Salzburg: dicas gerais sobre a cidade de Mozart

Na Páscoa de 2018 escolhemos a Áustria como destino. Nós já havíamos visitado Viena em 2014 e tínhamos vontade de voltar ao país. Quando estávamos planejando o que fazer no feriado de Páscoa, uns amigos que moram na Itália sugeriram que nos encontrássemos em Salzburg. Bastou uma pequena olhada no Google para me apaixonar pela cidade do Mozart e fechar a viagem.

Salzburg, além de ser a cidade natal de Mozart, é famosa também por ter sido cenário do clássico filme A Noviça Rebelde. Os jardins do palácio Mirabell, onde as crianças cantam Dó, Ré, Mi é aberto para visita e tem uma vista linda para a Fortaleza Hohensalzburg.

 

Salzburg - Mirabell

Jardim do Palácio Mirabell, cenário do clássico A Noviça Rebelde

Quanto tempo em Salzburg?

Salzburg não é uma cidade grande e é perfeitamente possível conhecê-la em 2 dias (tem gente que conhece em apenas um). Como sempre digo, tudo depende dos seus objetivos de viagem e do ritmo. Como a gente viaja com criança, sempre escolhemos passar mais tempo no lugar para fazer os passeios com tranquilidade e respeitar o ritmo da Giovanna.

Além do mais, a região de Salzburg é repleta de paisagens lindas e o que não falta é opção do que fazer. Salzburg pode servir de base para sua viagem à Áustria. Nós ficamos 4 dias por ali: usamos 3 dias em Salzburg e um para passeios de bate e volta (mas vou falar sobre esses passeios em outro post).

Onde se hospedar

Salzburg tem inúmeras opções de hotel, desde os mais econômicos a hotéis de luxo.

Veja algumas opções de hospedagem em Salzburg.

Como nós estávamos em duas famílias, optamos por alugar uma casa, uma experiência que eu super recomendo. Encontramos essa Ferienhause (que significa Casa de Férias, em alemão) no Booking e de cara nos encantamos. Na verdade, trata-se de um chalé no meio de uma fazenda, a apenas 10 minutos de Salzburg. Uma região linda e em muito contato com a natureza.

Chalé na região de Salzburg, na Áustria

Nosso chalé. Foto: Booking.com

Sobre o Chalé

Quando chegamos ao chalé, fomos surpreendidos com uma mesa repleta de produtos locais: pães, queijos, salames, geleia, suco e até vinho de maçã, muito comum na região. Tudo produzido na fazenda. Ao longo da estadia, você pode comprar mais desses produtos. Todos os dias, recebíamos leite direto da vaca (sim!) e pão quentinho para o café da manhã. Uma sacolinha era colocada na porta do chalé todas as manhãs com os produtos que pedíamos no dia anterior. Ao final, pagamos menos de 30 euros por tudo o que compramos no período de 4 dias.

Salzburg Ferienhaus

A mesa de boas vindas ao Chalé. Tudo produto local!

Os donos moram no local e são extremamente simpáticos. Ofereceram até um passeio pela fazenda para conhecermos a propriedade e para a Giovanna ver os animais. Foi uma excelente escolha de hospedagem que eu recomendo muito.

Pra completar, o chalé é super charmoso e aconchegante. Uma excelente opção tanto para quem viaja em família como para casais que querem um ambiente bucólico e romântico. Fizemos até fondue em uma noite mais fria, com direito a lareira acesa. O único detalhe é que esse tipo de hospedagem só é conveniente para quem está viajando de carro. O transporte público não chega nessa região.

Gostou do chalé? Veja mais fotos e verifique se ele estará disponível nas datas de sua viagem para a Áustria.

Vai precisar de carro na sua viagem pela Áustria? Eu recomendo o site da Rentalcars.com. É super fácil fazer a reserva por ele e também cancelar, se necessário. O site faz a busca e comparação de preços nas grandes locadoras e também nas locais. Você pode fazer sua reserva através dos links do nosso blog sem nenhum custo adicional.

Pesquise os melhores preços e reserve seu carro.

Qual a melhor época pra ir?

Nós fomos no início da primavera, mas o clima ainda era de inverno. As montanhas ao redor de Salzburg ainda estava com neve e isso deixou as paisagens ainda mais lindas. Mas acredito que em qualquer estação do ano Salzburg tenha seu encanto. Até com chuva e frio eu fiquei encantada pela vista da Fortaleza, imaginem num dia de verão e muito sol. Seja qual for a época do ano, tenho certeza que Salzburg estará encantadora como sempre.

Salzburg

Salzburg vista da Fortaleza. Se com chuva é lindo assim, imaginem com sol!

Salzburg Card

No nosso primeiro dia na cidade, a primeira coisa que fizemos foi comprar o Salzburg Card. Ele é o passe oficial de turismo da cidade que garante entrada gratuita em diversas atrações e uso ilimitado do transporte público. Vale a pena, porque embora a maioria das atrações esteja no centro da cidade, algumas são mais afastadas e poder usar o transporte público facilita muito a locomoção.

Existem três opções: 24h, 36h ou 72h e ele passa a contar o tempo a partir da primeira validação. Nós compramos o de 36 horas e aproveitamos bastante.

O Salzburg Card está à venda em muitos hotéis, no escritório de turismo ou em pontos de informação da cidade (nós compramos no posto de informações da estação de trem central). É possível também comprar online.

Para mais informações, valores e atrações inclusas no Card, acesse Salzburg.info.

Locomoção em Salzburg

Estávamos de carro, mas optamos por deixá-lo em um estacionamento no centro da cidade e usar o transporte público, já que compramos o Salzburg Card. E aqui quero deixar uma dica preciosa: se estiver de carro e for fazer como fizemos, verifique os horários do estacionamento. Tivemos um baita perrengue na hora de voltar, pois a entrada de pedestres do estacionamento já estava fechada. Havia outra entrada, mas levamos quase uma hora para descobrir e conseguir tirar os carros para finalmente irmos pra casa. Foi tenso, mas rendeu história pra contar e essa dica preciosa: veja o horário de funcionamento e já conheça as entradas e saídas do prédio.

Gastronomia

Eu sempre gosto de saber sobre a gastronomia dos lugares para onde viajo e sempre tento experimentar pelo menos um prato típico. Acho que faz parte da viagem e a comida é um jeito de conhecer mais sobre a cultura do local.

A gastronomia austríaca é super parecida com a gastronomia alemã: batata, linguiças, goulash e os famosos schnitzels. Se você nunca experimentou um desses pratos, recomendo. Eu tendo a gostar mais dos schnitzels austríacos, inclusive. Até em restaurantes na Alemanha costumo pedir o Wiener Schnitzel (ele tem esse nome no cardápio e acho bem mais saboroso).

Sternbräu

O restaurante que mais gostamos em Salzburg foi o Sternbräu. Tivemos nosso almoço do Domingo de Páscoa lá e foi simplesmente delicioso. Um lugar super charmoso, ótimo atendimento e comida muito saborosa. E kids friendly, o que faz toda a diferença para mim. Com direito a menu infantil com joguinho e lápis para colorir. Muito amor por restaurantes assim!

Torta Sacher

Ir pra Áustria e não experimentar uma tradicional torta Sacher é um pecado quase capital. Há quem ache a famosa sacher forte. Eu já tinha comido em Viena e quis comer de novo em Salzburg. Apreciador ou não da torta, vale a pena conhecer o Café Sacher, o café que criou a torta.

Torta Sacher, Sacher Café

A famosa torta Sacher com um capuccino. Ótima pedida!

Café Sacher

O Café fica dentro do Hotel de mesmo nome, mas é aberto ao público. E embora a fama do café venha da famosa e tradicional Sacher, eles têm um vasto menu de bolos e tortas deliciosos. Nós fomos conferir e aprovamos.

Café Sacher, Salzburg

A vitrine de doces. De encher os olhos e a boca d`água, não?

O ambiente é super requintado, mas mesmo assim kids friendly. Eles têm até um cantinho especial para as crianças brincarem (nós tivemos sorte de pegar uma mesa bem do lado e a Giovanna se divertiu horrores).

Café Sacher, Salzburg

Giovanna brincando no Café Sacher.

Café Sacher, Salzburg

Valorizem que tirar essa foto não foi fácil rsrs.

Café Sacher, Salzburg

O Café está sempre cheio, mas vale a pena conhecer.

Atrações em Salzburg

Embora Salzburg seja uma cidade relativamente pequena, é um lugar que abriga muitas atrações. Eu fiz uma pesquisa para montar nosso roteiro, adaptando ao nosso tempo e estilo de viagem: com criança. Outro detalhe importante foi acompanhar a meteorologia. Pegamos dois dias de chuva na cidade, dias que separamos para os passeios iinternos, como museus (a cidade abriga vários, dois só sobre Mozart). E os dois dias de sol aproveitamos para fazer os passeios externos e aproveitar as paisagens de tirar o fôlego.

Vou deixar as dicas e detalhes sobre as atrações para o próximo post, pois como disse, são muitas! Espero que tenham gostado do post e das primeiras dicas sobre Salzburg. E se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que será um prazer ajudar. Até a próxima e… voilà!

7 comentarios en “Salzburg: dicas gerais sobre a cidade de Mozart

  1. Lilian Azevedo de Moraes

    Passei 2 dias em Salzburg e gostei muito. Relembrei com saudade do filme Noviça Rebelde.Importante essa dica do estacionamento. Vou aguardar o post das atrações.
    Beijocas

    Responder
  2. Aline Pires

    Amo todas as suas dicas e amei conhecer um pouco de Salzburg, a paisagem realmente é muito linda mesmo com céu mais cinza (acho que combinou muito com a arquitetura). Babei com a Torta Sacher só pela aparência, curiosa que sou fui dar uma “googada” kkk e adorei os ingredientes.

    Responder
  3. Maite Acioli

    Olá, gostaria de fazer um bate e volta de munique. Vale a pena conhecer a cidade num dia de domingo!? ouvi falar que muitos estabelecimentos fecham… caso considere válida a ida, compensa comprar o Salzburg Card para um dia?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *