Depois daquela semana com momento down, o sol graças a Deus voltou a dar o ar da graça e o que mais fiz no final da semana passada foi bater perna. No final de semana a chuva voltou, mas nem por isso ficamos em casa (só que essa parte eu vou contar em outro post).
Bem, na minha primeira volta por Vevey pós momento down, encontrei alguns momentos interessantes que fotografei e chamei de “Curiosidades do outono suíço”. Como já disse, o clima mudou totalmente. E além de sentirmos isso na pele (temperaturas mais baixas, maior umidade, etc), percebemos isso através das árvores. As folhas começaram a amarelar, cair e, agora, algumas árvores estão ficando até com as folhas mais avermelhadas. Essas imagens são das árvores que vejo da janela da sala de casa. Tenho tentado registrar cada mudança pra comparar e aqui vão algumas.
Outro fator interessante que observei foi que, no mesmo dia que saí de casa porque o sol tinha voltado, pareceu que toda a população de Vevey fez a mesma coisa. As pessoas ficam loucas pela presença do sol e, quando ele aparece, todo mundo vai pro lago e aproveita o bom tempo, que dura pouco. Afinal, o inverno está chegando e o sol vai ser artigo de luxo logo logo.
Agora a principal e mais interessante curiosidade de outono é esta: aqui, as flores dos jardins públicos não morrem com o inverno, o que seria o natural, certo? Mas há uma intervenção humana que impede que isso aconteça. Durante o outono, as plantas e flores são cuidadosamente retiradas dos canteiros e encaminhadas para estufas, onde serão cuidadas durante o período gelado para, na primavera, serem colocadas de volta nos jardins e arredores do lago. Dá pra acreditar? Quando uns amigos nos contaram, ficamos admirados com isso. Sabíamos que as flores não nasciam da noite para o dia na primavera, mas pensávamos que eram outras flores cultivadas para a nova estação. E em um dos meus passeios, pude presenciar o processo de retirada das flores.
Nessa última foto, reparem que o canteiro já está vazio. As flores já foram colocadas no caminhãozinho que está ao fundo. Dali eles partiram para outro canteiro e eu fui embora, pensando no significado desses gestos, desse cuidado. E achei simplesmente lindo. Um gesto pequeno mas muito significativo de respeito à natureza, à vida. E vamos aprendendo com isso… Voilà!
É mesmo muito interessante e nos dá uma lição de cuidado com a natureza incrível. Beijinhos da mammy que ama mooooitttoooo!!!!