Londres: o que fazer na capital inglesa

Londres sempre foi uma cidade que sonhei conhecer. Aquela cidade da lista de sonhos de infância mesmo, sabem? Quando fizemos nossa Eurotrip em 2011, era um lugar que não podia ficar fora do roteiro. Acabei saindo de lá meio decepcionada, mas acho que foram as circunstâncias da viagem. Em 2013, voltamos a Londres e a impressão que tive da cidade foi outra. Fiquei simplesmente apaixonada e todo ano fico ensaiando uma volta pra lá. Quem sabe esse ano esse retorno sai, não é mesmo?
Resolvi resgatar aqui nesse post os lugares que visitamos na cidade e que considero que valem a pena incluir em seu roteiro pela capital inglesa.

Quantos dias em Londres?

Tá aí uma pergunta que acho difícil responder. Porque na minha concepção, Londres é igual a Roma, Paris, Praga… Sempre vai ter algo que você vai deixar pra trás e vai querer um dia voltar para ver. Então tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo. Eu diria que, para ver o essencial em Londres, você precisa de, no mínimo, 2 dias. Pra fazer uma viagem mais tranquila, separe 3. Mas se puder ficar 5, 7 ou 10 dias, se joga que tenho certeza que você vai achar o que fazer por lá.
Chegando em Londres

Na minha primeira vez em Londres. Fizemos o trajeto Paris-Londres no Eurostar.

Onde se hospedar em Londres?

Londres é uma cidade grande e escolher a melhor região para ficar pode ser um desafio. Quando fomos em 2011, ficamos em um hotel bem afastado da cidade, mas como bom acesso a transporte público. Isso é algo interessante a se observar também.

O mapa de Londres divide a cidade em 9 zonas, sendo que 1 é a mais central e 9 a mais distante. Se você quer ficar no coração de Londres, busque por hospedagem nos bairros Soho, Kensington ou Covent Garden. Se você é adepto a bairros alternativos, tente hospedar-se em Camdem Town e surpreenda-se.

Veja aqui opções de hotel em Londres.

O que fazer na cidade?

Como já disse, tem muita coisa pra fazer em Londres. Aqui vou listar apenas os passeios que fizemos, ok? Alguns em 2011, outros em 2013. O Big Ben, por exemplo, nós passamos nas duas vezes, mas não subimos a torre. A London Eye eu não tive coragem de subir em nenhuma das duas vezes, só fui tirar foto lá perto mesmo. Tenho pavor medinho de roda gigante. #mejulguem

London Eye

Apesar de não ter subido, nós estivemos lá perto pra tirar foto da London Eye. Porém, se você não tem medo de altura ou de roda gigante, vale programar de subir para tirar fotos da cidade lá do alto da London Eye. O ideal é já comprar seu ingresso antes para agendar sua subida e evitar filas.
London Eye

London Eye em 2011.

Big Ben e Palácio de Westminster

O Big Ben é o cartão-postal da cidade e passagem obrigatória. A famosa Torre do relógio britânico foi instalada no Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico. O problema é que atualmente ele está em obras e você não vai conseguir as mesmas fotos que consegui nas minhas duas passagens por lá.
Londres

Big Ben e o Palácio de Westminster

Westminster Abbey

A Westminster Abbey é famosa igreja em que os príncipes e as princesas se casam. A igreja é linda e vale os 18 pounds da entrada. Infelizmente, não é possível fotografar lá dentro, mas é uma visita que recomendo a todos que forem a Londres. O lugar é extremamente histórico – a construção data de 960 d.C – e abriga túmulos de reis e outras personalidades inglesas. Há ainda homenagens a nomes como William Shakespeare e Lord Byron. Saí de lá maravilhada!
Além dos casamentos reais, a Westminster Abbey sedia todas as coroações inglesas e britânicas desde 1066.

Palácio de Buckingham

Claro que uma visita a Londres pede uma passadinha na residência oficial da rainha pra pelo menos dar um tchauzinho, certo?

