IV EEBB Paris: #eufui #eutava

Em novembro do ano passado estive em Paris pela 4a vez, mas essa viagem tinha um motivo especial: o EEBB, Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Esse post é um resumo de tudo o que aconteceu nesse super encontro e, claro, algumas dicas sobre a cidade luz que aprendi participando do EEBB Paris.

IV EEBB Paris

IV EEBB Paris

O que é o EEBB?

Antes de contar os detalhes, vamos a algumas explicações. O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros nasceu há 4 anos através de um grupo de blogueiros no facebook.

O objetivo inicial foi reunir os blogueiros brasileiros que moram na Europa e criar um espaço de discussão e amizade. Quem arregaçou as mangas para fazer o primeiro encontro acontecer foi a Cris, do blog Sol de Barcelona. E em outubro de 2014 esse grupo se reuniu pela primeira vez nada mais nada menos que em Barcelona.

Bem, nem preciso dizer que foi um sucesso o primeiro encontro, né? A prova disso é que, desde então, anualmente, uma nova edição do EEBB é realizada. O evento já passou pelo Porto, Berlim, Paris (clique aqui para ver sobre as outras edições) e, agora em 2018, será em Madrid (não vejo a hora!). Além disso, a cada ano, o grupo cresce e ganha novos participantes.

E qual é o objetivo do EEBB? Reunir blogueiros brasileiros que moram na Europa e estão em busca de troca de experiências para além do mundo virtual.

Minha história com o EEBB

O Viagens de Mãe é um blog novinho, nasceu em 2016. Quando soube do IIIEEBB, que foi em Berlim, infelizmente não conseguiria participar. Acompanhei, então, através das redes sociais e fiquei com muita vontade de estar presente, de sentir aquela vibe e interagir com tantos blogueiros que já acompanhava. Quando soube que o encontro de 2017 seria em Paris, fiquei mega empolgada e tratei logo de garantir minha inscrição. E foi maravilhoso! Como já mencionei, estou mega ansiosa pela quinta edição, que será em Madrid, cidade que ainda não conheço. Bela oportunidade conhecer com um grupo desses, não? #vemVEEBBMadrid

Como foi o EEBB Paris

A organizadora do EEBB Paris foi a guerreira Martinha, do blog Viajoteca. A Martinha conseguiu tirar leite de pedra e realizar um super evento. Como assim tirar leite de pedra, Fernanda? Não deve ser tão difícil realizar um encontro desses, né? Aí é que vocês se enganam. Um evento dessa proporção exige mais do que a gente pode imaginar. E realizá-lo em uma cidade como Paris, que dispensa divulgações, foi um super desafio. Mas a Martinha foi à luta e arrasou! O EEBB Paris foi simplesmente inesquecível e entrou pra história. Uma pena que eu não pude participar de todas as atividades, mas mesmo assim foi maravilhoso. Vejam agora tudo o que rolou entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017 em uma das cidades mais visitadas do mundo.

Sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O primeiro dia oficial de eventos do EEBB Paris era a sexta-feira, dia 17. Por isso, fui pra lá na véspera para garantir minha participação na abertura do evento, já que não conseguiria ficar para o encerramento. Fui de Frankfurt para Paris de trem, numa viagem super agradável. A viagem de trem dura 4 horas e fui sozinha com a Giovanna. Foi tranquilo, embora um pouco desafiador. Ela não dormiu, pois ficou muito empolgada com o trem. Tive que usar muita criatividade para distraí-la, mas levei livrinhos e quebra-cabeça, o que ajudou bastante. Outra coisa que ajudou muito foi a hora do lanche. O trem que usamos (TGV) tinha serviço de bordo e comprei as opções do Menu kids. Tentei fazer um vlog, mas como ela exigiu muito a minha atenção, consegui filmar muito pouco.

Na sexta-feira pela manhã nós fomos visitar a Igreja da Medalha Milagrosa, parada obrigatória para mim quando vou a Paris. De lá, fomos para a Galeria Lafayete, pois eu queria muito ver a decoração de Natal. E quem estava lá para já começarmos a desvirtualizar a amizade era a Carina, que também escreve para o Viajoteca e mora em Frankfurt (e nos encontramos em Paris, olha isso! Rsrs).

No fim do dia, seguimos juntas para o primeiro evento do EEBB Paris, a subida na Torre de Montparnasse. Na minha primeira vez na cidade luz, fiquei em um hotel pertinho do Montparnasse, mas não subi. Então imaginem como fiquei feliz em ter essa oportunidade no EEBB!

Vista da Torre de Montparnasse

Fomos recebidos com muito carinho pela equipe da Torre, com direito a champgne e macarrons. Um luxo só! A vista da Torre é maravilhosa e foi momento de desvirtualizar mais algumas amizades, além de rever antigas, como a Rê (do blog As viagens de Rê) e a Ju (do blog Eu ando pelo mundo), amigas blogueiras de encontros na Suíça (realizamos juntas encontros como o #ExperienceVevey). Um momento de muita descontração que já anunciava o quão especial seria o final de semana.

IV EEBB Paris

Grupo reunido no Deck da Montpartnasse – Foto Jéssica Kowala

IV EEBB Paris

Vista privilegiada da Torre de Montparnasse – Foto: Camilian Pereira

De lá, o grupo seguiu para um coquetel super especial oferecido pelo XO Hotel em parceria com o Hotel Gustave. Infelizmente eu não fui para essa recepção (vida de mãe), mas soube que foi fantástico, regado a muito vinho e quitudes deliciosos. As fotos não mentem que a galera se divertiu mesmo!

IV EEBB Paris

Grupo reunido no coquetel de sexta. Foto: Gabriela Torrezani

Como eu não fui ao coquetel, voltei para o hotel em que fiquei hospedada, o Hotel Alpha, da Rede Patrick Hayat Hôtels , parceiro do IV EEBB Paris. O Hotel Alpha fica em Boulogne-Billancourt, mas com ótima localização para o transporte público (5 minutos de caminhada da estação de metrô). Uma excelente opção para quem quer fugir do centro de Paris, com ótimo custo benefício. Fomos recebidas com muito carinho e capricho pela equipe do hotel, com direito a mimo no final da estadia.

Pesquise Hotéis em Paris clicando aqui.

100% conectados

Quer deixar um blogueiro feliz? Dê internet ilimitada pra ele! Hahaha

Sério, gente! Quem não gosta de estar o tempo todo conectado? Ainda mais quando está viajando? Tivemos o privilégio de termos como parceiro do EEBB Paris a HippocketWifi, empresa que oferece wi-fi de bolso. Cada blogueiro recebeu seu aparelho e pôde compartilhar tudo em tempo real.

IV EEBB Paris

Conectados com Hippocket Wifi

O Hippocket é um aparelho que fornece wifi de qualidade na França e em outros países da Europa. Trata-se, na realidade, de um hotspot que você carrega na bolsa (cabe no bolso também) e que permite estar 24h conectado. Basta conectar o aparelho ao celular (ou tablet) com uma senha e pronto! Ele conecta até 5 aparelhos e posso garantir, não deixa a gente na mão. Eu carregava o meu durante a noite e pude desfrutar de internet o tempo todo, fazendo vídeos e postanto fotos em tempo real. Muito amor pela Hippocket!

Sábado, 18 de novembro de 2017

O sábado foi dedicado às palestras, momento para trocarmos experiências e discutirmos maneiras de deixar nossos blogs cada vez melhores para nossos leitores. A sede para esse momento de conhecimento e aprendizagem foi o Hôtel de Sully, um dos monumentos nacionais da França.

Hôtel de Sully, Paris

Hôtel de Sully: Foto Camilian Pereira – Destino Munique

Localizado no Bairro Les Marais, o Hôtel de Sully é administrado desde 1967 pelo Centre des Monuments Nationaux, um outro parceiro do EEBB Paris. Pertinho dessa belíssima construção (datada entre os anos de 1625 e 1630) está a Place des Vogues e outras atrações parisienses que merecem ser conhecidas. Passear pelo Marais é imergir na vida do parisiense. #ficaadica

As palestras foram muito ricas e abordaram desde dicas técnicas ao uso das redes sociais, passando por temas como qualidade de conteúdo e relacionamento com parceiros. Tudo muito bem elaborado e pensado para aprimorarmos nossos conhecimentos e nosso jeito de blogar. Já comecei a colocar algumas dicas em prática e só tenho a agradecer por ter tido essa oportunidade.

No intervalo, aproveitei para garantir o meu Calor nos Alpes, livro da Ju Guimarães (Blog Eu Ando pelo Mundo) sobre o país queridinho do meu coração, a Suíça. E gente, o livro tá demais! Parabéns, Ju, e muito sucesso! Você merece!

IV EEBB Paris

Empolgada garantindo o meu Calor nos Alpes

Nossa tarde terminou com um tradicional amigo secreto. Cada blogueiro levou uma lembrança do lugar que vive e pudemos trocar esses mimos ali na hora através de um sorteio. Eu tive a sorte de ganhar mimos da Alemanha (ahá) que a querida Gabi do blog Viagem Jovem levou. E quem ganhou os outros mimos da Alemanha que levei foi a lindona da Paula Augot, do blog No mundo da Paula.

EEBB Paris Blogueiras Alemanha

E claro que teve foto do time Alemanha (faltou a Carina) – Foto Camilian Pereira

Show de cabaré

A noite terminou de um jeito inusitado e simplesmente inesquecível. Tivemos o privilégio de assistir a um tradicional show de cabaré no mais antigo cabaré de Paris, o Paradis Latin.

Fomos recebidos com muito carinho pelo Luís, um brasileiro que trabalha há anos na casa e nos guiou pelos bastidores: vimos os artistas se preparando para o espetáculo, o palco por trás das cortinas. E no final, ainda tiramos uma bela foto nesse cenário.

O show foi maravilhoso e com direito a champagne, cortesia do Paradis Latin. Um jeito muito especial de encerrar as atividades do dia.

Domingo, 19 de novembro de 2017

O domingo foi reservado para turistar. Afinal, é isso que a gente mais gosta de fazer, né? E nada melhor que começar por Montmartre, um dos bairros mais tradicionais e movimentados de Paris.

É em Montmartre que fica a imponente Igreja de Sacre Coeur e a famosa Place des Artistes (Praça dos artistas). Embora eu já tivesse visitado a igreja, nunca tinha passeado pelo bairro. E agora posso dizer: você não pode ir a Paris e não passear por Montmartre. As ruazinhas, as casas, as placas… é tudo tão parisiense que não conhecer esse bairro é como não conhecer Paris.

EEBB Paris

Igreja Sacre Coeur – Foto Rê Autran

Esse passeio foi guiado pela equipe do França entre amigos, também parceiro do IV EEBB. O França entre amigos oferece serviços como transfers, passeios guiados em Paris e também em Nice.

Infelizmente eu tive que me despedir do grupo ao final do tour por Montmartre, pois precisava retornar à Alemnha (meu trem partia às 16 horas). Mas o encontro não acabou ali não. De lá, o pessoal seguiu ainda para um tour guiado no Pantheon (como eu lamentei perder esse passeio) e terminou o dia no Arco do Triunfo. Vocês podem saber como foram esses passeios acessando os blogs dos demais participantes do EEBB. A lista tá aqui embaixo, separada por países, e eu recomendo uma visita em cada um.

Bom, eu só posso agradecer à Martinha por todo o empenho na realização do EEBB Paris e dizer que, para mim, foi importante demais poder participar dessa edição. Amei rever algumas amigas, desvirtualizar a amizade com outras e conhecer tanta gente linda, bacana e alto astral! Que venha o V EEBB em Madrid com mais experiências, mais passeios, mais amizades. Et voilà!

Participantes do IV EEBB Paris

Alemanha

Áustria

Espanha

França

Holanda

Inglaterra

Itália

Portugal

República Tcheca

Suíça

Brasil (palestrante)

Parceiros do IV EEBB Paris

Centre des Monuments Nationaux

Paradis Latin

XO Hotel

Hotel Gustave

Hippocket Wifi

Torre de Montparnasse

França entre Amigos

Galeries Lafayette

Rede Patrick Hayat Hôtels

 

 

5 comentarios en “IV EEBB Paris: #eufui #eutava

  1. Camila Coubelle

    Que experiência bacana hein?! Encontro de blogueiros faz muita diferença para melhorar o trabalho feito por todos, e com esse “plus” de ser em Paris, deve ter sido mesmo incrível!

    Responder
  2. Michela Borges Nunes

    Ai que sonho! Um encontro de blogueiros em Paris! Ai, ai… E olha, eu sei que dá trabalho organizar um encontro destes, pois organizamos um aqui no sul de SC também em novembro, o Rota Sul, e quase perdi os cabelos, hahahahah. Parabéns para a Martinha. Adorei o que vocês fizeram, adorei o encontro e o post.

    Responder
  3. Andrea

    Eu vi um pouco desse encontro pelo instagram de vcs. Achei muito bacana a iniciativa como acho muito importante esses eventos que tanto trazem trocas de experiências.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *