EEBB Madrid: #eufui #eutava mais uma vez

O EEBB, Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros chegou a sua quinta edição e mais uma vez fez história na vida dos blogueiros brasileiros que vivem na Europa. A sede dessa edição foi a linda Madrid e teve a organização ímpar das meninas do BLPM – Blogueiros de Língua Portuguesa de Madrid.

O Viagens de Mãe marcou presença pela segunda vez (estive na quinta edição, o EEBB Paris) e venho agora contar como foi participar de novo desse evento, reencontrar tanta gente querida e conhecer novos profissionais da blogosfera.

O que é o EEBB?

O EEBB nasceu em 2014 e já passou por Barcelona, Porto, Berlim, Paris e Madrid. Idealizado pelas blogueiras Cristina Rosa, do blog Sol de Barcelona, e Magê Santos, do blog Milão nas Mãos, o objetivo do encontro era proporcionar um espaço para troca de experiências entre os blogueiros que vivem no continente europeu. Troca essa que vai além do âmbito profissional, pois muitas amizades nasceram nos EEBBs da vida.

A cada ano o grupo cresce e uma grande expectativa gira em torno das próximas edições: qual será a próxima sede? Quem serão os próximos organizadores? Independente das respostas, participar de um EEBB é desejo de todo blogueiro brasileiro que vive por aqui. Afinal, o encontro cumpre muito bem o seu papel: são dois dias de muito aprendizado e integração. Portanto, que venham os próximos!

eebb Madrid

 

Como foi o EEBB Madrid?

Eu sempre quis visitar Madrid. Quando foram abertas as inscrições pro EEBB, tratei de garantir minha vaga e comecei a sonhar com a cidade, planejar nossos dias por lá. Normalmente, o EEBB dura dois dias, o sábado e o domingo, mas tem sua abertura oficial na sexta-feira à noite. Dessa vez, as meninas do BLPM foram além e capricharam na agenda do encontro. Ainda bem que antecipei minha ida junto da querida Ana Krueger (chegamos na quarta, dia 14/11) e pude participar de algumas atividades incríveis que aconteceram antes da programação oficial.

EEBB Madrid

Ana e eu desbravando Madrid.

Tour Fantasmas com a Civitatis

Na quinta-feira à noite, quem chegou antes, pode fazer um tour guiado pelo centro de Madrid. Um tour curioso e diferente, chamado de Tour Fantasmas de Madrid. Por que Tour Fantasmas? Porque é um passeio noturno que nos leva a conhecer os fantasmas da cidade, as histórias de mistério e até terror que fazem parte da cultura da capital espanhola. Histórias que passam de geração para geração sobre amores e tragédias de personalidades da cultura madrilenha.

Esse Tour foi oferecido pela Civitatis, empresa parceira do VEEBB. Caminhamos pelas ruas de Madrid com um Guia que fala português e nos fez mergulhar nas histórias assustadoras. Há rumores que alguns participantes não dormiram aquela noite… rumores…

O que posso dizer é caminhas por Madrid toda iluminada foi demais de lindo!

EEBB Madrid

Pelas ruas de Madrid durante a noite.

Tour Fantasmas de Madrid

Tour Fantasmas de Madrid com a Civitatis.

Madrid

Grupo que participou do Tour Fantasmas de Madrid com a Civitatis

Tour pelo Museu de História de Madrid

Na sexta-feira, dia 16, dois horários diferentes foram disponibilizados aos participantes para fazer um tour pelo Museu de História de Madrid. Pela manhã, participamos do tour que foi guiado pela Juliana do blog Rumo a Madrid. Uma verdadeira aula de história dada por quem entende do assunto.

Anota aí a dica: a Juliana é membro do BLPM que também oferece tours em português pela cidade com guias profissionais. Super recomendo uma visita ao Museu de História de Madrid – que tem entrada gratuita! – na companhia da Ju. #ficaadica

EEBB Madrid

Entrada do Museu de História de Madrid

Tour Museu do Romantismo

Na parte da tarde, a Ju comandou um tour pelo Museu do Romantismo, mais uma preciosidade da história e da cultura de Madrid. Infelizmente não consegui ir a esse passeio, mas os blogueiros que participaram elogiaram muito e colocaram em seus depoimentos (no final do post, tem uma lista com todos os participantes do EEBB pra vocês conferirem).

Coquetel de Boas Vindas

E chegou um dos momentos mais esperados: aquele momento de conhecer os participantes e rever os amigos de encontros passados. Num ambiente descontraído e de muita diversão. O local para o coquetel não poderia ser melhor: o tradicional Mercado de San Idelfonso. Tudo preparado com muito carinho e cuidado pela Hotmart, mais uma parceira do EEBB.

Hora de descontrair, tomar um vinho e fazer muitos boomerangs pra brindar os encontros e reencontros que o EEBB proporciona. Cheers!

EEBB Madrid

Revendo e desvirtualizando amizades da blogosfera. Foto: All You Need is Photo

EEBB Madrid

Alegria e descontração no Mercado San Idelfonso.

Ah! E também hora de nos conectarmos com o Wifi Away! Durante o coquetel, recebemos o aparelho que foi nosso aliado e fiel companheiro durante todo o encontro. Com o Wifi Away, pudemos ficar o tempo todo conectados compartilhando nossas experiências nas Redes Sociais em tempo real. Que viajante não ama isso, não é mesmo?

Sábado: palestras no Palácio de Cibeles

A programação de sábado é sempre bastante intensa, pois é o dia das palestras. Dia de muito aprendizado, momento para tomar notas e abastecer as ideias para aplicar no blog. O V EEBB teve como cenário para esse dia o Palácio de Cibeles, um verdadeiro cartão-postal da cidade. A Madrid Destino, empresa pública que faz a gestão cultural e turística de Madrid, gentilmente nos ofereceu um anfiteatro dentro do Palácio, que também abriga a prefeitura da cidade.

Palestras

Foram ao todo 4 palestras e uma dinâmica de grupo. Segue a relação dos temas abordados e lista de palestrantes para vocês terem uma ideia de tudo que rolou nessa tarde:

  • Como trabalhar com marcas e fazer dinheiro com as redes sociais: com Gisele Almeida do blog Viajar pela Europa e Juliana França do blog Eu Ando Pelo Mundo;
  • Como profissionalizar seu canal do You Tube com Fabia Fuzeti do blog e canal Estrangeira;
  • Maneiras efetivas de usar Facebook Ads na estratégia do seu blog com Gabriela Albertoni da agência de marketing digital Enciende tu Web;
  • Estratégia de Conteúdo – de inspiração a ação com Ana Paula Risson do blog Ana de Amsterdam
  • Dinâmica de grupo sobre ética e profissionalismo conduzida pelo Diego Canhada, do blog The Get Away.

A programação contou ainda com palestras das empresas parceitas Hotmart e Civitatis.

EEBB Madrid

O time BLPM, as responsáveis por toda a organização do V EEBB. Foto: All You Need is Photo

EEBB Madrid

O espaço das palestras carinhosamente preparado pelas meninas do BLPM. Foto: All You Need is Photo

Infelizmente eu tive um imprevisto na manhã de sábado e não consegui comparecer às primeiras palestras. Giovanna caiu na véspera e se machucou, tivemos uma noite bem complicada… #vidademae né, mores? Graças a Deus ela acordou melhorzinha e para não perder o restante da programação, levei a mocinha junto. Ela se comportou lindamente e até tomou notas durante algumas palestras. Mini-blogueira nata! Hahaha

EEBB Madrid

Giovanna tomando notas durante as palestras rsrs

Experiências gastronômicas

Eu cheguei ao Palácio de Cibeles na melhor hora: coffe break hahaha. E o Coffe Break não poderia ter proporcionado uma experiência melhor da culinária local: a tradicional Chocolateria San Ginés nos ofereceu Churros. Pensem! Mandei a dieta e a alergia pras cucuias pra provar um pedacinho. Mas quem se deliciou mesmo foi a Giovanna. Ô menina que gosta de chocolate, viu? Hahaha

EEBB Madrid

Churros e cholocate da San Ginés. Foto: All You Need is Photo

Outra experiência gastronômica fantástica foi o momento do almoço. A Civitatis nos ofereceu o melhor da culinária espanhola com um gostinho brasileiro: gazpacho, tortilla, bocadillo como pratos principais e brigadeiro e mousse de maracujá na sobremesa. E ainda tinha Guaraná! Delícia demais, né? Tudo carinhosamente preparado pela empresa Delícias y Sueños.

EEBB Madrid

As sacolinhas com o almoço de cada blogueiro. Foto: All You Need is Photo

Para fechar a comilança o passeio pela culinária espanhola, tivemos um momento degustação de azeites com a Oro de Cánava. E ainda fomos mimados com um vidro pra trazer pra casa – o meu já está quase no fim, tô precisando voltar a Madrid 😉 .

EEBB Madrid

O tradicional azeite espanhol Oro de Cánava. Foto: All You Need is Photo

Oficina e Show de Flamenco no Casa Patas

Para fechar a programação de sábado, fomos à Casa Patas, uma tradicional casa de Flamenco de Madrid. Em dois grupos, os blogueiros puderam aprender os primeiros passos de Flamenco e ainda técnicas de percussão. Um mergulho à essa cultura espanhola num ambiente divertido de de pura descontração. Maneira perfeita de fechar o dia, mas ainda tinha mais!

EEBB Madrid

Oficina de Percussão no Casa Patas. Foto: All You Need is Photo

Após a oficina, fomos brindados com uma típica apresentação de Flamenco pelos artistas da Casa Patas. Um show de arrepiar a alma. Simplesmente indescritível!

EEBB Madrid

Show de Flamenco no Casa Patas.

Domingo no Parque

A programação de domingo foi dividida e confesso que foi difícil escolher de qual atividade participar. Foram 3 passeios por lugares diferentes de Madrid, todos guiados pelas meninas do BLPM. Um grupo fez o tour Madrid dos Áustrias, com a Juliana. Outro grupo foi para a Feira do Rastro e o bairro da Latina, com a Sandra. E o terceiro grupo foi para o Parque do Retiro, com a Juliane D`Amore. Pelo título vocês já imaginam qual eu escolhi, né?

Fizemos o tour pelo Parque do Retiro com a Juliane e foi uma escolha da qual não me arrependo. O Parque é lindo e, com as cores do outono, estava simplesmente estonteante! E sim, não é apenas um parque. Tem muita história sobre o local e a Juli nos contou muitos detalhes sobre os monumentos e construções que compõem o parque, além de algumas curiosidades. Visita que super recomendo para quem for a Madrid!

Pra deixar o passeio ainda mais completo, tivemos a presença da Thuanny Chagas, uma das fotógrafas do All You Need is Photo, empresa parceira e responsável pelas fotos oficiais do EEBB Madrid. Como diz minha amiga Ana, firmamos uma amizade sincera com a Thuanny e garantimos cliques lindos durante esse passeio inesquecível.

Paisagem dentro do Parque do Retiro

EEBB Madrid

Eu caminhando naturalmente (sqn) pelo Parque do Retiro.

EEBB Madrid

Giovanna flagrada pela Thuanny do All You Need is Photo. Como não morrer de amores?

Encerramento

A minha vida de mãe não me permitiu participar das duas últimas atividades. No domingo, depois dos tours, o encontro teve seu encerramento oficial na la Charcutería de Cervezas La Virgen. Mesmo não podendo comparecer, trouxe uma cerveja pra casa e maridón aprovou. Gracias, La Virgen!

Na segunda-feira, pela manhã, quem ainda ficou na cidade desfrutou de um momento de puro relaxamento. O Hammam al Ándalus ofereceu um banho árabe e quem participou passou muita inveja em quem não pôde ir. Quem sabe na minha próxima ida à Madrid, não é mesmo?

Balanço Geral do Encontro

Bom, acho que nem preciso dizer o quanto amei mais uma vez poder participar de um EEBB, não é mesmo? Reencontrar amigos de encontros passados, desvirtualizar algumas amizades e ainda conhecer novos blogueiros que ainda não conhecia é sempre uma experiência incrível. Sem contar nos projetos e ideias que um encontro como esse planta na cabeça e no coração da gente! Muitas ideias pra serem colocadas em prática agora em 2019 e muita expectativa para o próximo encontro. Que venha o VI EEBB! Porque no que depender de mim, estarei lá!

EEBB Madrid

Pra encerrar o post, uma imagem do lindo Palácio de Cibeles iluminado.

Mais uma vez, deixo nossos agradecimentos à incrível equipe do BLPM que não mediu esforços para nos proporcionar um encontro maravilhoso. Fica também nosso muito obrigada aos parceiros e apoiadores do evento, que acreditaram no EEBB e nos ofereceram momentos incríveis!

Abaixo, vocês podem conferir a lista de patrocinadores bem como a relação de todos os blogs participantes. Não deixem de visitar também esse blogs para ver a experiência e história de cada blogueiro com o EEBB.

E que venha o próximo encontro! Hasta la vista!

Parceiros da V edição do EEBB

Hotmart, Civitatis, GuestToGuest, Hostal Persal, Madrid Destino, Casa Patas, Hammam Al Ándalus, Wifi Away, Madrid Citytour, AleHop, Aceites Oro de Canava, Chocolateria San Gines, Mercado San Ildefonso, Far Home2060 Hostel & Market, Cerveza La Virgen, All you need is photos, Kellen Pohlmann – Redes Sociais, BLPM, Fernando Gimenez Designs

Blogs participantes

7 Cantos do Mundo

Ana de Amsterdam

Aqui se fala Português

BLPM

Bons ventos me levam

Brazuka

Bruna pra Viagem

Claudias-welt

Contando Destinos

De café por Barcelona

Deguste seu Destino

Destino Munique

Em Roma

Entre tapas y canas

Esto es Madrid Madrid

Estrangeira

Eu ando pelo Mundo

Holandesando

Grazie a te

Ligado em Viagem

Londres pra Você

Manaira Araujo

Mel a mil pelo Mundo

Melissa na Holanda

Michelle tão distante

Mochilou

O Porto encanta

Passaporte com Pimenta

Praga Boemia

Quarto de Viagem

Rumo Madrid

Sol de Barcelona

That Good Trip

The Get Away

The Nerdylands

Viagem Jovem

Viagens de Mãe

Viajar pela Europa

Viajoteca

Viajapedia

Viva Barcelona

Viagem 0800

Viaje com Vivi

Zanzemos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *