e nossas dicas para evitar que você também tenha essa experiência ruim durante a sua viagem.

Roubos em Paris: em lugares movimentados demais, é bom dobrar a atenção.

Paris é muito linda, mas tornou-se alvo de pequenos furtos. Fique sempre atento!

Está com viagem marcada pra Paris? Reserve aqui o seu hotel.

Roubos em Paris: nós fomos vítimas desse mal

Quando estivemos em Paris em junho de 2017, nós fomos vítimas de um furto dentro do trem. Chegamos a Paris pelo aeroporto Charles de Gaulle e tomamos um trem RER em direção a La Defènse, onde ficava o nosso hotel. É uma viagem longa, que começou com o trem bem vazio, mas que aos poucos foi enchendo. Em algum momento, alguém pegou a mochila do meu marido (dentro dela estavam 2 Ipads, 1 computador, a chave do nosso apartamento temporário e outras coisas de menor valor).

Como tudo aconteceu

Não vimos o momento em que pegaram a mochila, mas eu sei bem quando foi. Giovanna estava cansada e começou a ficar agitada. Afinal, tínhamos tido o tempo de voo de Frankfurt para Paris e o trajeto do aeroporto até o hotel era longo e cansativo.

Quando o trem parou na Gare du Nord, uma das mais movimentadas de Paris, o movimento se intensificou no vagão. Pessoas pararam na nossa frente e, como estávamos tentando acalmar a Giovanna, nem nos atentamos para nossas coisas, que estavam do lado oposto, em um espaço do vagão, mas bem a altura dos nossos olhos. Como desceríamos na estação seguinte para uma baldeação, assim que o trem saiu da Gare du Nord, Júlio se levantou para organizar nossos pertences e preparar nossa saída. Nesse momento, ele percebeu que a mochila dele não estava mais junto das malas. Assim, em uma fração de segundos. Mas já não tínhamos o que fazer. Certamente a pessoa que pegou a mochila desceu na estação anterior. Naquele momento de agitação com entrada e saída de passageiros e num momento que voltamos a atenção pra nossa filha.

Graças a Deus nossos documentos – inclusive passaportes – estavam na minha mochila, caso contrário o transtorno seria ainda maior. O chato disso tudo é que a gente sabe (infelizmente) que esse é um tipo de roubo comum na Europa, especialmente nos trens. E mesmo sabendo disso e tendo a mochila à altura dos nossos olhos, não conseguimos evitar que fôssemos vítimas desse tipo de situação. Acredito ainda que o fato de estarmos com criança faz com que a gente se torne um alvo fácil. Então fica o alerta: mochilas sempre a tira colo, mesmo que tenha que cuidar dos pequenos.

Depois do roubo

Um episódio de roubo joga um balde de gelo no passeio, né? Além do aborrecimento e da sensação de impotência, tivemos que fazer Boletim de Ocorrência (afinal, o computador pertencia à empresa que o Júlio trabalha). Um verdadeiro transtorno que só não acabou com nossa viagem porque no final pensamos que, com tantos outros tipos de violência nesse mundo, menos mal. E estávamos em Paris, né? Não dá pra ficar de bode e perder a viagem. Por isso o melhor é dobrar a atenção para evitar passar por situações assim.

Boletim de ocorrência

Para fazer o boletim de ocorrência, você precisa procurar a delegacia ou posto policial mais próximos. E olha, não é tarefa simples. Como fomos roubados no final do dia, os postos da região já estavam fechados. Júlio teve que procurar uma delegacia na manhã seguinte. E não foi fácil conseguir o BO não. O guarda queria que ele tivesse uma declaração que comprovasse que o computador era da empresa. Oi? Foi preciso muita paciência e muito “sil-vous-plâit” para conseguir o necessário BO. Então fica a dica: carregar cópia de nota fiscal dos eletrônicos que você estiver carregando na sua viagem.

Outros golpes: fique atento! 

