1o de agosto: Fête Nationale Suisse

Agosto, primeiro dia do mês. Toda a Suíça está em festa e resolvi resgatar esse post antigo para falar sobre as celebrações desse dia no país dos alpes.
Fiz esse texto em agosto de 2013, no meu primeiro ano na Suíça, ainda no primeiro blog. Espero que gostem das curiosidades aqui levantadas. E Vive la Suisse!
Na quinta-feira, 1º de agosto, presenciamos as celebrações da Festa Nacional Suíça – em francês, Fête Nationale Suisse. Soube através da moça que nos auxiliou na relocação que por muito tempo esse dia não foi considerado feriado nacional como é agora. Resolvi pesquisar um pouco mais a respeito e fiz um compilado das informações mais interessantes que encontrei. São elas:
 
O Dia Nacional da Suíça está relacionado com o Pacto Federal dos Waldstätten (“cantões florestais”), concluído em princípios de agosto de 1291. É o primeiro pacto escrito de que há registro, mas hoje se sabe que não foi essa a primeira aliança entre as três comunidades envolvidas – Uri, Schwytz e Unterwald – os mais antigos cantões da Suíça.
 
Provavelmente muitos, assim como eu, estão se perguntando: mas, o que são os cantões?
A Confederação Helvética (comumente Suíça) é constituída por 26 “cantões suíços” iguais em direito, dos quais 3 – Cantão de Appenzell, Cantão de Basileia e Unterwalden – estão sub-divididos em semi-cantões. Historicamente, cada cantão era considerado um Estado soberano, com suas próprias fronteiras, exército e moeda, até que a estrutura federal recente foi estabelecida em 1848.
 
Portanto, desde 1848, os cantões são os membros federativos do Estado Federal, mantêm uma larga autonomia, dispõem da soberania em todos os domínios que não são da competência exclusiva da Confederação Suíça e constituem a base para a criação das sete grandes regiões.
A cidade de Vevey, onde moro, está localizada no Cantão de Vaud, que engloba 382 comunas e cujo idioma oficial é o francês. Abaixo, um mapa bem legal que encontrei com essa divisão dos cantões:
De acordo com alguns sites que pesquisei, aquele acordo de 1291 foi quase ignorado durante séculos e a criação de uma festa nacional nunca foi considerada. É evidente que sempre houve festas e cerimônias patrióticas. Porém, foi unicamente no século XIX que se manifestou a vontade de “oficializar” uma verdadeira festa nacional, celebrada ao mesmo tempo em toda a Confederação.
Em 1889/90, com a aproximação do 600º aniversário do Pacto, o Governo e o Parlamento decidiram finalmente que a fundação da Confederação seria festejada em 1º de agosto. Desde então, essa celebração é organizada anualmente pelos municípios com a colaboração das comunidades locais. Mas durante muito tempo essa data continuou a ser um dia de trabalho em muitos cantões. Estão lembrados do que a moça havia me contado? Isso porque a festa é, por tradição, uma festa noturna. Ao cair da noite, o espetáculo é constituído pelas fogueiras acesas nos cumes das cidades e pelos fogos de artifício, muitas vezes organizados a título privado. Alguns discursos, exibições de bandas e o toque dos sinos das igrejas completam o programa.
Claro que nós fomos conferir e realmente os fogos noturnos são maravilhosos!!! Como o verão suíço este ano está muito generoso, a noite estava linda e propícia aos fogos e tudo mais. Sem contar na organização da festa. O pessoal vai mesmo pra rua assistir e participar. Bandeirinhas da Suíça enfeitavam as ruas e as imediações do lago. A Place du Marché estava repleta de carros e intensamente movimentada no momento dos fogos. E mesmo com todo esse movimento, não se vê um tumulto, uma briga… nada! Somente a alegria e a beleza da celebração. Uma festa familiar, repleta de crianças brincando e muita alegria!
Chegamos mais cedo e vimos o movimento aumentar. As fotos dos fogos dão pra ter só uma ideia, pois a beleza do momento vai muito além disso. (A câmera ainda não era boa, então perdoem a qualidade das fotos 🙂 )


Soube também através de alguns conhecidos que em Genebra o Dia Nacional não é celebrado. Eles economizam os fogos para a Festa de Genebra, que acontece também agora em agosto. Aqueles famosos fogos que mencionei no post sobre Genebra serão agora, nos próximos dias. Quero ver se consigo conferir pra contar e mostrar tudo aqui.
Bem, por hoje é só. Espero que tenham gostado do momento histórico no blog. Para quem quiser saber mais, seguem abaixo os links que usei como fonte de pesquisa. Até a próxima e… voilà!


Links:

http://www.casasuica.info
http://pt.wikipedia.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *