A chegada da primavera na Europa traz à tona festivais de flores internacionalmente conhecidos e muito visitados. O Keukenhof, na Holanda, é o mais famoso. O que poucas pessoas sabem é que a Suíça também tem um belíssimo parque de tulipas nesse período, e de graça! Sim, a Festa das Tulipas, que acontece na cidade de Morges, é de graça e vale muito a pena conhecer.
Quem me acompanha também pelas redes sociais sabe que sou apaixonada pela primavera. Acho que tem a ver com a quebra do inverno que ela proporciona. Mas claro que essa paixão também está ligada à beleza da estação: os caminhos ficam floridos e muito mais alegres. Acho a primavera um verdadeiro espetáculo da Natureza. E acho também que é a melhor época para passear pela Europa. As temperaturas estão mais agradáveis e a paisagem é sempre encantadora, sendo possível ainda ver neve nas regiões montanhosas mas também desfrutar da beleza das flores, dos campos verdinhos e um clima mais ameno.
Para quem vai para a Suíça, recomendo tirar uma dia para visitar Morges e conhecer a Festa das Tulipas – em francês, Fête de la Tulipe. Situada também às margens do Lac Lèman, Morges fica entre Genebra e Vevey, o que permite combinar passeios por uma das regiões mais lindas do país dos alpes.
Veja dicas sobre Vevey aqui, aqui e aqui.
Festa das Tulipas
A Fête de la Tulipe acontece durante aproximadamente 6 semanas, tendo início no final de março/ começo de abril e encerramento na primeira semana de maio. A desse ano (2018) começou no dia 31 de março e vai até o dia 6 de maio, mas essas datas variam a cada edição, porém sempre entre os meses março e maio.
Os canteiros de flores (são 300 variedades distribuídas em mais de 120 mil tulipas) ficam no Parc de l’Independence e a entrada é gratuita.
Durante todo o período da festa, acontecem alguns eventos especiais como atividades para crianças, caminhadas em família, degustação de vinhos, brunchs aos finais de semana. Toda a programação pode ser consultada no site oficial de turismo de Morges (clique aqui para acessar). Algumas dessas atividades são pagas e necessitam reserva com alguma antecedência.
Como chegar?
É possível chegar a Morges de carro ou de trem. Se você estiver de carro, basta colocar no GPS o endereço do Parc de l’Independence. O local tem estacionamento pago por hora (reserve algumas moedinhas para colocar nas máquinas do Parking).
Endereço do Parc de l’Independence para o GPS: Place de la Navigation, Morges, Suíça
De carro
Se você precisa alugar um carro para sua viagem, eu recomendo o site da Rentalcars.com . É super fácil fazer a reserva por ele e também cancelar, se necessário. O site faz a busca e comparação de preços nas grandes locadoras e também nas locais. Clicando aqui você pode fazer sua reserva sem nenhum custo adicional.
De Vevey são 41 km de distância, cerca de meia hora com trânsito normal.
De Genebra são 54 km de distância, cerca de 45 minutos.
De Berna são 108 km, aproximadamente 1h15 de viagem.
De Lucerna são 215 km, 2h15 de viagem (tempo estimado).
De Zurique são 226 km, 2h25 de viagem (tempo estimado).
De transporte público (no caso, trem)
Na Suíça, o transporte público funciona super bem e é possível se deslocar de trem com a maior facilidade e ainda curtir as belas paisagens. Abaixo, as distâncias entre as estações centrais de algumas cidades até a estação central de Morges. Chegando lá, você vai precisar caminhar por mais ou menos 10 minutos até o parque. Oportunidade pra já ir conhecendo as ruazinhas da cidade.
De Genebra: 26 minutos
De Vevey: 30 minutos
De Berna: 1h23min
De Lucerna: 2h28min
De Zurique: 3h04min
Qual a melhor época para visitar?
Estamos falando de um fenômeno da natureza, certo? Esse ano, por exemplo, a primavera demorou a desabrochar por toda a Europa. Os campos de flores estão aparecendo pra valer agora. O que a minha experiência sobre a Fête de la Tulipe diz é para não deixar para as últimas semanas. Dos 4 anos que vivi na Suíça, só consegui ver os canteiros do parque super ultra mega floridos no ano passado, que fui bem no começo da festa (no dia 17 de abril, pra ser mais precisa). Nos outros anos, sempre peguei os canteiros menos floridos e alguns até com as tulipas já murchas.
A dica é: vá o quanto antes. Mas se estiver na Suíça somente ao final da temporada das flores, não custa arriscar. O parque por si só é um lugar bem bonito pra visitar e você aproveita pra conhecer as outras atrações de Morges (vou listar aqui embaixo algumas outras dicas da cidade).
O que fazer em Morges?
Castelo de Morges
Bem ao lado do Parc de l’Independence, fica o Castelo de Morges com suas 4 torres. Em excelente estado de conservação, o Castelo de Morges, que foi construído entre os anos de 1286 e 1296, abriga hoje 4 museus: o Museu Cantonal Militar, o Museu Suíço de Figurinos Históricos, o Museu de Artilharia e o Museu da Polícia Regional do Lago de Genebra.
O Castelo de Morges está aberto de terça a domingo, nos seguintes horários:
- De terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h;
- Sábado e domingo: das 13h30 às 17h
Nos meses de julho e agosto, aberto todos os dias das 10h às 17h.
Fechado de 1o de dezembro a 5 de março.
O bilhete, que dá acesso aos 4 museus, têm as seguintes tarifas:
- Adulto: 10 francos
- Infantil: 3 francos (crianças até 6 anos não pagam).
- Estudantes e grupos: 8 francos.
Mais informações, acesse o site do Château de Morges.
Centro antigo
Morges é uma cidade muito charmosa e também possui um centrinho histórico. A poucas quadras da beira do lago, é uma delícia bater perna por ali, sentar pra tomar um sorvete ou, dependendo da época, um chocolate quente. Para o chocolate quente, recomendo o Balzac, um lugar com um menu exclusivo de chocolates quentes originais e variados. É possível comer por lá também. Só não espere nada demais da comida, muito menos do atendimento (muitas vezes demora). Mas o chocolate quente, para quem é fã, super indico.
Beira do Lago
Assim como Genebra, Vevey e Montreux, Morges está situada às margens do Lac Léman. Fazer uma caminhada à beira do lago é uma delícia e rende fotos lindíssimas. Durante a Fête de la Tulipe, os canteiros da beira do lago também exibem tulipas de variadas cores.
Uma outra opção é comer em algum restaurante ali por perto e aproveitar para experimentar a culinária local. Fiz um levantamento de alguns restaurantes com vista e bem recomendados no Trip Advisor.
Hotel Mont-Blanc au Lac – Restaurant e Terrace
Espero que vocês tenham gostado do post. Se ficou alguma dúvida, fiquem à vontade para perguntar. E para quem visitar a Fête de la Tulipe ou a cidade de Morges, me conta aqui como foi que vou adorar saber. Até a próxima et… voilà!
Que roteiro. Muito bem esclarecedor. Já salvei seu link na pasta de lugares a se visitar… E que experiência! Flores respiram vida!
Obrigada pela visita, Leandro! A Suíça é um país lindo mesmo e, na primavera, em especial, fica ainda mais encantador! Fico feliz que tenha gostado do post! Abraços e volte sempre por aqui! 😉