Outubro: começo de um novo mês e sinais da nova estação. Na Suíça, diferentemente do Brasil, a estação que chegou no final de setembro foi o outono. Enquanto o Brasil abre as portas para a primavera e suas flores, a Suíça se despede delas e recebe o vento e, com ele, muitas folhas pelo chão.
Uma coisa que sempre ouvi sobre morar na Europa é que você percebe muito facilmente a mudança das estações. Realmente no Brasil, de uns anos pra cá, outono, primavera e verão tem sido quase uma mesma coisa. E às vezes até no inverno enfrentamos dias quentes. Sempre me disseram que na Europa isso é bem diferente. Quando contei a alguns amigos que estávamos vindo morar na Suíça, muitos comentaram: “nossa, você vai ver que maravilha! Lá você percebe a diferença das 4 estações!”. Bom, eu não colocava muita fé nisso, mas percebi que estava totalmente errada e vou explicar por quê.
Primeiro porque nunca pensei que fosse sentir calor na Suíça. E isso não conta dentro de casa, onde o ambiente é aquecido. Não pensava ser possível sentir calor aqui. Tanto que trouxe pouquíssimas roupas mais frescas e passei aperto nas minhas primeiras semanas: tive que ir às compras – o que não foi difícil pra alguém que adora comprar! Mas o verão, ao contrário do que eu imaginava, estava realmente com cara de verão. Cheguei a pegar 30 graus! Mas ao contrário do clima mega tropical que estamos acostumados, é um verão agradável, acredito que devido à umidade do ar. E ele durou até o final de agosto! Dias quentes, bonitos e ensolarados marcaram meus primeiros dois meses de vida suíça.
Setembro começou e, antes mesmo da virada da estação, a mudança climática foi nítida: o vento começou a se manifestar mais e vieram também os dias de chuva. A temperatura passou para o máximo de 18 graus e uma meia-manga começou a se fazer necessária, principalmente à noite. Fiquei mais impressionada ainda durante a nossa viagem para a Itália, quando passei a observar que as montanhas, no topo, já estão com neve! Mas ao redor ainda era possível ver tudo verdinho e florido! Imagens que pareciam obra de arte de tão lindas!
O outono finalmente chegou e, com ele, o mês de outubro. E nesses últimos dias tenho observado outras mudanças, segundo fator que me levou a realmente acreditar que é possível perceber as 4 estações quando se vive na Suíça. Os dias estão mais cinzentos. O sol ainda aparece, mas por menos tempo. As folhas estão caindo e fazem um verdadeiro tapete em algumas áreas do parque próximo ao lago. Outra mudança nítida foi a duração dos dias. Quando cheguei aqui, em pleno verão, 5h da manhã já tinha sol e ele só ia embora perto das 10h da noite. Outro dia acordei em meio ao que pensava ser madrugada para fazer xixi. Tamanha foi minha surpresa ao olhar no relógio e ver que já eram 7h da manhã. Os raios de sol, ou melhor, de luz – já que não havia sol – só apareceram depois das 7h15. E agora, entre 19h e 19h30, a noite já invade o céu. Os comentários são de que em novembro e dezembro esse prazo de luz do dia é ainda menor. Mas quando essa fase chegar, conto as minhas impressões aqui, combinado?
Outro ponto interessante é a sensação térmica. Por várias manhãs observei o termômetro que fica na avenida do meu curso de francês e ele chegou a marcar entre 12 e 10 graus. No entanto, eu estava apenas com uma blusa de malha mais fina e não sentia o mesmo frio que sinto quando é essa a temperatura no Brasil. Curioso, não? Imagino que seja para compensar o que vem por aí no verdadeiro inverno. Mas quando ele chegar, eu conto tudo pra vocês. Por enquanto, ficamos com os ventos do outono e suas folhas caídas, que dão um charme à estação. E um leve agasalho pra sair de casa, por favor. Voilà!
Lindo ver esta estação, que aí, realmente é perfeita e que aqui só víamos em filmes e desenhos. Bjos!
Primavera e flores? Mais como "chuva e inverno atrasados"!
Eu nunca tenho que usar casaco, mas está 16ºC nessa noite!
E dizem que as belezas não param por aí… vou estar atenta para colocar tudinho aqui e partilhar com vocês! Bjos!
hahaha
Soube mesmo que a primavera aí tá meio maluca… mas é exatamente isso que quis dizer: aí, no Brasil, as estações do ano deixaram de ser diferentes e começaram a se misturar. Aqui, parece que elas são separadinhas mesmo… E 16 graus aqui, acredite, também não usei casaco… rsrsrs