Londres

O Palácio de Buckingham é a residência oficial e principal local de trabalho do Monarca do Reino Unido em Londres. Algumas salas são abertas à visitação. Outra atração é a troca da guarda que acontece diariamente às 11h30 de maio a julho. No resto do ano, a troca da guarda se dá a cada dois dias, mas pode ser cancelada em dias de chuva. A cerimônia dura certa de 45 minutos e é uma das atrações turísticas mais visitadas de Londres.
Vai pra Londres e não quer perder a troca da guarda? Você pode consultar nesse site o calendário oficial das cerimônias e se programar.

Nothing Hill

Notting Hill é realmente um lugar chamado Notting Hill. O bairro é lindo e de clima muito agradável. As casas são charmosas e o movimento do lugar é diferente. Não sei se pelo filme, mas andar por Notting Hill inspira romantismo. Nas ruas, há uma feirinha em que se encontra de tudo, desde souvenirs à pratarias. E é essa feirinha que faz de Notting Hill um lugar famoso e desejado pelos turistas (não, a causa de toda a popularidade do bairro não é o filme). Os pubs e restaurantes falam por si só, pois são ambientes tipicamente londrinos.

Picadilly Circus

Piccadilly Circus é uma das áreas mais movimentadas de Londres. É nessa praça que fica o prédio com os famosos Outdoors digitais. Samsung, MC Donalds e Coca Cola são marcas que marcam presença nos famosos luminosos da Picadillly Circus. A região é também um lugar interessante para compras, pois é onde se encontram os principais centros comerciais londrinos.
Londres

O famoso outdoor na Picadilly Circus

Em 2013, passamos pela Piccadilly Circus durante o dia a caminho de Nothing Hill e voltamos à noite para ver as decorações de Natal.

Camdem Town

Bem, Camden Town é aquele lugar que não pode deixar de ser visitado. Um bairro único e repleto de atrações que só Camdem Town tem. É lá que você encontra os souvenirs mais baratos de Londres, além de alguns itens bizarros – como é o próprio bairro. A loja Ciber Dog se destaca nas bizarrices, mas é um lugar que vale a pena conhecer. Fotos não são permitidas. A loja vende roupas alternativas, objetos dos mais variados (de brinquedos a itens de decoração) e tem até uma seção sex shop.
Londres

Pelas ruas de Camdem Town

O mercado dos estábulos (Mercado Camden Lock) também é famoso e povoado por turistas. Mas vale muito a visita! Em 2011, passamos por Camden Town, mas não conhecemos tudo como dessa vez. Naquele ano, poucos dias depois, a cantora Amy Winehouse morreu exatamente lá, bairro em que morava. Mais uma curiosidade de Camden Town.

King’s Cross St Pancras

A King’s Cross St. Pancras é estação de trem famosa por abrigar a lendária plataforma 9 e 3/4 da história de Harry Potter, o bruxinho inglês mais amado de todos os tempos. Eu, fã que sou, não podia deixar de passar por lá e tirar minhas fotinhas. A estação é simplesmente linda e a desejada foto na plataforma tem que ser comprada (até os cachecóis das escolas eles têm para as fotos). Na lojinha, outros itens presentes na história de Harry Potter podem ser adquiridos, como os famosos sapos de chocolate. Infelizmente, meu lado bruxa não se despertou e não consegui atravessar pra Hogwarts… Quem sabe da próxima, né? Bem que eu tentei… rsrsrs

Londres

Tentando atravessar para Hogwarts…

Tower Bridge

Outro cartão-postal da cidade, a Tower Bridge é outra parada obrigatória para quem visita Londres. Inaugurada em 1894, a Tower Bridge é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e é conhecida como uma das pontes mais famosas do mundo.

Londres - Tower Bridge

Em cima da Tower Bridge

Passe pela ponte, mas as melhores fotos você tira bem longe dela, como na Ponte de Londres, próxima ao parlamento. Se tiver oportunidade, fotografe a ponte à noite também que ela fica linda toda iluminada.

Tower Bridge

Tower Bridge durante o dia. Foto de 2011.

Londres

Tower Bridge à noite. Foto tirada em 2011.

Torre de Londres

Infelizmente, em nenhuma das minhas idas a Londres, visitei a Torre por dentro. Depois de assistir a alguns seriados sobre a Inglaterra, quero muito voltar a Londres e fazer o tour pela Torre.

Torre de Londres

Torre de Londres. Foto tirada durante o passeio de barco pelo Tâmisa.

Trata-se de uma construção medieval que hoje abriga das jóias da coroa. Mas já foi residência real e posteriormente tornou-se prisão. Haja história ao redor dessas torres e muralhas, não é mesmo? Acredito ser uma visita imperdível e ainda quero visitar por dentro. Em 2011, só fotos do lado de fora mesmo.

Evite filas e adquira antecipadamente seu ingresso para a Torre de Londres.

Passeio de barco pelo Tâmisa

Em 2011, fizemos um passeio de barco pelo Tâmisa. Foi interessante e ajudou a fugir da chuva, pois pegmos um barco fechado. Passamos pela Tower Bridge, pela Ponte de Londres, pelo parlamento e também pela Torre. Para quem tem pouco tempo na cidade, é um passeio interessante, pois passa pelos principais pontos que o Tâmisa corta. Existe uma opção Hop-on Hop-off de barco pela Tiqets que você pode comprar por aqui.

Hyde Park

Um dos principais parques da cidade, o local foi palco da banda Rolling Stones em sua turnê de 2013 (bem no ano que estive lá!). É lá que acontece a Winter Wonderland nos meses de novembro e dezembro. O parque abriga ainda um memorial da princesa Daiana.

Observatório Real de Greenwich

Na nossa primeira ida a Londres, em 2011, eu queria porque queria pisar no meridiano de Greenwich. Lembro direitinho das aulas de geografia e era um desejo antigo pisar na linha imaginária que divide a terra em oriente e ocidente. Desejo realizado!

Londres - Greenwich

Realizei meu sonho e pisei no Meridiano de Greenwich.

Museu de História Natural

Em 2011, fizemos uma visita rápida ao Museu de História Natural.

O Museu abriga cerca de 80 milhões de espécies de ciências naturais. Por ser uma instituição financiada pelo governo britânico, a entrada é gratuita. Excelente opção para passar algumas horas. Para quem viaja com crianças, o Museu de História Natural pode ser uma ótima atração para os pequenos.

Londres

Como falei no início do post, Londres é uma cidade riquíssima de atrações. Certamente não faltam opções do que fazer por lá. Não vejo a hora de voltar na cidade e apresentá-la à Giovanna.

Se você está planejando uma viagem a Londres, recomendo uma visita ao blog Londres pra você. A Tina é uma amiga que a blogosfera me deu. Ela mora em Londres há muitos anos e oferece tours guiados na cidade. Vale a pena bater um papo com ela e, quem sabe, agendar o seu passeio na terra da rainha com uma pessoa que realmente conhece a cidade como os locais. #ficaadica

Dicas essenciais para sua viagem

Gostou das nossas dicas? Você pode nos ajudar a manter o blog sempre atualizado e retribuir fazendo suas reservas através dos nossos links. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão. 🙂
Vai precisar de carro? Eu recomendo o site da Rentalcars.com. É super fácil fazer a reserva por ele e também cancelar, se necessário. O site faz a busca e comparação de preços nas grandes locadoras e também nas locais. Você pode fazer sua reserva através dos links do nosso blog sem nenhum custo adicional.

Ainda não tem Seguro Viagem? Faça aqui sua cotação e contrate já o melhor seguro viagem. Você evita perrengues e só vai se preocupar em curtir sua Trip. Use VIAGENSDEMAE5 e tenha 5% de desconto na compra do seu Seguro Viagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *