O que fazer em Berna, capital da Suíça

Muita gente pensa que Zurique é a capital da Suíça, mas na verdade não é. A capital helvética é Berna, uma cidade de aproximadamente 133 mil habitantes pertencente ao cantão (estado) de mesmo nome. O idioma da cidade é o alemão e também fala-se o suíço-alemão. A cidade é cortada pelo Rio Aare e tem uma paisagem única e bucólica. Seu centro histórico é patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

Morei 4 anos na Suíça e visitei Berna inúmeras vezes, mas nunca tinha deixado as dicas da cidade aqui no blog. Com a vibe da Copa do Mundo 2018 e sendo a Suíça o primeiro adversário do Brasil (confronto que deu empate), resolvi listar as principais atrações dessa cidade encantadora. Confrontos futebolísticos à parte, a Suíça é maravilhosa e Berna certamente merece entrar no seu roteiro de viagem pelo país dos alpes.

Berna, Capital da Suíça

Quanto tempo ficar em Berna?

Embora seja a capital da Confederação Helvética, Berna não é uma cidade grande e um dia é suficiente para conhecer os seus principais pontos turísticos. Eu sempre fiz bate e volta saindo de Vevey, especialmente para levar o pessoal do Brasil que vinha nos visitar. Nesses passeios de um dia, fazíamos o tour pelo centro antigo e alguma outra atração. Para visitar tudo o que vou listar, eu diria que o período de dois dias é o ideal. Tudo depende do que você vai escolher conhecer na cidade, do seu ritmo de viagem e prioridades.

Uma dica é fazer de Berna a sua base no país. Sua localização central permite acesso fácil a atrações como os lagos Blausee e Oeschinensee. Lucerna, Interlaken, Zurique e Lausanne estão também a distâncias curtas e viáveis para um bate e volta.

Mapa da Suíça

Mapa da Suíça. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_extremos_da_Suíça

Onde se hospedar?

Se você escolher fazer de Berna sua base de viagem, tá aqui um levantamento de alguns hotéis que eu ficaria hospedada considerando a ótima localização e custo benefício.

Best Western Hotel Bern

Hotel City am Bahnhof

Hotel National Bern (esse inclui café no valor da diária)



Booking.com

 

O que fazer em Berna?

Se você escolher passar apenas um dia na cidade, o que considero imperdível é o centro histórico. Você pode começar seu passeio na praça do Parlamento e descer pelas ruazinhas do centro antigo.

Berna, Capital da Suíça

O Parlamento Suíço

Bundesplatz

Essa é a praça onde fica o Parlamento Suíço, um prédio lindo e imponente que foi construído em 1902, mas passou por uma reforma e remodelagem que terminou em 2008. É possível fazer visitas guiadas, mas precisa agendar com certa antecedência. Quem tem todos os detalhes dessa visita é a Ana, do Pelo Mundo Blog.

Mas mesmo que você não faça o tour guiado pelo Parlamento, vale ir lá na porta tirar umas fotitas e contornar o prédio pra ter a vista que ele proporciona da cidade e do Aare.

 

Berna, Capital da Suíça

Berna vista do pátio do Parlamento

Zytglogge

Saindo da Bundesplatz, mergulhe nas ruazinhas do centro antigo e vá até o Zytglogge, a famosa torre do relógio astronômico. Programe-se para chegar à torre em horas cheias, pois de hora em hora, os bonequinhos do relógio fazem uma apresentação.

A torre também pode ser visitada por dentro e de lá é possível ter uma vista bem bacanuda de Berna. Mas os horários de visita mudam, então só chegando na porta mesmo pra saber (eu nunca consegui fazer).

Berna, Capital da Suíça

Centro histórico de Berna

Kramgrasse e suas fontes

O Zytglogge fica na Kramgrasse e é nela que você vai caminhar para explorar o centro histórico de Berna. Aproveite a caminhada por ali pra apreciar a arquitetura que tem forte influência alemã e não deixe de tirar fotos das icônicas fontes que enfeitam as ruas. Berna tem mais de 100 fontes e 11 delas são da idade média, então vale dar uma atençãozinha pra elas, né? Detalhe e dica importante: a água dessas fontes é potável e você pode encher sua garrafinha e beber tranquilamente.

Uma parada na Läderach pra comer o melhor chocolate suíço e abastecer suas energias é uma boa pedida.

Berna, Capital da Suíça

Centro antigo de Berna

 

Berna, Capital da Suíça

Interior da Läderach, chocolate artesanal suíço dos deuses!

Ao final da caminhada pelo centro histórico, você pode passar pelo Cassino ou ir em direção à Ponte Nydegg (ou Nydeggbrücke) que corta o rio Aare. Se tiver um dia de sol, prepare-se para admirar a cor da água. E dá-lhe fotos dessa paisagem linda. É uma das vistas mais lindas que você vai ter de Berna.

Aare, Rio que corta a cidade de Berna

O Aare em dias de sol. Foto sem filtro nenhum!

Bärenpark

Ao atravessar a Nydeggbrücke, você chegará ao Parque dos Ursos (o Bärenpark). O urso é o símbolo da cidade de Berna, ilustra inclusive a bandeira da cidade. E ali, no parque, você pode apreciar os quatro preguiçosos moradores do local, que têm até nomes: Björk, Finn, Ursina e Berna. Se você tiver sorte, eles vão fazer muitas gracinhas e poses para as fotos.

Berna com crianças

Pra quem viaja com crianças ou procura uma pegada de natureza nos passeios, a capital suíça também oferece inúmeras atrações. Além do parque dos Ursos, Berna tem ainda o Tierpark Bern, também conhecido como Zoo de Berna, lugar super gostoso pra caminhar. A entrada ao parque é gratuita e alguns animais podem ser vistos dali mesmo, como os flamingos. Nós aproveitamos uma ida à Embaixada alemã (período de vistos para a mudança) para levar a Giovanna lá e ela ficou fascinada. Mas como já era final do dia, acabamos não entrando na parte paga do Zoo. (Para mais informações, veja o site do Tierpark).

Para os apaixonados por parques, Berna tem ainda o Rosengarten e o Elfenau. Todos eles proporcionam muito contato com a natureza e são cenários lindíssimos para fotos. O Rosengarten tem vista para o Aare e o Elfenau dá acesso a ele (se for verão, dá até pra dar um tchibum na água, que tal?). Dá pra fazer piquenique e são ótimas opções de lugares pra encerrar o dia.

Elfenau, em Berna, na Suíça

Nós no Elfenau numa deliciosa tarde de outono

Museu(s) do Einstein

Você sabia que Einstein morou em Berna e que foi lá que ele desenvolveu a Teoria da Relatividade? Então, se você é um fã desse cientista, saiba que existem duas atrações em Berna que você não pode deixar de visitar.

O Museu Histórico de Berna (Bernisches Historisches Museum) tem um andar inteiramente dedicado ao cientista e, por essa razão, é também conhecido como Museu do Einstein. É um museu que vale a pena a visita se você tiver mais tempo na cidade. Numa construção que data de 1892, o prédio abriga objetos históricos da Suíça e peças que representam a cultura e a arte do país. No entanto, o andar que tem maior destaque é aquele dedicado à obra do grande físico e cientista.

Fiz a visita em 2014 e infelizmente não tenho fotos. Mas digo que vale super a pena e que dá pra perder umas boas duas horas lá dentro. O Bernisches Historisches Museum fica na Helvetiaplatz e abre de terça a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa 18 francos suíços (adulto). Estudantes têm desconto e crianças entre 6 e 16 anos pagam 8 francos.

Para os fãs de Einstein, a visita precisa se estender ao apartamento em que ele morou, hoje transformado em museu – o Einsteinhaus. Essa parada pode ser enquanto você caminha pelo centro histórico, pois o apartamento fica ali, no segundo andar da Kramgrasse (a rua principal do centro antigo), número 49.

O Einsteinhaus eu não tive a oportunidade de visitar, mas deixo aqui o link do blog da Liana, moradora de Berna, com todas as dicas para essa visita, inclusive com uma parada no Café do Einstein, localizado no térreo do prédio em que ele morou.

Esse museu também fica aberto das 10 às 17 horas e a entrada de adulto custa 6 francos suíços. Mais detalhes diretamente no site deles (inclusive a programação de atrações para o ano de 2018).

Onde comer em Berna?

Visitar Berna é uma ótima oportunidade também para experimentar a culinária Suíça. Meu restaurante favortio na cidade é o Le Mazot, que fica na Bärenplatzbrunnen, bem no comecinho do centro antigo. Eles servem fondue e raclette, mas meus pratos preferidos de lá são os Röstis. O Rösti é aquele prato típico suíço com batata raladinha e acompanhamentos variados. Sempre pedia um diferente e nunca me arrependi. D-I-V-I-N-O-S!

Rösti, pra típico suíço

Rösti do Le Mazot

 

Rösti no Le Mazot

Esse é o meu preferido, com pêra, bacon e tomate!

Outras opções interessantes são o Altes de Tramdepot, que fica no parque dos ursos e tem um delicioso Biergarten (no cardápio deles também tem Röstis), e o Restaurant Rosengarten, no Rosengarten. Esse último pode ser um pouco mais disputado, pois tem poucas mesas. Mas é um ótimo lugar pra ter uma refeição com vista para o Aare.

Para aqueles que já experimentaram a culinária suíça e preferem outra opção, indico o Spaghetti Factory Bern, que tem massas deliciosas. Ele fica na Kornhausplatz, número 7. O spaghetti com atum é o meu preferido.

Espero que tenham gostado do post e das dicas sobre a capital da Suíça. Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que será um prazer poder ajudar. Até a próxima e… voilà!

8 comentarios en “O que fazer em Berna, capital da Suíça

    1. Fernanda Diniz Autor

      OI Natalie, tudo ótimo, e com você? Quanta honra em ir para o #linkódromo do Viaje na Viagem! Muito obrigada pelo destaque! 🙂 Abraços, Fernanda!

      Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Obrigada pela visita, Angélica! Fico feliz que tenha gostado do post e colocado Berna na lista de desejos! 🙂 Tenho certeza que você vai amar a Suíça! Conte comigo pra muitas dicas! Super beijo!

      Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Volta, Lili! Você vai amar Berna! O Rösti de lá é o melhor que eu já comi na vida!!! Beijos!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *