Na Páscoa de 2018, escolhemos Salzburg como destino e ficamos maravilhados com a cidade e essa região da Áustria. Nos hospedamos em um chalé super aconchegante no meio de uma fazenda da região, o que já fez a experiência ser incrível. Todas as Dicas gerais sobre Salzburg estão no primeiro post da série. Mas o que fazer em Salzburg? Neste artigo, vou apresentar as principais atrações da cidade e o que mais nos encantou.
Salzburg Card
Antes de falar das atrações, vou falar do Salzburg Card. Falei dele no post das dicas gerais, mas acho que vale a pena mencionar para aqueles que ainda não leram a respeito. O Salzburg Card é o passe oficial de turismo da cidade. Com ele, o visitante tem acesso ilimitado ao transporte público e a inúmeras atrações da cidade de Mozart, inclusive entrada nos principais museus.
Existem três opções de Cards: 24h, 36h ou 72h e ele passa a contar o tempo a partir da primeira validação. Crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 15 anos pagam meia. O preço do Card varia de acordo com a cada época do ano, sendo o mais barato 24 euros e o mais caro 42 euros por pessoa.
Para mais informações, acesse salzburg.info .
O que fazer em Salzburg
Teleférico Untersberg
Esse foi o nosso primeiro passeio, aproveitando o primeiro dia ensolarado. O teleférico leva até a montanha de mesmo nome, lugar que proporciona uma vista linda para a cidade e para os Alpes austríacos. A montanha Untersberg está a 1853 metros de altitude e oferece várias opções de trilha. Verifique a época do ano que vai visitar e, caso a montanha esteja com neve, cuide para que esteja com roupas e sapatos apropriados.
Eu, macaca velha de passeios na neve, errei feio o calçado para esse passeio e acabei ficando só na parte interna. Sim, final de março a montanha ainda estava repleta de neve e a paisagem lindíssima. Mas calçado apropriado é fundamental para fazer esse passeio. Eu fui de tênis e fiquei com medo não apenas de cair, mas também de molhar o pé e passar o resto do dia com o pé gelado. Mas o maridón e nossos amigos caminharam em volta e foram até o topo da montanha pra garantir as fotos para mim. E eu curti a vista dali do lado de dentro também.
Para os amantes de esportes radicais, durante o inverno é possível esquiar nessa região. Veja mais detalhes na página oficial. A montanha abriga ainda dois restaurantes e eu consegui caminhar pelo menos pelo terraço dali. A vista super vale a pena e lamentei por não estar calçada como deveria. Mas faz parte…
Como chegar
Para quem vai de carro, pegar a saída Salzburg-Süd, direção Grödig-Berchtesgaden. Ou busque no navegador por Grödig -St.Leonhard ou Untersbergbahn. É possível estacionar por ali e se dirigir para a estação do teleférico.
Para ir de transporte público, basta pegar o ônibus 25 e descer no ponto Grödig-St.Leonhard.
Esse passeio é coberto pelo Salzburg Card com a grande vantagem de não precisar pegar fila. Para quem não tem o Card, o ticket para subir e descer custa 23 euros.
Atenção: os horários de funcionamento variam de acordo com as estações do ano. Verifique no site oficial e fique sempre atento ao último horário de descida. Principalmente nas estações mais frias.
*De acordo com o site http://www.untersbergbahn.at/, o teleférico está fechado de 22 de outubro a 14 de dezembro de 2018 para manutenção.
Palácio Hellbrunn e fontes
O Palácio Hellbrunn fica mais afastado do centro histórico e é uma visita que pode ser combinada com o Teleférico ou com o Zoológico, pois são próximos e o ônibus que leva até lá é o mesmo 25 (aqui, o ponto de parada é o Schloss Hellbrunn). Para quem vai de carro, há estacionamento no local que é pago à parte (mais uma vantagem para ir de transporte público, especialmente para quem compra o Salzburg Card).
Nós fizemos apenas a visita aos jardins e suas fontes, mas é possível fazer o tour guiado também dentro do palácio.
O lugar é bonito e as fontes são, no mínimo, interessantes. O tour dura cerca de 30 minutos e passa por todas as fontes do jardim. E acredite, as fontes são bem diferentes e criativas. O único senão é que, durante a visita, as fontes são ligadas pelo guia e molha os visitantes. É preciso ficar muito espero pra não levar um banho de água gelada. Se for verão, ok. No nosso caso, que era início da primavera, mas ainda fazia frio, tivemos que tomar muito cuidado pra não sairmos ensopados e, consequentemente, congelando.
Esse passeio também é coberto pelo Salzburg Card, mas é preciso retirar o ticket na bilheteria do local (basta apresentar o Card e pegar o bilhete para visitar as Trick-Fountains).
Getreidegasse
Essa charmosa rua no centro antigo de Salzburg é passagem obrigatória. Composta por lojas diversas, lojinhas de souvenir, cafés e restaurantes, passear por ali é sem dúvidas necessário na sua visita a Salzburg. A rua é só para pedestres e está sempre movimentada. Além de tudo isso, é na Getreidegasse que fica a casa onde nasceu Mozart, hoje transformada em museu, outra visita que vale a pena.
Casa Natal de Mozart
A casa onde Mozart nasceu (Mozarts Geburtshaus) e viveu seus primeiros anos é hoje um museu que conta a história do artista e parte de sua trajetória. É possível ver alguns objetos que lhe pertenceram. A entrada na Casa Natal de Mozart está incluída no Salzburg Card (sem o Card, o bilhete custa 10 euros).
Há ainda na cidade a casa onde Mozart viveu entre 1773 e 1780, que também pode ser visitada usando o Salzburg Card. Nós só passamos na porta, pois escolhemos visitar apenas a Casa Natal.
Fortaleza Hohensalzburg
Para quem gosta de Castelos e Fortalezas, essa visita é imperdível. Para quem não gosta, também! Afinal, é dali que se tem a melhor vista de Salzburg. Só a vista já vale a visita. E olha que fomos num dia de chuva. Imaginem em dias de sol como fica essa paisagem!
Datada do século XI, a Fortaleza Hohensalzburg é uma das maiores da Europa Central e seu estado de conservação é impressionante. É possível chegar ao topo da Fortaleza caminhando ou de Funicular. O bilhete custa 12 euros por pessoa para quem não tem o Salzburg Card. O horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano e o último acesso é sempre 30 minutos antes do horário de fechar.
Horários:
De outubro a abril: das 9h30 às 17h
De maio a setembro: das 9h às 17h.
Jardins do Palácio Mirabell
Quem não gosta de visitar um cenário de filme, não é mesmo? Ainda mais se for de um clássico do cinema! Visitar os Jardins do Palácio Mirabell é se sentir dentro do filme “A Noviça Rebelde” e querer sair cantando Dó Ré Mi como se fosse a Maria ou as crianças Von-Trapp.
A visita aos jardins do Palácio Mirabell é gratuita. Dentro do palácio, acontecem concertos e é possível consultar a programação em www.schlosskonzerte-salzburg.at
Quando estivemos em Viena, em 2014, fomos a um concerto e eu super recomendo a experiência. Dessa vez, com a Giovanna, não arriscamos, embora eu ache que ela vai adorar também (ela ama música!).
Dos jardins do Palácio Mirabell, tem-se uma vista linda da Fortaleza Hohensalzburg. Saindo do palácio, basta escolher uma ponte e cruzar o rio Salzach para chegar ao centro histórico da cidade. Uma parada no Café Sacher pode ser uma ótima opção nesse momento para experimentar a deliciosa torta Sacher ou simplesmente tomar um café pra aquecer.
Se for verão, outra opção é fazer um passeio de barco pelo Rio Salzach. Deve ser uma delícia! Como fomos em pleno final de inverno, optamos pelo café mesmo. 🙂
Catedral de Salzburg
A Catedral de Salzburg tem entrada gratuita e é muito bonita. Foi nela que Mozart foi batizado. Quem visita o Domquartier Salzburg, tem acesso a parte alta da Catedral, de onde é possível tirar essa foto.
Domquartier Salzburg
Essa visita só entrou em nosso roteiro para fugirmos da chuva. Como também está incluído no Salzburg Card, valeu conhecer. Mas não é uma visita que considero imperdível. Fotos não são permitidas dentro do local, que é grande e para visitar tudo leva bastante tempo. Há uma parte dedicada à itens da Catedral, uma galeria de arte. Não visitamos tudo, porque queríamos ir até a Fortaleza. Foi só pra correr da chuva mesmo, e até valeu conhecer. Mas eu diria que, se for pra escolher um museu em Salzburg, acho a Casa Natal de Mozart mais interessante. Ou ainda o Museu de Ciências e História Natural, divertido para todas as idades.
Museu de Ciências e História Natual (Haus de Natur)
Esse Museu foi um grande achado na nossa viagem. Uma visita incrível, especialmente para quem viaja com filhos. Estávamos com uma outra família e a Tata, que tem 13 anos, amou essa visita. Na verdade, entramos nesse museu a pedido dela e foi de longe o melhor museu da cidade. Todos se divertiram, desde a Giovanna até os marmanjos engenheiros que ficaram fissurados com a parte de tecnologia do museu.
Em alemão, esse museu se chama Haus de Natur: Museum für Natur und Technik, que numa tradução ao pé da letra seria um Museu de Ciências e Tecnologia. São 4 andares om as mais diferentes atrações e atividades. Dá pra passar um dia inteiro lá dentro.
O museu tem salas interativas que proporcionam às crianças, adolescentes e adultos a experiência da ciência e da tecnologia. Diversão e conhecimento juntos em um único lugar. Visita mais que recomendada. O ingresso desse museu também está incluído no Salzburg Card. O ticket para quem não tem o Card custa 8,50 euros.O museu abre diariamente, das 9h às 17h.
Zoológico
Nós não chegamos a visitar o Zoo de Salzburg, mas fica aqui a dica para quem viaja com crianças e quer um passeio a mais. O Zoológico de Salzburg fica entre o Palácio Hellbrunn e o Teleférico Untersberg. O ônibus 25 para na porta e, quando passamos, tinha fila pra entrar.
O ingresso do zoo custa 11,50 euros adulto e 5 euros criança para quem não tem o Salzburg Card. Mais informações em www.salzburg-zoo.at
Cervejaria Stiegl-Brauerei
Visitar uma cervejaria pode ser um programa bem interessante. Em 2011, fizemos o Heineken Experience em Amsterdam e adoramos. Em Salzburg, escolhemos visitar a Stiegl-Brauerei pra terminar o dia e comer por lá (eles têm dois restaurantes com cardápio bem variado e muita cerveja).
A visita pode ser guiada ou independente, tudo depende do horário que você chega. O tour começa com um filme e depois passa por todo o processo de fabricação da cerveja. Nós não pegamos o tour guiado, mas acredito que seja interessante.
Como chegar
De carro, o endereço para colocar no navegador é Bräuhausstrasse 9. Tem estacionamento gratuito no local. Pra quem vai de transporte público, pegar o ônibus 1 ou 10 e descer na parada Bräuhausstrasse.
A cervejaria abre diariamente das 10h às 17h (nos meses de julho e agosto, funciona até às 19h). Fecha nos dias 25 e 26 de dezembro e 1o de janeiro. O tour guiado em inglês acontece somente às 15h. Passeio coberto pelo Salzburg Card. Para quem não tem o card, o bilhete custa 12,50 euros (adulto) e 7,50 (criança) e inclui uma degustação de cerveja e um brinde, que nós deixamos pra pegar na saída do restaurante e perdemos, porque já estava fechado. Fica a dica!
Salzburg com certeza entrou para nossa lista de cidades favoritas. Com tantas atrações e um cenário que parece ter saído do cinema (alguns deles até saíram, né?), é uma cidade que merece entrar em seu roteiro. Combinar com algumas cidades da Alemanha pode fazer sua viagem ainda mais incrível. Se você está pensando em conhecer essa região da Europa, recomendo conhecer o blog Destino Munique e trocar uma ideia com as meninas. Elas podem montar o seu roteiro e dar dicas incríveis de toda essa região da Áustria e da Bavária (Alemanha).
Espero que tenham gostado do post e de nosso passeio por Salzburg. Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que vai ser um prazer responder. E se visitar Salzburg seguindo nossas dicas, conta aqui pra gente também! Vou adorar saber da sua experiência nessa cidade que ganhou meu coração. Até a próxima e… voilà!
Fê, que lugar lindo!
Juro que na foto da neve, fiquei procurando as pessoas, e foi difícil de achar, viu…
Também saímos maravilhados com Salzburg, cidade é puro charme, dos lugares que você mostrou aqui não fomos ao zoo (estávamos sem os meninos) e não fizemos o passeio do teleférico, mas de resto revi um pouco de nossa viagem nesse post.
Que cidade! Eu gosto de ter os passes de passeios pela incrível comodidade! Sempre que posso compro.
Adorei o post!! Bem completo! Vou aproveitar suas dicas quando for lá em abril!! Obrigada por compartilhar com a gente!
Boa noite, os jogos de água também acontecem em Março?
Oi Guilherme! Nós visitamos o parque no início de abril e, pelo que vi, é quando começam os jogos de água no palácio. Abraços!
Lindo post, Fe!!!! Ainda preciso fazer esta visita à cervejaria, só fui no restaurante deles.
Obrigada por nos recomendar no post também 🙂
Bjoss
Camilian