Blausee e Oeschinensee: um dia em dois lagos incríveis da Suíça

A Suíça é famosa pelos alpes, mas o que pouca gente sabe é que o país tem lagos incríveis. Eu tenho uma listinha dos que quero conhecer, mas o Blausee e o Oeschinensee são lagos de visita obrigatória e que eu certamente volto se tiver oportunidade. E é possível visitar os dois em um mesmo dia!

Onde ficar?

Quando me perguntam onde ficar na Suíça, sempre recomendo fazer as cidades de Berna ou Lucerna como base. Ambas estão em localizações privilegiadas para explorar as belezas do país dos alpes. E a uma distância de mais ou menos uma hora de carro dos lagos Blausee e Oeschinensee.

Bem, mas vamos às dicas para conhecer os lagos. É possível sim visitar os dois em um mesmo dia, mas você vai precisar se planejar e observar bem o tempo que vai gastar em cada um deles.

Blausee

O Blausee é um lago relativamente pequeno e não se leva muito tempo para conhecê-lo. Mas a vontade é passar o dia ali. O cenário é simplesmente lindo, coisa de filme mesmo. Eu fui no verão, mas ele é igualmente encantador em todas as estações do ano.

Blausee, o lago azul da Suíça

Toda blogueirinha nesse cenário de filme

O nome do lago é azul (blau) Lago (see) e é exatamente a cor das suas águas que faz com que ele seja tão procurado. Como disse, ele não é grande, mas é possível ficar bastante tempo por ali admirando a paisagem e abusando das fotos. O local tem um parque com estrutura pra piquenique (foi exatamente o que fizemos) e parquinhos para as crianças.

Pra quem preferir, há também um restaurante e um hotel dentro do parque. Nada mal se hospedar com essa vista, não? Faça sua reserva pelo nosso link e nos ajude a manter o blog atualizado e cheio de dicas. Você não paga nada mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão.

Hotel e Restaurante do Blausee.

O hotel e restaurante ao fundo.

Blausee, o lago azul da Suíça.

Blausee sendo Blausee: lindo demais, não?

Qual a melhor época pra ir?

O auge do lago é realmente o verão, quando ele fica ainda mais azul. Não é permitido nadar no lago. Mas o bilhete de entrada dá direito a passear no barco de fundo transparente pra admirar a beleza mais de perto. É possível ver as trutas nadando e a famosa estátua da mulher, personagem da lenda que contam sobre o lago.

Blausse, da série lagos incríveis da Suíça

Ok, na foto o lago está verde, mas é ou não é maravilhoso?

Viagens de Mãe no Blausee.

De acordo com a lenda, uma moça se encontrava sempre com seu amado às margens do lago. Depois que ele morreu, ela voltava lá para chorar sua morte. Um dia foi encontrada morta. A cor do lago seriam devido às lágrimas de seus belos olhos azuis. E a estátua ao fundo do lago é em homenagem a ela.

Em tempo: o estacionamento no Blausee é gratuito, mas lota no verão. Chegue cedo. A entrada ao parque que abriga o lago custa 8 francos suíços por pessoa de março a novembro (crianças menores de 5 anos não pagam). Entre novembro e março, entrada gratuita para todas as idades. Para mais detalhes, veja o site oficial do Blausee.

Oeschinensee

O Oeschinensee já é um pouco maior e demanda um pouco mais de tempo. Primeiro porque ele fica em uma montanha e, para chegar até lá, é preciso pegar um teleférico e depois caminhar cerca de 20 minutos. Segundo porque ele não é a única atração da montanha. Lá também tem um tobogã/escorregador que é bastante procurado, afinal, escorregar com vista para os alpes é algo bem legal. E terceiro porque é importante observar o último horário de descida do teleférico, principalmente nas estações mais frias.

A trilha até o lago é bem tranquila, mas se for inverno, é bom estar com calçados apropriados para neve. Há uma pequena van que faz o trajeto e cobra 7 euros por pessoa. Nós usamos para voltar, ou não chegaríamos a tempo para o último teleférico.

Em tempo: o bilhete do teleférico custa 26 francos suíços por pessoa, para ida e volta. No verão, é possível fazer a trilha, mas aí é necessário mais tempo para o passeio. Deve ser incrível, mas com criança, não encarei não.

O tobogã em meio aos Alpes

O tobogã fica logo no início da montanha. Cada corrida custa 5 francos por pessoa, mas é possível comprar mais com desconto (tudo depende de quantas vezes você vai querer descer). Eu diria que duas vezes é mais que suficiente. A descida é divertida, mas nada demais. A velocidade do carrinho é controlável e não há o que temer. Crianças menores de 3 anos não podem ir, então fui sozinha e Giovanna ficou com as amigas que nos acompanharam nesse passeio.

Eu desci apenas uma vez, pois chegamos lá no topo tarde e logo teríamos que pegar o teleférico pra descer. E ainda tínhamos a caminhada até o lago. O que mais me chateou foi que a GoPro acabou a bateria bem enquanto filmava e perdi os vídeos da descida. C’est la vie! Ainda bem que a amiga fotografou e registrou minha cara de alegria.

O tobogã nos alpes suíços

Descendo pelo tobogã e achando que estava filmando rsrs

O Oeschinensee é patrimônio mundial da UNESCO. Também, pudera! A paisagem é de cair o queixo e digna de cartão postal. Ao contrário do Blausee, no Oeschinensee é permitido nadar, mas é preciso muita coragem pra encarar a temperatura. Mesmo nos meses mais quentes, por ser em região alpina, a água é fria. E no inverno, ele congela e o pessoal faz até patinação por ali.

Maravilhada com a beleza do Oeschinensee

Surreal essa paisagem, não? Parece uma pintura de tão linda!

Viagens de Mãe no Oeschinensee

E a gente abusa mesmo das fotos!

Como chegar?

Eu fiz o passeio desses lagos em um mesmo dia saindo de Vevey. É um pouco puxado, pois fica há quase duas horas de carro. Se for no verão, ok. Se for inverno, não recomendo. Como os dias são menores, vai ficar corrido e você vai aproveitar pouco a beleza desses dois lugares. No verão, com dias mais longos, é perfeitamente viável.

Se você precisa alugar um carro para sua viagem, eu recomendo o site da Rentalcars.com. É super fácil fazer a reserva por ele e também cancelar, se necessário. O site faz a busca e comparação de preços nas grandes locadoras e também nas locais. Você pode fazer sua reserva através dos links do nosso blog sem nenhum custo adicional.

De carro

Os lagos Blausee e Oeschinensee ficam na região de Kandersteg e para ir de carro basta colocar no seu navegador o nome dos lagos. Abaixo, algumas distâncias para vocês terem uma base. Vejam que Berna e Interlaken são as melhores opções para bate e volta.

De Vevey (onde morei) são 145 km de distância, cerca de 1h30 com trânsito normal.

De Genebra são 216 km de distância, cerca de 2h30.

De Zurique são189 km de distância, cerca de 2h15.

De Lucerna são 105 km de distância, cerca de 1h40.

De Berna são 57 km de distância, cerca de 50 minutos.

De Interlaken são 38 km de distância, cerca de 40 minutos.

De transporte público

Na Suíça, o transporte público funciona super bem e é possível se deslocar de trem com a maior facilidade e ainda curtir as belas paisagens. E é possível chegar aos lagos Blausee e Oeschinensee fazendo a combinação trem + ônibus.

Para chegar ao Blausee, pegue um trem até a cidade de Frutigen. De lá, é só pegar o ônibus 230 sentido Kandersteg e descer no ponto Blausee BE. Pronto, você está em frente ao parque onde fica o Blausee.

Para o Oechinensee, basta seguir até Kandersteg. Lá você vai pegar o teleférico Gondelbahn (o teleférico é necessário também para quem vai de carro) e caminhar mais ou menos 20 minutos para chegar ao lago.

Blausee, o lago azul da Suíça

O barquinho do lago Blausee. Passeio incluso no bilhete de entrada.

Oeschinensee, por Viagens de Mãe

Parece um cartão-postal, né?

Minha paixão pela Suíça é conhecida por todos os leitores no blog. Morar nesse país por 4 anos foi uma das melhores coisas que poderia ter acontecido na minha vida. E a Suíça é tão linda e tão rica em paisagens deslumbrantes que, mesmo tendo vivido lá por 4 anos, não consegui conhecer tudo o que gostaria. Esse passeio nos lagos foi um que fiz depois de ter me mudado para a Alemanha. E ainda tenho muitos outros passeios na minha listinha de desejos – a maioria envolvendo os lagos deslumbrantes!

E você, já visitou algum lago na Suíça? Conta aqui pra mim qual foi o seu preferido. E se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que vai ser um prazer ajudar. Até a próxima e… voilà!

 

11 comentarios en “Blausee e Oeschinensee: um dia em dois lagos incríveis da Suíça

    1. Fernanda Diniz Autor

      Oi Natalie! Que honra estar lá mais uma vez! Uma alegria ser selecionada para o #linkódromo ! Muito obrigada! 🙂

      Responder
  1. Liliane Inglez

    Fernanda, eu amo paisagens alpinas. As montanhas têm um “je ne sais quoi” que me deixa feliz!! Quando têm lagos para completar a paisagem, então! Ufa!!!
    Adorei as fotos e seu relato. Quero muito voltar pra Suíça e conhecer estes 2 lagos! Beijinhos

    Responder
  2. Tatiana

    Que lugar incrível! Amei as fotos, as cores, esse lagos!
    Que sonho conhecer um lugar desses! E você fez fotos lindas!

    Responder
  3. Melissa Lima

    Dá vontade de arrumar as malas pra chegar lá ainda hoje a tarde! Super lindo e bucólico. Eu preciso morar pela Europa pra fazer tudo que ainda me falta…hahahaha. 🙂 Adorei!

    Responder
  4. Lilian Azevedo

    Tenho muita vontade de visitar a Suíça para conhecer cidadezinhas com Lagos e montanhas. Que fotos lindas ! Melhor ainda é saber que podemos conhecer esses tesouros de trem
    Beijocas

    Responder
  5. Gabriela

    Oii, gostei do seu post. E os lugares são maravilhosos!!!
    Só tenho uma dúvida: É possível ir até o Oechinensee sem usar o teleférico, certo? Vi que tem alguns meses em que o teleférico é fechado, e vou pra la bem em um mês que vai estar fechado (em abril), mesmo assim posso ir até o lago?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *