Lyon: o que fazer na terceira maior cidade da França

Visitamos Lyon em 2013, durante a tradicional Fête des Lumières. Tivemos apenas dois dias na cidade, o que foi suficiente para nos encantarmos e recomendarmos a cidade para seu roteiro pela França. Paris é a queridinha dos brasileiros que vêm pra Europa, mas fica a sugestão de sair um pouco do óbvio e visitar a terceira maior cidade francesa que tem muitas atrações interessantes.
Fête des Lumières

Lyon durante a Fête des Lumières

Lyon é uma cidade para se conhecer à pé, de bike ou usando o transporte público. Quando fomos, li que estacionamentos na cidade são caríssimos e carro por lá se torna bem desnecessário já que o transporte público funciona muito bem. Se for verão, alugar bike pode ser uma ótima opção para turistar, já que a cidade é majoritariamente plana.
Vou listar nesse post os lugares que visitamos e algumas sugestões de museus. Com essas informações, é possível montar um roteiro de 2 ou 3 dias em Lyon, especialmente se não for durante a Festa das Luzes.

Hôtel de Ville e Opera

Essas duas construções ficam de frente uma pra outra e nós só passamos por elas à noite, durante a Festa das Luzes.
O Hôtel de Ville é a Prefeitura da cidade e há visitas guiadas que precisam ser reservadas com antecedência. Durante a Fête des Lumières, há projeções no prédio da prefeitura, uma linda construção do século XVII.
A Opera também recebe sua iluminação especial durante a Festa. Local dos principais eventos musicais de Lyon, o prédio já passou por um incêndio e acabou resultando numa mistura de estilos: parte de sua construção é antiga, outra parte moderna.
Lyon Opera

A Opera de Lyon à noite.

Place Bellecour

A Place Bellecour, de acordo com o Wikipedia, é uma das maiores praças pedestres da Europa. Nela há uma grande estátua de Luís XIV em seu cavalinho e uma belíssima vista para a Basílica de Notre-Dame de Fourvière.
Place Bellecour Lyon

Na Place Bellecour de Lyon em 2013

Fuvière, Lyon, França

Um dos maiores ícones de Lyon: a igreja de Notre-Dame de Fuvière vista da Praça

Bairro Vieux Lyon

Trata-se do bairro mais antigo de Lyon, daí o seu nome (Velha Lyon). Para chegar até ele, saímos da Place Bellecour e atravessamos a ponte pelos rios Ródano e Saône. Na Velha Lyon, os principais atrativos são os traboules, passagens no interior dos prédios que permitem passar de uma rua a outra. Grandes aliados nos períodos de guerra. Nas imediações, há várias lojinhas para compras de souvenirs.
O bairro é também indicado para se conhecer a culinária local e os famosos bouchons. Há vários restaurantes por ali, mas infelizmente não tivemos a chance de conhecer nenhum. Estavam todos lotados e alguns já com aviso na porta de que não havia mais atendimento para aquele dia. É o preço que se paga ao visitar Lyon durante a Fête des Lumières, uma época em que a cidade fica mais cheia que o normal. Milhares de turistas prestigiam a festa, então é bom se programar melhor caso esteja por lá também nessa época e fazer reserva nos restaurantes que quiser conhecer (planejamento: eis o que nos faltou na época).
Vieux Lyon

Vieux Lyon: vejam como estava o movimentado.

Catedral de Lyon

Ainda em Vieux Lyon, visitamos a Catedral de São João Batista (Catedral Saint-Jean), uma construção linda que data do século XIII. Vale muito a pena entrar, conhecer, rezar um pouco.
Lyon

A Saint-Jean, também conhecida como Catedral de Lyon.

Theatres Romains de Fourvière

Vale muito a pena visitar esse teatro romano que fica a caminho da colina de Fouvière (daí o nome Theatres Romains de Fourvière). A caminhada cansa, mas a visita é simplesmente impagável! Além de entrada gratuita, você se depara com uma paisagem maravilhosa: a construção (que é de 43 a.C) é toda em pedras, está em pleno estado de conservação e ainda proporciona uma vista deslumbrante da cidade lá do alto!
Teatro Romano Lyon

Nós no alto do Teatro

Teatro Romano de Lyon

A vista de Lyon do alto do Teatro Romano.

O complexo do teatro abriga também o Museu Galo-Romano, mas nós não fizemos a visita. O museu abre todos os dias e a entrada custa 7 euros por pessoa.
Horário de funcionamento:
  • de terça a sábado das 11h às 18h;
  • domingos e segundas a partir de 10h.

Basílica Notre Dame de Fourvière

Saindo do Teatro Romano, caminhamos mais um pouco para chegarmos à Basílica Notre Dame de Fourvière. Não consigo descrever a maravilha dessa igreja. Fiquei admirada com tamanha beleza. E mais ainda, emocionada com a devoção dos visitantes. Afinal, era a festa da Imaculada Conceição. A Igreja estava linda e repleta de fiéis devotos de Nossa Senhora. Difícil conter a emoção! Pra completar, ela fica situada no alto da colina onde a cidade começou e oferece uma das mais belas vistas de Lyon.
Fouvière de Lyon

A Fouvière por dentro. Maravilhosa

Certamente uma das igrejas mais lindas que já visitei na vida! Infelizmente, minhas fotos da época não são muito boas e não tenho tantas pra postar. Mas é uma visita que vale muito a pena. A melhor foto que tenho da vista é essa, mas não chega nem perto do que é a paisagem ao vivo.
Lyon

Lyon vista do alto da Fouvière

Parc de la Tête d’Or

Esse foi o nosso passeio de domingo antes de voltarmos para a Suíça: o Parc de la Tête d’Or (traduzindo, parque da Cabeça de Ouro). Trata-se do maior parque urbano da França: oferece 117 hectares de uma área natural bem no centro da cidade (dados do nosso amigo Wiki mais uma vez). Como era inverno, não foi possível apreciar tanto a beleza natural: não havia flores e as árvores estavam mais secas. Mas o parque é, sem dúvidas, um lugar bonito e agradável para se passear. Há ainda uma área zoo, com girafas, zebras, flamingos e outros animais exóticos dignos de fotografar. Na época ainda não tínhamos a Giovanna, mas acredito que seja um lugar que não pode ficar fora do roteiro de quem viaja com crianças.

Parque la Tête D'Or de Lyon

No inverno, as paisagens não são tão atrativas…

Parque la Tête D'Or de Lyon

Os flamingos no parque. Das poucas fotos que salvam.

Gare e Shopping Part-Dieu

A estação Part-Dieu é uma das principais de Lyon e abriga o shopping da cidade. Ótimo lugar para fugir dos dias mais frios e também fazer umas comprinhas. Como todo shopping que se preza, há também restaurantes e, no nosso caso, foi mais fácil comer por lá do que no centro da cidade que estava mega movimentado pela Fête des Lumières.
Lyon

O shopping estava todo decorado para o Natal e com tema de inverno.

Museus

Museu do Cinema e da Miniatura

Nós não tivemos tempo de visitar nenhum museu em nossa passagem por Lyon em 2013. Mas a cidade é riquíssima em museus e vou listar aqui os principais. Vale selecionar pelo menos um, de acordo com sua preferência. Nós passamos na porta do Museu do Cinema e da Miniatura, mas por ocasião da Fête des Lumières, ele estava fechado no dia.

Lyon

 

O Musee du Cinema et de la Miniature fica no número 60 da rue Saint Jean. O ingresso custa 9,50 euros por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam.

Horário de funcionamento:

  • De segunda à sexta: das 10h às 18h30
  • Sábados e domingos: das 10h às 19h.

Museu das Belas Artes

O Musee des Beaux-Arts de Lyon fica na Place de Terreaux (Praça do Terror), um outro local histórico na cidade: durante a Revolução Francesa, milhares de pessoas foram guilhotinadas ali. A construção do Museu é do século XVII e tem uma vasta coleção, além de receber exposições temporárias.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. Às terças, o museu fica fechado.
O ingresso custa 8€ por pessoa (menores de 18 anos não pagam)

Teatro e Museu de Guignol

Aqui, uma sugestão de passeio que vai agradar todas as idades, especialmente os pequenos.

Le Petit Musée de Guignol é um museu de marionetes, uma tradição cultural de Lyon. Laurent Mourget criava marionetes para espetáculos cômicos nos idos de 1810. Conheça detalhes dessas histórias no Museu e veja a programação do Teatro para assistir a um espetáculo de marionetes. Sim, as apresentações ainda acontecem e deve ser demais um teatro de marionetes com tanta tradição, não é mesmo?

Le Mur des Canuts

Essa é uma das atrações mais lindas de Lyon que lamento não ter visto a respeito quando fomos. E marido, mesmo tendo morado na cidade, não falou nada a respeito na época. Tá aí uma razão pra voltar a Lyon.

Os muros pintados estão espalhados pela cidade e são tão perfeitos que é difícil distinguir o que é pintura do que é real. Os mais famosos são o Mur de Canuts e o Le Fresque des Lyonnais. Mas há outros na cidade e vale a pena conferir. Existe inclusive um aplicativo chamado Les Murs Peints de Lyon que mostra onde ficam os muros e prédios com essa arte na cidade.

Lyon

Le Mur des Canuts – Foto do site www.lyon-visite.info/

Espero que tenham gostado das nossas dicas de Lyon. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários. Veja também nosso post sobre a Fête des Lumières .

*Viagem realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2013.

Vai pra Lyon? Pesquise e reserve aqui seu hotel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *