Guest Post: Cataratas e outras 6 atrações em Foz do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu é um destino que está na minha lista de lugares a conhecer. Infelizmente, ainda não tive essa oportunidade. Mas a cidade de Foz do Iguaçu abriga muitas outras atrações além das Cataratas. Convidei a amiga Carol do blog Vamos por aí pra contar para os leitores aqui do Viagens de Mãe as atrações que não podem faltar no seu roteiro para Foz do Iguaçu. Assim já fico com parte do meu roteiro por lá montadinho com dicas de quem já visitou o melhor da cidade. Bora conferir a lista dela?

Cataratas do Iguaçu

Carol e o maridão Miranda, do blog Vamos por aí, nas Cataratas do Iguaçu.

7 atrações em Foz do Iguaçu – por Ana Carolina Miranda do blog Vamos por aí

A cidade de Foz do Iguaçu fica localizada no Paraná a 635 km de distância de Curitiba. A cidade fica na tríplice fronteira. Então ao viajar para a cidade você terá a oportunidade de conhecer Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai.

A cidade recebe turistas de todas as partes do mundo interessados em conhecer as belíssimas Cataratas do Iguaçu, que são consideradas Patrimônio Nacional da Humanidade. Não é para menos, pois são simplesmente maravilhosas.

Porém a cidade tem muitos outros atrativos turísticos. Fiquei 5 dias na cidade e consegui conhecer muita coisa. Veja aqui 7 atrações que não podem ficar de fora de uma viagem à cidade:

1 – Cataratas do Iguaçu

Reserve pelo menos um período do dia para conhecer as Cataratas. Recomendo que compre os ingressos antecipadamente para não pegar fila. Porém, se quiser curtir com calma tudo que o parque tem para oferecer, é ideal reservar o dia todo.

As Cataratas são um complexo de mais de 275 quedas. Parte delas fica no Brasil, porém a maior parte delas fica na Argentina. Por isso a vista do lado brasileiro é linda demais. A trilha do lado brasileiro tem 1.200 metros e é considerada leve.

Não deixe de parar nos vários mirantes instalados ao longo da trilha para se apaixonar ainda mais pelas Cataratas.

No lado brasileiro, a queda mais famosa é a Garganta do Diabo, que fica localizada bem no final da trilha. Sua queda tem mais de 90 metros de altura. Prepare a capa para não se molhar.

2 – Puerto Iguazú

Reserve um dia para conhecer a cidade de Puerto Iguazú, localizada na Argentina. A cidade fica a 15 km de distância de Foz do Iguaçu. Recomendo reservar um dia durante a semana para visitar a cidade. Nos finais de semana o Parque fica lotado. Fui num domingo e me arrependi profundamente, pois perdi muito tempo na fila e não consegui fazer todas as trilhas.

O parque é bem maior que o brasileiro e tem várias trilhas. Então pegue um mapa e escolha por quais quer começar. A mais famosa é a trilha que leva até a Garganta do Diabo.

Cataratas do Iguaçu

A famosa Garganta do Diabo. Foto: Vamos por aí.

Na cidade de Puerto Iguazú, fica localizado o IceBar Iguazú, um bar todo de gelo, com temperatura abaixo de 10 graus. É uma experiência diferente que gostei muito.

Para finalizar o dia que tal comer a tradicional carne argentina e assistir a um belo show de tango? Fui até o Restaurante El Quincho del Tio Querido e achei a escolha perfeita. Vale a pena.

Dica: Não se esqueça de levar sua carteira de identidade, pois é obrigatória para entrar na Argentina. Se quiser ter mais um carimbo em seu passaporte é só leva-lo.

3 – Usina Hidrelétrica de Itaipu

Se o seu roteiro comportar, reserve um dia inteiro para conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Garanto que você não irá se arrepender. Ela é considerada uma das 7 maravilhas da engenharia civil.

Hidrelétrica de Itaipu.

A Usina foi construída em sociedade entre o Brasil e Paraguai e você pode visitá-la pelos dois lados. Eu conheci somente o lado brasileiro, mas veja a variedade de coisas para fazer por lá:

  • Ecomuseu
  • Passeio de catamarã
  • Visita panorâmica – por toda a área da usina
  • Visita especial – além de conhecer a usina por fora você entrará nela e poderá ver de perto uma turbina.
  • Polo astronômico
  • Trilha refúgio biológico

Para saber mais sobre a usina, leia Usina Hidrelétrica de Itaipu.

4 – Parque das Aves

Passeio imperdível para quem gosta de estar em contato com a natureza. No parque você não irá apenas ver os pássaros, mas poderá interagir com eles.

O parque faz um trabalho para preservar animais ameaçados de extinção. Você verá araras, tucanos, saracura, jagutingas, Harpia, entre várias outras espécies voando de um lado para o outro.

No final do passeio, você também poderá tirar uma fotografia junto com uma arara. Bom demais, né?

O Parque das Aves fica pertinho das Cataratas do Iguaçu e é possível visitar os dois lugares no mesmo dia.

5 – Ciudad del Este

Muitos turistas vão até Ciudad del Este com intenção apenas de fazer compras. Mas eu quis conhecer a cidade. Para isso fiz um city tour na parte da manhã e deixei a tarde reservada para as compras.

O city tour passa pelos principais pontos turísticos da cidade e conta também muitas curiosidades sobre o Paraguai. Fiquei surpresa ao saber que no Paraguai também tem belas cachoeiras. Conheci o Salto Monday e me surpreendi. Além de ter uma parada destinada para experimentar a culinária local.

Carol e Miranda no Salto Monday, no Paraguai.

Carol e o filhote Biel prontos para as compras em Ciudad-del-Este

Se você é apaixonado por compras, Ciudad del Este será um paraíso. Lá você encontrará de tudo.

Ah! Para entrar no Paraguai você precisa estar apenas com sua identidade. Levei a minha, mas não precisei, pois fomos de ônibus turístico e não fomos parados na fronteira.

6 – Museu de Cera

Se você estiver em Foz do Iguaçu com crianças, não deixe de fazer esse passeio. É um passeio três em um. No local estão instalados:

  • Museu de Cera – exposição de esculturas feitas de cera no tamanho real de várias celebridades, como Albert Einsten, Santos Dumont, vários super heróis, entre muitos outros. Aqui ainda existe a possibilidade de você levar para casa uma lembrança: uma mão de cera. Meu filho fez a dele e adorou.
  • Exposição Maravilhas do Mundo – miniatura de vários monumentos turísticos de todo o mundo.
  • Vale dos Dinossauros – é um vale onde estão expostas várias esculturas de dinossauros que emitem sons e se movimentam.

Visitei as três exposições com meu marido e filho. Todas elas fizeram parte da lista dos passeios preferidos do meu filho em Foz do Iguaçu. Delas, a que eu e meu marido preferimos foi a exposição maravilhas do mundo.

O Coliseu em miniatura, no Maravilhas do Mundo.

7 – Templo Budista

O Templo Budista Chen Tien tem atraído cada vez mais turistas em Foz do Iguaçu. O local tem uma beleza peculiar. Reserve pelo menos uma hora e meia para conhecer o local. A visita é gratuita.

Lá você encontrará mais de 120 estátuas espalhadas por um belíssimo jardim. A maior delas é uma estátua de Buda com 7 metros de altura.

Tempo Budista. Foto: Vamos por aí.

Espero que tenham gostado das minhas dicas sobre Foz do Iguaçu. A cidade é uma graça e um destino que sem dúvida alguma pretendo repetir, pois em 5 dias não é possível conhecer todos os pontos turísticos da cidade. Mas dá tempo sim de conhecer os principais.

No blog Vamos por aí, vocês podem ler nosso roteiro completo por Foz do Iguaçu.

 

Um comentário em “Guest Post: Cataratas e outras 6 atrações em Foz do Iguaçu

  1. Ana Carolina Miranda

    Fer, Foz do Iguaçu é bom demais! Adorei dividir com vocês os lugares que mais gostei na cidade! Quando vier ao Brasil, coloque no seu roteiro! Bjs

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *