Quando escolhemos Salzburg como base da nossa viagem de Páscoa, uma das razões foi fazer alguns passeios de bate e volta na região. A cidade de Hallstatt fica a apenas uma hora de Salzburg e, no caminho, existe um lago incrível chamado Gosausee. É possível conhecer os dois em um mesmo dia e foi o que fizemos.
Vai precisar de carro na sua viagem pela Áustria? Eu recomendo o site da Rentalcars.com. É super fácil fazer a reserva por ele e também cancelar, se necessário. O site faz a busca e comparação de preços nas grandes locadoras e também nas locais. Você pode fazer sua reserva através dos links do nosso blog sem nenhum custo adicional.
Pesquise os melhores preços e reserve seu carro.
Gosausee
Esse incrível lago fica a apenas 50 minutos de Salzburg e 20 minutos de Hallstatt, nossa próxima parada. Eu vi as fotos desse lago no blog Loucos por viagem e fiquei louca pra conhecer. Criei uma baita expectativa e já fiquei imaginando as fotos que tiraria de lá.
Claro que eu sabia que encontraria um cenário de final de inverno, né? Mas esperava ver a cor do lago cercado pela paisagem do lugar que parece mais uma pintura.
A realidade, porém, foi outra. Visitamos o lago no dia 2 de abril de 2018. Já era, teoricamente, primavera. Porém, ao chegarmos no local do lago, a paisagem encontrada foi essa aqui:
É, minha gente! O lago estava congelado! No início, fiquei um pouco desapontada. Mas depois pensei: não é todo mundo que tem essa sorte, não é mesmo? Afinal, mesmo durante o inverno, não é sempre que o lago congela e varia muito de ano pra ano. Além do mais, foi a primeira vez que vi um lago tãaaaao congelado. Então, em vez de reclamar, curtimos a paisagem gelada um pouquinho e seguimos viagem para Hallstatt.
O Gosausee fica na cidade de Gosau e é muito fácil chegar até ele. Dá pra colocar no GPS ou ir até a cidade de Gosau e seguir as placas para o lago. Há estacionamento no local e no dia que fomos estava bem tranquilo. Imagino que, no verão, seja um pouco mais concorrido. No local, há um restaurante, mas como passamos cedo e seguimos pra Hallstatt, não tivemos tempo de conhecer.
Curiosidades:
See é lago, em alemão. Estão lembrados dos lagos suíços? Portanto o lago tem o mesmo nome da cidade e é considerado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. Aliás, vários lugares dessa região de Hallstatt são patrimônios da Unesco.
A linda Hallstatt
Pensem numa cidadezinha linda e charmosa que dá vontade de colocar num potinho? Hallstatt é assim! E mesmo sendo uma cidade pequena, ela tem atrações de tirar o fôlego que preenchem o roteiro pra passar um dia inteiro ou até dois na cidade.
Para vocês terem ideia do charme da cidade, ela é considerada patrimônio mundial da Unesco desde 1997.
O que fazer em Hallstatt
Embora seja uma cidade bem pequena, atrações não faltam para preencher um dia ou dois nessa cidade que parece ter saído dos contos de fadas. Listamos as principais atrações aqui pra você decidir o que fazer na cidade no tempo que tiver por lá.
Skywalr Welterbeblick
A primeira atração e mais imperdível é a Skywalk Welterbeblick. Essa plataforma proporciona uma vista incrível da cidade e do lago. É possível chegar até lá caminhando por uma escadaria, o que leva cerca de 1h/1h30, ou pelo funicular. Para quem chega à cidade de carro, o estacionamento P2 dá acesso direto ao funicular, que custa 16 euros por pessoa (ida e volta).
A plataforma Skywalk está 360 metros acima de Hallstatt e a vista é indescritível. Dá pra ficar muito tempo ali só admirando a paisagem, que é de tirar o fôlego. O pessoal faz fila pra tirar foto na pontinha da plataforma, mas a foto mais bonita nem é ali, já que tem um mastro atrapalhando a vista. Mas vale garantir um clique por ali também.
O melhor ângulo para fotos é do alto do restaurante ou nos banquinhos localizados um pouco acima da plataforma. #ficaadica
Salzwelten – Mina de Sal
Lá em cima, fica a Salzwelten, mina de sal da cidade, que pode ser uma ótima opção de passeio para quem viaja com crianças. Nós não fizemos porque a Giovanna não tinha idade (crianças apenas acima de 4 anos), mas nossos amigos foram, gostaram e até garantiram umas fotos para o blog.
A Salzwelten é a mina de sal mais antiga do mundo e é também patrimônio mundial da Unesco. A visita dura cerca de 1h30 e o ingresso custa 24 euros (adulto) e 12 euros (criança). Há tickets especiais para famílias e grupos e desconto para quem compra o combinado funicular + mina de sal.
Restaurant Rudolfsturm
Há ainda um restaurante no local. A comida não tem nada de especial e o atendimento é fraco, mas a vista vale a pena. Nós comemos ali porque Giovanna já estava com fome e ficamos esperando nossos companheiros de viagem que estavam na Mina de Sal. Como o dia estava bem bonito, o restaurante tava cheio e alguns pratos já nem tinham mais. Mas curtimos a vista e aproveitamos pra tirar algumas fotos.
Na descida, fizemos uma parada na lojinha de souvenirs que fica na entrada, próximo de onde se compra os tickets para a subida na plataforma.
Centrinho de Hallstatt
Seguimos então para o centrinho de Hallstatt, caminhando pela beira do lago e admirando a arquitetura local. É uma casinha mais fofa que a outra. Paramos na Markplatz pra mais algumas fotos e aproveitamos para conhecer a igreja evangélica que fica ali perto, a Hallstatt Lutheran Church. Basta seguir as placas para chegar ao centro da cidade.
Há ainda uma igreja católica, a Catholic Parish Church, mas estava fechada. Passamos em frente quando subimos para tirar a foto da cidade vista do alto. Não tem erro, basta seguir as placas para Parkterrasse. Como o acesso é por escadas, subi sozinha e maridón ficou com a Giovanna, que dormia no carrinho.
Marktplatz
A Marktplatz abriga restaurantes e lojinhas de souvenir. Mas como Hallstatt é uma cidade pequena e mais visitada durante o dia, tudo fecha cedo. Chegamos nessa parte da cidade por volta das 17h e já estava tudo encaminhando para fechar.
Hallstatt Museum
A cidade abriga também um museu que conta sua história desde a época das minas de sal até se tornar Patrimônio da Unesco. Mais uma vez, por ser fim do dia, não fizemos a visita, pois logo voltaríamos para Salzburg, onde ficamos hospedados. Mas adorei a entrada do museu e suas escadas com escritos.
Cemitério e Casa dos Ossos
Outra atração da cidade é o cemitério. Sim, o cemitério. Muito pequeno, conta-se que não havia espaço para todos os corpos. De tempos em tempos, os ossos eram retirados de suas tumbas e encaminhados para a Casa dos ossos, hoje atração na cidade. Nós não visitamos porque né? Nada contra… Mas como tem gosto pra tudo, fica aqui a curiosidade para vocês.
Os crânios viraram obra de arte: cuidadosamente pintados, eles são a principal atração da casa dos ossos.
Hallstatt é uma cidade pequena que dá pra visitar perfeitamente em um dia, mas acho que não seria nada mal passar uma noite por lá. O cenário bucólico é extremamente convidativo e tudo é tão encantador que deu vontade de ficar mais tempo. Mas mesmo por apenas um dia, não tenho dúvidas em dizer que vale muito a pena conhecer esse pequeno vilarejo da Áustria.
Veja aqui opções de hospedagem em Hallstatt e região.
Leia também nossos artigos sobre Salzburg: dicas gerais e o que fazer na cidade de Mozart.
Com esse post, fechamos nossa série sobre a Áustria e nossa viagem de Páscoa 2018. Espero que tenham gostado. E já sabem: se ficou alguma dúvida, só deixar nos comentários. E se visitar algum desses locais seguindo as nossas dicas, não deixe de contar pra gente também. Até a próxima e… voilà!
Oi, Fernanda. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que demais, Natalie! Sempre uma alegria ser selecionada para o #linkódromo ! Obrigada! 🙂
Fernanda, muito informativo e legal seu blog! Queria saber se é possível ir de Salzburg para Hallstatt de ônibus ou trem. Você tem essa informação? Obrigada!
Oi Maria Júlia! Obrigada pela visita, fico feliz que gostou do blog! 🙂
Sobre ir de Salzburg a Hallstatt de transporte público é possível sim. Mas você vai gastar média de 2h30 e vai ter que fazer algumas baldeações usando ônibus, trem e até barco. E ainda tem o incoveniente de ter que ficar atenta aos horários para a volta, o que limita seu tempo na cidade. Na minha opinião é mais prático alugar um carro pra esse passeio. Ou se optar por usar o transporte público, pernoitar por lá… Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pode me escrever de novo, tá? Beijos!
Olá Fernanda! Muito legais as ficas! Sabe me dizer se no feriado de páscoa (domingo e segunda) tudo fecha em Hallstatt? Obrigada!
Visitei esses lagos na primavera, lindos de morrer! pretendo voltar com o pequeno agora.
Bjoss
Camilian