Infelizmente, furtos em geral são muito comuns em Paris. Lembro muito bem que, em minha primeira vez na cidade, ao pedirmos informação a um guarda, ele já foi logo me alertando para colocar minha bolsa para frente (estava usando uma bolsinha dessas de lado, sabem?). Isso já mostra como os pequenos furtos são comuns na cidade e já nos alerta que, não é porque estamos na Europa que podemos relaxar com os nossos pertences. Durante os passeios, vale a pena manter a atenção e tomar os devidos cuidados que já estamos habituados no Brasil.

Pickpockets

Os furtos de batedores de carteira são os mais famosos. Alguns se aproveitam da sua distração em locais muito movimentados (como perto da Torre ou aos pés da Sacre Coeur) ou dentro dos trens e metrôs, como foi o nosso caso. Outros agem em grupos e, enquanto um deles te distrai pedindo alguma informação, o outro abre sua bolsa ou tira a carteira de dentro do seu bolso (e como você está distraído, nem percebe). Nas estações de trem também é bom ficar de olho. Eu vi um rapaz tentar, sem sucesso, tirar a carteira do bolso da calça de outro cara. 

Roubos em Paris: em lugares movimentados demais, é bom dobrar a atenção.

Escadaria da Sacre Coeur abarrotada de gente: alvo fácil para os golpistas de plantão.

Golpe do anel

Há ainda um outro golpe conhecido como “o golpe do anel de ouro”. Fomos alertados sobre esse golpe na nossa primeira ida a Paris, em 2011, pois tentaram aplicá-lo em uma amiga. Ele consiste em alguém se aproximar de você com um anel – que parece ser de ouro, mas não é – e perguntar se você perdeu, pois caiu exatamente no momento em que você passou. Você obviamente verifica, vê que não lhe pertence e diz “tchau”, mas a simpática pessoa insiste em dizer que o anel é seu, pra você ficar com ele, pois foi você que o encontrou. Nesse momento, de duas uma: ou tem outra pessoa afanando seus pertences, ou ela depois vai pedir um dinheiro em troca daquele suposto anel de ouro. A melhor coisa é dizer que não é seu e seguir o passeio, ignorando os chamados.

Vendedores ambulantes ou supostos voluntários de obras sociais

Outra situação que é bom ficar atento é com os vendedores ambulantes, que vêm oferecer pulseirinhas e afins. Há ainda os supostos voluntários que trazem pranchetas pedindo que você ajude em algum projeto de “caridade”. Em ambas situações, o objetivo é distrair o turista enquanto alguém realiza o furto. O melhor é não cair nessas conversas e, como já disse antes, seguir o passeio.

Dicas gerais

Ninguém quer passar por uma situação de roubo, especialmente quando está viajando, né? Mas ficam aqui algumas dicas além das já citadas pra você evitar perrengues maiores:

  • Divida seu dinheiro em diferentes bolsos e bolsas. Assim, caso alguma mala ou mochila sua seja levada, você não fica totalmente sem grana.
  • Evite deixar carteiras, celulares e até câmeras fotográficas muito expostos, inclusive em cima de mesas em restaurantes. Nunca se sabe o que pode acontecer caso você se distraia por alguns segundos.
  • Procure não deixar documentos (especialmente o passaporte) e dinheiro em bolsas/ mochilas que possam ser alvo de furtos.
  • Faça cópias dos seus documentos principais. Mas pelamordeDeus, não vá guardá-las na mesma bolsa/carteira dos documentos originais, né?
  • Tenha uma agenda com os endereços e telefones de emergência em um local seguro. Vale aqui informações do hotel e também consulares.

Caso seu passaporte seja roubado, vai ser preciso procurar o consulado local. Tenha os dados do consulado brasileiro do seu destino anotado em um local seguro para procurá-lo em casos de emergência. Nunca se sabe e é sempre bom estar prevenido, né? Pra ajudar, deixamos aqui os dados do Consulado Brasileiro em Paris.

Consulado Brasileiro em Paris

34, cours Albert 1er – 75008 Paris
Telefone : 01 45 61 63 00 / Fax : 01 42 89 03 45
ambassade@bresil.org

Considerações finais

Uma das coisas que mais me deixou chateada com o que vivemos em Paris foi a banalização dos furtos e a associação de que isso acontece porque somos turistas e não estamos atentos. Não, isso não é verdade.

Não é falta de atenção. Não é porque está escrito na testa que somos turistas. Até porque, no nosso caso, depois de um tempo vivendo por aqui e viajando bastante, a gente meio que se mistura. É que a malandragem tá solta mesmo e eles se aproveitam de uma fração de segundo. Por isso quis fazer esse post pra alertar e dizer que todo cuidado é pouco.

Banalizar essas situações é igual dizer que a mulher foi estuprada por causa da roupa que usava. Precisamos perder essa mania de colocar a culpa na vítima. Ou ela deixa de ser vítima.

No entanto, estar atento e tomar precauções pra evitar esse tipo de perrengue é sempre uma boa medida, não é mesmo? Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem aqui nos comentários que vai ser um prazer trocar ideias.

Ah! E meus perrengues por Paris não pararam aí não… mas vou deixar pra contar em outro post, porque esse já ficou enorme e pesado demais. Então, até a próxima e… voilà!

 

 

32 comentarios en “Roubos em Paris: dicas pra evitar esse problema na sua viagem

  1. Lilian Azevedo

    Puxa, que desagradável ! Em 2017 tb chegamos a Paris e pegamos esse trem, nunca me arrependi tanto pois ele lota e é complicado descer nas estações além de ter me sentido meio insegura. Tentaram esse golpe do anel com a gente em Paris tb. Ótimas dicas de atenção !

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Acho que nunca mais pego esse trem rsrs. Fiquei traumatizada… mas enfim, vida que segue! Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos!

      Responder
  2. Melissa Lima

    A gente quando está na Europa nunca cogita que isso possa acontecer né? Eu sempre penso, poxa, estou no primeiro mundo! E sempre meu marido me chama a atencao. Excelente dicas! 🙂

    Responder
  3. Aline Dota Naganawa

    Poxa, que ruim o que aconteceu com vocês. Paris e outras cidades da Europa estão piorando muito em relação a isso, e é cada vez mais triste de ver. Concordo muito com o que você falou, de banalizarem a situação porque somos turistas e nós que deveríamos ter cuidado das nossas coisas.
    Da última vez que estivemos em Paris, tentaram um golpe semelhante a esse do anel que você citou, mas era com uma pulseira. Realmente, temos que ter cuidado em todos os lugares.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Sim… uma pena o que o mundo está se tornando… E banalizarem é o que me deixa mais triste. Mas enfim… c’est la vie… Beijos e obrigada!

      Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Exatatamente, Lili… é muito desagradável, mas me senti no dever de alertar outros viajantes para que não passem pelo que passamos. Beijos e obrigada! 🙂

      Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Imagina! Esse tipo de alerta é também importante para os viajantes, né? Afinal, mesmo em Paris, nem tudo são flores… Obrigada pela visita! 🙂

      Responder
  4. Aline Pires

    Que chato! Mas vale o alerta mesmo. Nós fomos furtados em Orlando, a sensação de perda é muito ruim. Volta e meia alguém tem uma notícia chata dessa e temos que nos cuidar.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Sim, temos que ficar atentos sempre e em todo lugar. Chato, mas é a realidade do mundo hoje… 🙁

      Responder
  5. Tatiana Milani

    Poxa, nem na Europa, a gente tem sossego. Que chato isso. Ainda bem que não acabou com a viagem de vocês.
    Beijos e obrigada pelo alerta.

    Responder
  6. Neryssa moreira

    Fui furtada assim que deixei minhas malas em um apartamento estúdio em Paris, aluguei pelo booking, em uma região bem localizada, assim que cheguei me passaram os códigos para entrar no apt pelo telefone , deixei minhas malas no mesmo e fui passear, assim que voltei rasgaram(cortaram) o zíper da minha mala pois havia deixado trancada com o cadeado, furtaram uma quantia em euro, a sorte que meus passaporte e celular havia levado comigo. Um balde de gelo também na minha viagem. Cuidado com apartamentos com código de acesso pois acho q nem sempre o proprietário troca a senha entre um hóspede e outro.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Tô chocada, Neryssa! Que situação chata também… Mas Obrigada por compartilhar e alertar também para esse tipo de problema. Abraços!

      Responder
  7. Soraia

    Hj tb temos um relato triste pra fazer, pois havíamos programado de tirar o dia pra curtir Montmartre e visitar a Basílica de Sacreé Coeur, visto que no interior da Basílica percebemos que havíamos sido furtados ( levaram a carteira com cartoes e euros) . Sorte q a maior quantia deixamos na Doleira.
    Cuidado, mto cuidado ao enfrentar a fila pra entrar na Basílica.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Que chato ler isso, Soraia… Não desejo a ninguém esse tipo de experiência… obrigada por compartilhar e alertar também para a movimentação nas filas… Abraços!

      Responder
  8. Laís

    Tive essa desagradável experiência esses dias… no meu caso por “sorte” só furtaram meu cartão de crédito. Creio que na gare du Nord mesmo pq foi a hora que o trem lotou… fato é meu último uso foi lá na estação para comprar os tickets do RER para ir ao aeroporto de volta ao Brasil. O problema é que só fui perceber a ausência do cartão quando cheguei ao Brasil. Quando olhei meu aplicativo do cartão já tinha mais de 12 mil reais (após conversão de euros) de compras no meu cartão. Fiquei desesperada… o banco já havia bloqueado o cartão pois haviam achado estranho as compras e realizaram procedimento de segurança com confirmação de identidade e viram que não era eu. Até hoje estou tentando realizar um BO aqui na minha cidade pq quando eu me dei conta do roubo já estava no Brasil. Mas eles disseram que não podem realizar o BO de furto em outra cidade. Você sabe se tem algum lugar onde eu possa realizar esse BO estando aqui no Brasil?! Parabéns pelas dicas! Vai ajudar muita gente que está indo para lá! Fiz varias cidades mas a pior em relação a isso com certeza foi Paris!

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Caramba, Laís! Que chato e que complicado solucionar… Realmente eu não sei como você pode proceder pra conseguir o BO. No Brasil, já é possível fazer pela internet. Será que o governo francês não tem essa possibilidade também? Entra em contato com o consulado brasileiro em Paris, de repente eles conseguem te dar alguma luz para isso. Pelo menos o banco bloqueou seu cartão. Espero que você não tenha que arcar com esse prejuízo, considerando que você já estava voando de volta para o Brasil quando as compras foram realizadas. Tomara que tudo se resolva bem! Se puder, volte aqui pra me contar se deu tudo certo e como fez com o BO. Assim coloco também no post para ajudar nossos leitores. Abraços e boa sorte com esse perrengue…

      Responder
  9. Ton Alex

    Fui furtado ontem 25/11/2018 no Quartier Latin no Piano Bar. Por sorte, só levará uma mochila com alguns poucos pertences sem maior importância, mas a sensação de ter passado por isso é muito ruim. Havia música ao vivo no bar com uma cantora muito ruim diga-se de passagem, eu já estava animado com a bebida e com todo o ambiente. Minha mochila estava no chão entre meu amigo e eu, e assim que ele foi ao banheiro um sujeito europeu provavelmente francês, me abordou solicitando a um cigarro, eu disse que não fumava e enquanto o seu comparsa estou mochila. Me dei conta imediatamente e fui atrás deles, mas fugiram pelas ruas transversais e desaparecem. O bar em que eu estava tem todas as imagens do ocorrido e ao assistir ao vídeo me senti um verdadeiro paspalho! Fiz o boletim de ocorrência mas sei que não vai dar em nada. Amanhã viajo para Amsterdã agora um pouco menos deslumbrado com a Europa.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Poxa, Ton… que situação chata. Eles realmente usam de diversos artifícios para esses roubos, como pedir informação ou até mesmo um cigarro. FIquei chateada por você e por esse balde de água fria em sua viagem. Sei bem como é isso… espero que esteja tudo bem em Amsterdam e que esse episódio não estrague o restante de sua viagem. Abraços e obrigada por compartilhar também sua experiência e, assim, alertar os leitores aqui do blog!

      Responder
  10. Luis Jesus

    Boa noite, Ontem dia 27/12 sofri o mesmo golpe em Paris. Saindo da Gare du Nord com filhos, esposa e algumas malas, pegamos o Metrô da linha 5 e nos cercaram. Como estávamos com crianças a atenção ficou voltada para elas, porém roubaram minha carteira com cartão de crédito e 92 euros no bolso da frente. Me dei conta quando na estação seguinte todos saíram do vagão. Eles escolhem a vítima geralmente com crianças e malas, cercam, empurram dentro do Metro e o absurdo é que quem assiste não faz nenhum alerta talvez por medo. No meu caso eles bloquearam a passagem e meu filho adolescente iria ficar para fora. Segurei a porta para ele passar e tenho certeza que nessa hora fui roubado, pois tinham uns dois ou três nos cercando. Após 40 minutos do roubo bloqueei meu cartão e para minha surpresa, mesmo com chip e senha, conseguiram fazer nove compras em nove estabelecimentos na mesma rua de Paris (Rue de Menilmontant). Na delegacia onde fiz o BO com um policial casado com brasileira e também pela recepção do hotel, me informaram que provavelmente esses estabelecimentos tenham máquinas de cartão onde basta passá-los e pronto. Mesmo assim acredito em algum esquema dos pickpockets com funcionários e ou até mesmo donos dessas lojas.
    Fica aqui o meu alerta. Mesmo se roubarem cartões com chip no exterior e principalmente em Paris, tentem cancelar o mais rápido possível.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Olá, Luis! Que pena vocês também terem passado por isso… espero que apesar do transtorno, vocês tenham curtido a viagem. E é bem o que você disse: é uma pequena (grande) máfia que escolhe a dedo as vítimas. Nós que viajamos com filhos acabamos sendo alvo “fácil”… uma pena, não é mesmo? Obrigada por dividir sua história e alertar sobre o bloqueio do cartão. Abraços e um feliz ano novo pra você e sua família!

      Responder
  11. Leonardo

    Olá, cheguei em Paris ontem com minha família e um casal de amigos. Saímos do aeroporto as 14h e fomos direto para o apartamento que alugamos… Em uma das conexões do metrô roubaram minha carteira. Eu senti o cara puxando, mas quando virei para tentar impedir, ele já tinha saído e o metrô fechou a porta. O cara da frente também estava com ele, porém deu uma de desentendido e desceu na próxima estação. Como estava com minhas filhas e em um país que não é o meu, não arrumei confusão. Sorte que na minha carteira só estava minha carteira de motorista, meu cartão de débito e alguns centavos e euros. Passaportes e dinheiro eu deixo bem guardado em uma pochete presa no meu peito e com casaco fechado….. Muito desagradável.

    Não sei se devo fazer BO pelo furto….o que vcs indicam?

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Olá, Leonardo! Desculpe responder só agora… Fico triste que vocês também tenham tido essa experiência. Não sei se você fez o BO, mas talvez por causa do cartão seja interessante fazer. Espero que apesar desse episódio tão desagradável, você e sua família curtam a viagem. Abraços e se precisar de alguma outra informação, conte conosco! 🙂

      Responder
  12. Camila Souza

    Chegamos em Viena ontem à noite e passamos pelo mesmo transtorno. No trem, uma estação antes da que iríamos descer, um senhor se inclinou sobre nós com um mapa na mão balbuciando palavras que não entendemos, como se estivesse pedindo informações. Pedimos desculpas e dissemos que não sabíamos, enquanto isso vi quando outro homem atrás dele derrubou uma mala no chão. Imediatamente achei tudo muito estranho e assim que ele saiu (sem pedir informações para mais ninguém) olhei para nossas malas no bagageiro e para a minha mochila que estava na minha frente. Não lembrei que o meu marido havia colocado a mochila dele no compartimento acima das nossas cabeças. Coisa de 30 segundos depois ele se levantou para pegar a mochila e o lugar estava o mais limpo. Lá se foram dois óculos, um relógio, um boné e a próprias mochila… descemos e procuramos um funcionário da OBB e ele nos orientou a ir até a polícia, que ficava logo na saída da estação. Fomos bem atendidos, os policiais foram simpáticos mas não deram muita esperança pra gente não, a única coisa que fizemos foi um boletim de ocorrência e eles disseram que iriam entrar em contato. Então nosso conselho é: nunca coloquem as mochilas no compartimento de cima, levem sempre grudadas com vocês.

    Responder
  13. Jussara

    Estive em Paris dia 26/03 e no dia seguinte fomos roubados no metrô , estavamos voltando da Basílica de Sacre couer , e a mesma situação de muitos aqui , eles nunca agem sozinhos , entrou um moço com cheiro de álcool , e se enfiou entre eu e meu esposo , ficava empurrando , e quando o metrô parou na estação de Lingerie , ele fez de conta de deixou o celular cair ( um celular daqueles antigos , pequeno) foi quando pediu para meu marido levantar o pé pra ele pegar , quando ele levantou ele empurrou o pé , fazendo com que ele quase caísse , assim o outro conseguiu pegar a carteira, enquanto o rapaz do celular mostrou que pegou o mesmo , esse outro teve tempo pra abrir a carteira e pegar o dinheiro , para nossa sorte ele jogou a carteira no chão quando saiu , somente quando a porta está prestes a fechar , quando vimos que era a nossa carteira..resumo 350 € , e a mesma banalização da polícia , disse a mesma coisa , somos turistas e desatentos ..
    Então a dica que a polícia nos deu : nunca pegar os primeiros vagões , esses ficam perto da escada e fica fácil deles fugirem , nunca fiquem perto da porta , a gente sempre fica com medo de não conseguir sair , porque o metrô enche.. nunca deixar a carteira nos bolsos , procurar sempre um casaco com bolso interno.. e se alguém começar a te empurrar , saia de perto , pois estão tentando te distraír.. é uma quadrilha , e especialistas , são muitos rápidos..

    Responder
    1. Marcus Ernande Ferreira

      Jussara, a mesma coisa aconteceu comigo e minha filha no metrô. Entramos num vagão cheio, a caminho da Sacre Couer, ficamos em pé. Numa determinada parada, como o movimento grande, alguém começou a puxar a minha perna, como se eu estivesse pisando em cima de alguma coisa dele. Voltei a minha atenção para o chão, enquanto outro, puxou a minha carteira, retirou cerca de 350 euros e jogou no chão. Foi super rápido. Fiquei P da vida, pois havia visto várias informações sobre estes furtos e acabei caindo. Mas garanto, que depois dessa, não caio mais. Dicas: se o vagão estiver cheio,espere outro ou vá para o fundo, jamais fique no meio, junto com as pessoas. Outra, não leve tanto dinheiro, ou coloque num lugar que eles não consigam pegar. Eles são profissionais.

      Responder
  14. Marcus Ernande Ferreira

    A mesma coisa aconteceu comigo e minha filha no metrô.
    No dia 26/03/19, entramos num vagão cheio, a caminho da Sacre Couer, ficamos em pé.
    Numa determinada parada, como o movimento grande, alguém começou a puxar a minha perna, como se eu estivesse pisando em cima de alguma coisa dele. Voltei a minha atenção para o chão, enquanto outro, puxou a minha carteira, retirou cerca de 350 euros e jogou no chão. Foi super rápido. Fiquei P da vida, pois havia visto várias informações sobre estes furtos e acabei caindo. Mas garanto, que depois dessa, não caio mais. Dicas: se o vagão estiver cheio,espere outro ou vá para o fundo, jamais fique no meio, junto com as pessoas. Outra, não leve tanto dinheiro, ou coloque num lugar que eles não consigam pegar. Eles são profissionais.

    Responder
  15. Caroline

    Estou em Paris em lua de mel, primeira vinda e provável última, fomos roubados no aeroporto, não conseguimos entender quando e como, mas quando vimos a mochila com todo nosso dinheiro, 6 mil euros, duas pandoras cheias de pingentes, computador e todos meus documentos e cartões foram roubados. Pior sensação da vida. No aeroporto nenhuma assistência e 6h de burocracia até ser feito bo. Sensação de impotência e total frustração! Super alerta a todos!

    Responder
    1. Katia

      Meu Deus!!
      Vamos em dezembro e já estou morrendo de medo .
      Acho que vou tirar a sacre couer do nosso roteiro .

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *