Duas vezes Lausanne!

2 comentários em Duas vezes Lausanne!

Vamos voltar a falar sobre a Suíça. Estive em Lausanne por duas vezes (já!), e por isso decidi começar por essa cidade.
A apenas 15 minutos de trem saindo de Vevey, Lausanne é uma das cidades mais populosas da Suíça (de acordo com dados de 2011, a quarta maior cidade do país). Se alguém quiser mais dados geográficos e históricos, recomendo consultar http://pt.wikipedia.org/wiki/Lausana, pois não sou muito boa nisso e, se for colocar todos os detalhes aqui, o post fica maior ainda (e eu já escrevo tão pouco… rsrsrs).
Bom, já disse aqui em outros momentos que a Suíça é um país muito organizado. Tão organizado que às vezes dá até vontade de bagunçar um pouco! Mas justamente devido a essa organização, eles têm um sistema de cadastramento de estrangeiros pelo qual nós fomos submetidos, pois temos visto de moradia e, por isso, temos um prazo para nos apresentarmos no país e fazermos um cadastramento biométrico para recebermos um tipo de identidade. Sei que o Brasil e outros países também têm isso, mas o daqui me impressionou. Pela nossa localização, devíamos nos apresentar em Lausanne, por isso fomos até lá no sábado seguinte da minha chegada. Nossa permanência no local durou apenas 15 minutos – tempo suficiente para deixarmos nossos dados, tirarmos foto, fazermos o cadastramento biométrico, assinatura digital e pagamento das taxas. Para nós dois! Tudo muito rápido e organizado, não esperamos nada para sermos atendidos e fomos muito bem recebidos. Sistema invejável!
Como foi rapidinho e tínhamos o sábado livre, ficamos em Lausanne para conhecer um pouco. E aí vai minha primeira dica: prepare-se para caminhar e subir e descer morros! Andamos muito e não conhecemos nem um terço daquilo que a cidade tem para oferecer. Mesmo porque não tínhamos pressa… é muito fácil ir de Vevey para Lausanne e teremos muitas oportunidades nessa temporada aqui. Por isso, saindo do local do cadastramento, paramos para umas comprinhas e aproveitamos as soldes. Afinal, eu estava precisando muito de umas roupinhas de calor. A Globus é ótima, pois você encontra de tudo por lá, desde roupas e acessórios a eletrônicos e eletrodomésticos.
Depois seguimos um guia que o Júlio baixou para o Iphone. Vantagens do mundo moderno: descobrimos vários aplicativos gratuitos com mapas e dicas preciosas de passeio. Recomendo o City Guide, um aplicativo completo que situa você no mapa e aponta os pontos turísticos que você tem por perto (e ele está disponível para as mais diversas cidades). Seguindo as dicas desse aplicativo, fomos primeiro para o centro da cidade, afinal estávamos bem perto. Ali caminhamos um pouco, passamos pelas bancas da feirinha (era sábado e tinha barraca de tudo quanto é tipo, desde frutas até comidas típicas) e tratamos de parar para almoçar. Ali é o lugar ideal para fazer isso. Nessas ruas charmosas do centro, o que não falta é restaurante e bistrôs recheados do requinte europeu. Comemos um peixe delicioso, salada e batata – prato essencial na Europa – e seguimos para o Château St-Marie. No caminho, pausa para foto na porta de uma lojinha que vende de tudo para café, desde grãos e pó até canecas e bules. Mas olha o nome do lugar:
A caminhada para o tal castelo é longa e cansativa (subida!) e o lugar em si nem é tão impressionante. Valeu pela parada no Palais de Rumine, que fica no caminho. Uma construção do século XIX que  é sede para The Cantonal Museum of Fine Arts. Não entramos, pois não era nosso objetivo para o dia, mas o prédio é maravilhoso e pretendemos voltar especialmente para uma visita. É realmente um prédio impressionante!
Como disse, o castelo em si não tem nada demais, a não ser um relógio solar na parede lateral que comprovamos: funciona mesmo.  De lá, seguimos para a Cathèdrale e para a Église St-François, ambas construídas por volta de 1270 e vítimas da Reforma Protestante. Não entendam mal o termo “vítimas” – não encontrei outra expressão para explicar esse fato histórico.
Se você clicou no link que recomendei acima, já deve saber que é em Lausanne que fica a Sede do Comitê Olímpico Internacional (COI). Se não clicou, ficou sabendo agora! Bem, sendo sede do COI, a cidade tem também o Museu Olímpico. Infelizmente ele está fechado para reforma até outubro desse ano, o que não nos permitiu visitá-lo – ainda!
A Église St-François nos leva de volta ao centro, lugar das lojinhas e dos deliciosos bistrôs. Andamos mais um pouco por ali e decidimos caminhar novamente até o lago, pois preferimos retornar a Vevey de barco. Tá aí uma coisa muito legal na Suíça: o transporte público funciona e é diversificado. Aqui na região do Lago Genebra, onde quer que você esteja, tem a opção de também fazer um passeio de barco. E pelo que li, em várias outras cidades da Suíça isso também é possível. Fantastique!
A caminhada até o lago também é longa! Fazia 30 graus (isso mesmo!) e valeu o sorvete antes de entrar no barco. Aliás, sorvete suíço delicioso! Recomendo super! O retorno no barco leva bem mais tempo que o trem (cerca de 50 minutos),  é um pouco mais caro, mas vale a pena! A paisagem é maravilhosa, o barco tem um bar/restaurante delicioso e o passeio é, além de tudo, romântico! Nota: a foto do meu perfil no blog é exatamente do passeio de barco nesse dia.
Voltei a Lausanne com o Erich no dia 25/07, mas como estávamos mega cansados (principalmente eu, que tinha uma dor na perna insuportável), ficamos mais tempo nas imediações do lago. Chegamos lá super tarde, então não conseguimos um restaurante sequer para almoçar (todos servem almoço somente até 14h, e nós chegamos às 14h30, pois tive compromisso em Vevey na parte da manhã). Paramos no restaurante do Hotel Chateau (lindo, por sinal) e conseguimos comer uma salada. Depois do sorvete (não perderia a oportunidade de tomar de novo),  pegamos um ônibus para o centro, por onde não andamos tanto assim. Mas valeu a paradinha em um bistrô para uma Erdinger gelada! Depois disso, caminhada até a estação de trem, de onde o Erich seguiu para o aeroporto de Genebra e eu voltei para Vevey.
As outras duas viagens na companhia do Erich virão em posts seguintes, não percam! Os passeios a Genebra e Montreux foram simplesmente perfeitos! Então, até o próximo post e… voilà!

2 comentarios en “Duas vezes Lausanne!

1. Fernanda Diniz

Não terei problema nenhum em repetir os passeios, Murilo… Se todos que estão falando que vêm nos visitar realmente vierem, já vi que vou rodar essa Suíça várias vezes… Bom que vou selecionando as partes que mais gostar… rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *