10 Mercados de Natal pra conhecer na Alemanha

Os Mercados de Natal são tradição na Europa, mas a Alemanha tem um quê especial na realização dessa tradicional festa. Desde as menores cidades até os grandes centros do país, é possível encontrar um Mercado de Natal para visitar. Se você vem pra Europa ou está por aqui nessa época do ano, não deixe de visitar pelo menos um deles para sentir a atmosfera incrível da magia do Natal.

Normalmente, os Mercados de Natal começam no último final de semana de novembro e vão até o dia 23 de dezembro. Algumas cidades, como Berlim, estendem a festa para a primeira semana de janeiro também. No final desse post, você encontrará link para um calendário com todos os Mercados de Natal na Alemanha para quem quiser se programar.

Mas o que tem de tão especial nesses mercados?

Tudo! Comidas típicas, brinquedos para as crianças até as barraquinhas de artesanato e enfeites natalinos compõem essa tradicional festa. Mas pra mim, o grande atrativo é o Glühwein, o vinho quente alemão. Em cada cidade, uma caneca diferente é criada para o mercado daquele ano e colecionar as canequinhas de Glühwein pode ser uma excelente ideia pra recordar essa festa tão tradicional. Ao comprar o seu vinho quente, você paga uma taxa pela caneca. Se devolver a caneca, recebe essa taxa de volta. Se não, pode levar a caneca pra casa e colecionar. Essa taxa varia entre 2 e 3 euros. Eu gosto de guardar pelo menos uma de cada mercado.

Mercados de Natal na Alemanha

A caneca do mercado de Rüdesheim, em 2017. Da minha coleção!

Mercados de Natal na Alemanha

O Mercado de Rüdesheim, um dos mais lindos que visitei.

Quais mercados conhecer?

Ano passado, fui para o Brasil no início de dezembro e não tive muito tempo de visitar diversos mercados de Natal. Dos que visitei, vou mostrar aqui meus dois preferidos. Mas pra mostrar para vocês os mais diversos Mercados de Natal da Alemanha, convidei alguns amigos blogueiros que moram aqui e também escrevem sobre o país para dividirmos um pouquinho da magia natalina na batatolândia. Então se liguem nessa lista que foi feita com muito carinho pra vocês! E aproveitem para conhecer cada um desses blogueiros feras aqui da Alemanha.

Conheça 10 Mercados de Natal na Alemanha

Frankfurt

Por Fernanda Diniz – Blog Viagens de Mãe

Claro que vou começar puxando sardinha aqui pra região onde moro. O Mercado de Natal de Frankfurt é considerado um dos maiores e mais antigos da Alemanha. São mais de 200 barracas espalhadas pelo centro da cidade, começando na Hauptwache e terminando na Römerberg, a praça da prefeitura. Ali, uma grande árvore de Natal é montada e o carrossel é a principal atração para as crianças.

Mercado de Natal em Frankfurt

A Römerberg, principal atração do Mercado de Frankfurt.

A Weihnachtsmarkt Frankfurt atrai milhões de visitantes a cada ano e com certeza é um mercado que merece ser visitado por quem passa pelo país nessa época. Não deixe de experimentar o famoso Baumstriezel, um tradicional pão de rolo. Quentinho, você escolhe o recheio (meu preferido é o tradicional, com açúcar e canela). De comer de joelhos!

O Mercado de Natal de Frankfurt em 2018 vai do dia 26 de novembro ao dia 23 de dezembro.

Rüdesheim am Rhein

Por Fernanda Diniz – Blog Viagens de Mãe

O Mercado de Natal mais lindo que você vai conhecer na Alemanha! Rüdesheim é um cidade linda em qualquer época do ano. Mas no Natal, fica ainda mais especial. Com um dos Mercados mais tradicionais, é impossível não pirar nas ruazinhas iluminadas e lindamente decoradas para a festa.

Um grandioso presépio é montado na praça principal. As barraquinhas de comida e Glühwein estão por toda parte. Eu fiquei encantada com os enfeites natalinos. Um mais lindo que o outro. Meus preferidos são os de madeira: feitos à mão, são de uma delicadeza sem igual. Um ótimo souvenir para quem gosta de levar um pedacinho de cada lugar pra casa.

Presépio do Mercado de Rüdesheim

Presépio do Mercado de Rüdesheim

E as crianças também têm um cantinho pra elas nesse mercado que se espalha por todo o centrinho da cidade. Além dos brinquedos, há um área com alguns animais como coelhos e galinhas pra criançada ter contato. Os restaurantes entram no clima e capricham nas decorações. Se em uma visita à Alemanha Rüdesheim merece entrar em seu roteiro, nessa época do ano a cidade se torna parada obrigatória.

Mercado de Natal de Rüdesheim

O espaço para as crianças no mercado de Rüdesheim.

O Mercado de Natal de Rüdesheim em 2018 vai do dia 22 de novembro ao dia 23 de dezembro.

Rothenburg ob der Tauber

Por Jéssica Kowala – Blog Deguste seu Destino

O mercado de natal que acontece na cidade de Rotemburgo é simplesmente mágico! A cidade por si só já possui seu encanto único (não é por acaso que ela é mais conhecida como a cidade dos contos de fada da Alemanha). Então se a cidade por si só já é lindíssima, imagine na época do Natal. Ela fica especialmente mais linda, romântica e mágica nessa época, com mercados de Natal no centro da cidade e ruas todas enfeitadas e iluminadas, exalando o espírito natalino por toda a cidade.

Todo ano, Rothenburg ob der Tauber elabora uma nova programação para todos os dias dos mercados de natal na cidade. Durante cada dia, há coros natalinos de crianças, concertos natalinos com música clássica, música ao vivo de piano e diversas outras apresentações no centro histórico da cidade, onde há os mercados de natal. Tudo gratuito e ao ar livre. Além disso eles oferecem tours pelo centro histórico, seminários e workshops de chocolates e vinhos, jantares românticos com concerto, entre outros, por um preço normalmente bem camarada.

 

Mercados de Natal na Alemanha

Mercado de Natar de Rothenburg. Foto: Desguste seu destino

Como todo dia possui uma programação diferente, recomendo quando chegar em Rotemburgo, ir logo no centro de informações para turistas que fica ali na lateral do prédio da câmera municipal da cidade, logo na entrada para o principal mercado de natal de Rotemburgo que fica na praça Marktplatz, para ver qual é a programação natalina do dia. E também nas entradas dos mercados de Natal, há plaquinhas com a respectiva programação do dia na cidade.

Período e horários de abertura dos mercados de natal em Rotemburgo:

Todo ano, os mercados de Natal em Rothenburg abrem na sexta-feira que antecede o primeiro domingo do advento daquele ano. Esse ano por exemplo, no dia 02 de dezembro 2018 será o primeiro domingo do advento, por isso no dia 30 de novembro 2018, sexta-feira, será o dia de abertura dos mercados de Natal em Rotemburgo. E o último dia dos mercados de Natal em Rotemburgo esse ano será no dia 23 de dezembro.

Os horários de funcionamento dos mercados de natal esse ano (2018):

De segunda a quinta: das 11 às 19h.

De sexta a domingo: das 11h às 20h.

Para mais informações sobre o mercado de Rotemburgo, veja o artigo Mercado de Natal em Rothenburg.

Berlim

Por Nicole Plauto – Blog Agenda Berlim

Berlim tem dezenas de mercados de Natal, cada um com uma personalidade própria. Não há um mercado de Natal principal, e o que fica na praça mais movimentada da cidade, a Alexanderplatz, é um dos menos interessantes. Portanto não se acomode e saia para explorar os mercados de Natal espalhados pela capital alemã. No próprio centro histórico há vários deles.

Os mais bonitos são o mercado de Natal Weihnachtszauber na praça Gendarmenmarkt, no centro histórico da cidade, e o mercado de Natal no Palácio Charlottenburg, na antiga parte ocidental de Berlim. Os mais práticos são os que ficam nas movimentadas Breitscheidplatz (caso você esteja hospedado na área ocidental), Potsdamer Platz e Alexanderplatz, embora esse último não seja lá muito original (você vai encontrar produtos da China nas barraquinhas).

 

Mercados de Natal na Alemanha

Mercado de Natal em Berlim. Foto: Agenda Berlim

E se você só tiver tempo para explorar um mercado de Natal em Berlim: vá direto ao mercado de Natal em frente à Prefeitura Vermelha. Esse mercado se concentra ao redor da fonte de Netuno na praça entre a Marienkirche e a Prefeitura Vermelha e tem tudo o que faz um bom mercado: pista de patinação no gelo (e ao redor da bela fonte em estilo renascentista), música boa, barracas de comida típica e de artesanato local, presépio, roda gigante e ainda o Papai Noel dando às caras com frequência. Pra mim, o que o torna ainda mais especial, é que ele é envolto de contraste entre prédios modernos e históricos, trazendo esse jeitinho berlinense com um toque natalino de muito bom gosto.

Acesse para saber mais sobre os mercados de Berlim e as datas de 2018.

Aachen

Por Aline Dota – Blog Contando Destinos

O mercado de Natal de Aachen é um dos eventos mais esperados da cidade. A população se reúne para comemorar a abertura do mercado, que esse ano acontecerá dia 23 de novembro. As barracas ficam espalhadas pelo centro antigo da cidade, entre a antiga prefeitura e a catedral, ambos da época medieval. O cenário em volta não poderia ser melhor: todas as construções antigas deixam o clima natalino ainda mais especial.

O Printenmann, um boneco que representa o doce Printen, que é típico de Aachen, fica na entrada do mercado para dar boas-vidas aos visitantes. Para espantar o frio, aposte no Glühwein, que é um vinho quente. O meu Glühwein preferido é o do Ratskeller – a barraca fica bem ao lado da antiga prefeitura.

 

Mercados de Natal na Alemanha

Mercado de Natal de Aachen. Foto: Contando Destinos

O mercado de Natal de Aachen sempre fica entre os 10 mercados de natal mais bonitos da Europa, eleitos pelo site Best European Destinations. Esse ano ele ganhou a 7ª posição.

O mercado abre de 23 de novembro a 23 de dezembro, diariamente das 11 às 21 horas. No dia de abertura, o funcionamento é a partir das 19 horas. Excepcionalmente, no dia 25 de novembro, funciona das 18 às 21 horas.

Para quem quiser saber mais sobre o Mercado de Natal de Aachen, não deixe de acessar o blog Contando Destinos.

Michelstadt

Por Gabriele Wiederkehr – Blog Viagem Jovem

O mercado de natal de Michelstadt ganhou a medalha de prata ano passado em uma competição entre os mercados de natal mais bonitos da Alemanha*. Ele também está entre um dos mais famosos do estado de Hessen. O mercado conta com 100 barraquinhas de madeira que vendem desde vinho quente, comidas típicas de natal como o famoso pão de mel (Lebkuchen), enfeites natalinos e artesanato local.

O chamativo do mercado é a cidade, a mais antiga da região de Odenwald, que é uma graça com arquitetura enxaimel e também os bonecos de madeira em tamanho real, feitos na faculdade técnica da região, que indicam o caminho do mercado.

* Fonte: https://www.focus.de/regional/hessen/stadt-michelstadt-michelstadt-als-zweitbeste-weihnachtsstadt-2017-ausgezeichnet_id_8389016.html

Mercados de Natal na Alemanha

Mercado de Natal de Michelstadt. Foto: Viagem Jovem

Dica: na quinta, dia 30 de novembro, haverá uma apresentação musical na praça do mercado da cidade (Marktplatz).

Anote na agenda:
O mercado vai de 30.11 à 23.12.2018

Horários:
Quartas e Quintas: 14 às 20h
Sextas: 14 às 21h
Sábados: 11 às 21h
Domingos: 11 às 20h

Mais informações:
http://michelstaedter-weihnachtsmarkt.de/

Munique

Por Camilian Siqueira – Blog Destino Munique

Em Munique, acontecem mais de 20 mercados de natal em diferentes pontos da cidade, desde a região do centro histórico até os locais mais residenciais, não turísticos. Sem dúvidas o mais radiante e famoso é o Christkindlmarkt, o mais antigo, tradicional e visitado da cidade, no coração de Munique – na praça Marienplatz, e ruas adjacentes.

Mercados de Natal na Alemanha

Mercado de Natal de Munqiue: Foto: Destino Munique

Além dos sabores e aromas que tomam conta da praça Marienplatz durante esta época, todos os anos um município vizinho doa um verdadeiro pinheiro de Natal que é erguido na frente do prédio da Nova Prefeitura e brilha todas as noites com as suas 3000 luzes. É simplesmente mágico!

Para saber mais, não deixe de acessar o calendário dos principais mercados de natal de Munique.

Nuremberg

Por Ana Krueger – Blog Simply Fit

O Christkindlesmarkt em Nürnberg é um dos maiores e mais famosos da Alemanha. Acontece no centro antigo da cidade e deixa as ruas lotadas de pessoas encantadas com suas luzes e charme. O ponto alto do mercado é a Frauenkirche que, além de iluminada, tem um palco onde acontecem pequenos concertos com músicas natalinas.

Mercado de Natal de Nuremberg

O Mercado de Natal em Nuremberg. Foto: Ana Krueger

Além disso, conta com um Kinderweihnacht, local onde toda a família pode se divertir com diversas atrações, incluindo um carrossel antigo.

Mercado de Natal de Nuremberg

Mercado de Natal de Nuremberg. Foto: Ana Krueger

Quem visita o Mercado de Nuremberg delicia-se com o famoso “drei im Wegla” que nada mais é que a tradicional linguiça no pão, nesse caso: 3!

Ettlingen

Por Edson Amorina – Blog Ligado em Viagem

Um Mercado de Natal pequeno e concentrado apenas na Marktplatz, o Sternlesmarkt, o Mercado de Natal de Ettlingen é lindo e completo. Com opções de Glühwein, Kinderpunsch, Wurst mit Pommes, Raclette e, claro, o famoso Lango.

Para as crianças ainda há o Carrossel, que tem mais de 35 anos de idade, e um trenzinho que fica dando voltinhas numa típica vila natalina.

Se você não conhece Ettlingen, esta pequena cidade do estado de Baden Wurttemberg, fica o convite. O Mercado de Natal desse ano vai do dia 29 de novembro ao dia 28 de dezembro.

Mercado de Ettlingen - Foto: Ligado em Viagem

A caneca do Mercado de Ettlingen. Foto: Ligado em Viagem

Karlsruhe

Por Edson Amorina – Blog Ligado em Viagem

O Mercado de Natal de Karlsruhe, o Christkindlesmarkt, é espalhado em vários lugares da cidade, incluindo a Schlossplatz, a área da Friedrichplatz e agora na recém reformanda Marktplatz.

Maior e com mais opções de comidas e bebidas natalinas, também no estado de Baden Wurttemberg, um passeio para Karlsruhe pode ser dividido entre um tour turístico nesta linda cidade durante o dia e aproveitar o Mercado de Natal da tarde para a noite.

Foto: Ligado em Viagem, Mercado de Natal em Karlsruhe

O Mercado de Karlsruhe – Foto: Ligado em Viagem

O Christkindlesmarkt em 2018 vai do dia 27 de novembro ao dia 23 de dezembro.

Mercados de Natal na Alemanha

E aí, qual o mercado deixou você com vontade de arrumar as malas e ir correndo garantir seu Glühwein? Eu fiquei querendo conhecer todos e até repetir os que já fui. Sim, sou louca pelos Mercados de Natal a ponto de adiar minha ida para o Brasil pra curtir mais tempo dessa festa mágica e tão linda.

Se você vem pra Alemanha ou está por aqui nas próximas semanas, veja o Calendário de todos os Mercados de Natal na Alemanha e escolha os seus. Eu tô de olho nesse calendário. Já fiz inclusive minha listinha. 🙂

E já sabem, né? Se ficou alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que vai ser um prazer ajudar. E não deixe de contar pra gente se visitar algum Mercado de Natal na Alemanha ou em algum outro canto da Europa. Vou adorar saber. Então até a próxima e… Feliz Natal (já que estamos nesse clima).

7 comentarios en “10 Mercados de Natal pra conhecer na Alemanha

    1. Fernanda Diniz Autor

      São lindos demais, né? Obrigada pela colaboração nesse post. Fiquei com vontade de visitar o de Aachen depois do seu relato! 🙂

      Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Meu segundo ano por aqui nessa época e sigo cada vez mais apaixonada! Podia ser Natal o ano inteiro pra gente ter tempo de ir em todos os mercados possíveis rsrs. Obrigada por contruibuir no post! 🙂

      Responder
  1. Viviani Gerken

    Fernanda, vou para Marburg no final de novembro deste ano. Além dos mercados de Natal , que lógico , quero visitar, que outras dicas da cidade .Serão apenas 3 a 4 dias.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Oi Viviani! Tudo bem? Desculpe a demora em responder, só agora vi seu comentário. Aqui no blog eu tenho dois posts sobre Marburg, você já viu? São antigos, mas as principais dicas da cidade estão lá. Vou linkar aqui pra você. Qualquer dúvida, fique à vontade em me escrever, tá bom? Beijos e obrigada pela visita!

      http://viagensdemae.com/index.php/2013/11/13/marburg-alemanha/

      http://viagensdemae.com/index.php/2013/11/15/marburg-e-os-irmaos-grimm/

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *