Rochers-de-Naye e a Casa do Papai Noel

Está pensando em vir para a Europa no final do ano? Então fique ligado nessa dica de passeio: visita à Casa do Papai Noel na montanha, um atrativo da região de Montreux, na Suíça.

Enquanto no Brasil a criançada faz fila nos shoppings pra tirar uma foto ao lado de Papai Noel, na Suíça o programa vai um pouco mais além: aqui, Papai Noel tem uma casa na montanha e visitá-lo pode ser um programa perfeito para se fazer com as crianças – e até com os mais crescidinhos.

Como fazer esse passeio?

O passeio de trem até a casa do bom velhinho sai de Montreux e tem que ser agendado com antecedência pelo site (clique aqui para acessar). Você pode comprar os bilhetes e pagar uma taxa de entrega ou simplesmente reservar para pagar no momento da retirada. Reservados os bilhetes, chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência para pagar e retirar com tempo.

Dica: em finais de semana, prefira ir de trem até a estação. Nós fomos em um domingo super movimentado e passamos um pequeno apuro pelo fato de termos ido de carro. O estacionamento estava lotado, havia muito trânsito e não conseguimos estacionar. Marido acabou me deixando lá com a Giovanna e voltando pra casa pra guardar o carro e, então, tomar o trem. Foi beeemmm corrido e um sufoco, pois pra completar, desci do carro e esqueci minha carteira. Ou seja, eu não tinha como já retirar os bilhetes, pois não tinha como pagá-los. Imaginem a tensão! A sorte foi que saímos de casa com bastante antecedência. Foi uma corrida contra o tempo, mas no fim deu tudo certo, graças a Deus. E como aqui vocês aprendem com meus erros e acertos, fica a dica, heim? Ir de trem pra Montreux pode evitar muito stress logo de cara.

Uma outra dica é tentar fazer o passeio durante a semana, pois além de ser menos movimentado, em alguns dias a tarifa é mais barata. Final de semana é sempre mais congestionado.

Rochers-de-Naye

A casa do Papai Noel fica em uma montanha chamada Rochers-de-Naye. É possível visitar a montanha o ano inteiro, mas certamente nessa época de Natal, a magia é outra – além da possibilidade de um cenário de inverno.

A subida para a Casa do Papai Noel já encanta os olhos. O trem é simples e até um pouco apertado, mas a vista é simplesmente maravilhosa! E olha que fomos em um dia nublado… Imaginem num dia de sol como deve ser!

IMG_9569

Encontrando Papai Noel

Ao chegar no topo da montanha, passa-se por um túnel iluminado e com decorações natalinas. Ao final desse túnel, há uma sala onde fica o bom velhinho sentado para tirar fotos com seus visitantes. Prepare-se pra ficar um tempinho na fila, ok? E já fique sabendo que a foto não está inclusa no pacote do passeio: custa 16 francos cada cópia que você quiser. Giovanna só chorou no colo do Papai Noel, pois já estava bem cansada e com calor. Sim, ela estava com calor porque a exagerada da mãe dela empacotou a pobrezinha com medo do frio na montanha.

Bem, como ela só chorou, nem compramos foto. Apenas passamos no escritório do Papai Noel para a retirada de um pequeno presente. É que depois que a criança tira a foto com o Papai Noel, ele entrega a ela um certificado que diz que, como ele foi bonzinho, um presente ele vai ganhar. Na sacolinha do presente vem: uma pelúcia, uma maçã, uma tangerina, um botom com a cara do Papai Noel estampada e um chocolate. E a criançada adora! Ainda ali, no espaço das fotos e da retirada do presente, os pequenos podem fazer pinturas faciais com alguns profissionais ali presentes. Isso está incluído no preço do passeio.

Outras atrações em Rochers-de-Naye

A Casa do Papai Noel tem ainda um restaurante onde almoçamos fondue, só pra variar o menu de inverno. Ao lado do restaurante, uma lojinha de souvenirs com diversas opções de lembrancinhas suíças. No andar de cima, as crianças podem participar de uma oficina de desenhos que é seguida de um concurso. E subindo mais um andar, é possível visitar o quarto do Papai Noel. No mesmo corredor, vários outros quartos, pois o lugar oferece também a possibilidade de dormir ali depois de jantar com o Papai Noel. Mas esse passeio é à parte e tem datas específicas para acontecer.

Todas as informações estão nesse site, mas adianto que jantar com o bom velhinho não é muito barato não. Porém acredito que seja um programa inesquecível que mantém viva a magia no Natal: além de jantar com Papai Noel, as crianças recebem dele um presente e têm a oportunidade de dormir na mesma casa que ele acompanhadas dos pais. Achei bem legal e criativo. Ah, e há hospedagem em iglus também, não é demais? Os iglus ficam do lado de fora ao lado de um terraço onde você vai querer ficar um bom tempo apreciando a paisagem e os alpes que cercam o local.

Outra atração da Casa do Papai Noel é a exposição de marmotas, aquele bichinhos fofinhos, conhecem? Eu fiquei conhecendo lá, apesar delas estarem bem tímidas no dia (não consegui uma foto sequer).

O retorno a Montreux

O bilhete do trem só tem horário marcado para a ida. A volta fica à escolha de cada um, mas é importante verificar qual é o último horário para não correr o risco de perder o trem da descida.

Mercado de Natal, outra atração suíça

Uma boa maneira de terminar o passeio é chegar a Montreux e visitar o Mercado de Natal (temos um post exclusivo sobre o Marché de Noël de Montreux). Foi o que fizemos, mas só esperamos Papai Noel passar em seu tronó e fomos embora, pois estávamos bem cansados e nossa viagem para o Brasil era no dia seguinte.

Bom, a visita à Casa do Papai Noel é bem legal e vale a pena, mas minha dica é ir com crianças já maiores. A Giovanna foi com um ano e cinco meses e acho que essa idade não aproveita tanto. Chorou no colo do Papai Noel e ficou bem cansada no trajeto que leva mais ou menos 40 minutos. De resto, ela até curtiu, mas muito mais pelo fato de estarmos todos juntos que pelo local em si. Minha opinião, ok? Acho que crianças acima de 3 anos certamente aproveitam muito mais tudo o que o passeio oferece. No final das contas, marido e eu curtimos mais que ela rsrs.

Espero que tenham gostado. Ah! Tem vídeo desse passeio no canal do blog no youtube. Confiram e aproveitem pra se inscrever por lá! Até a próxima e… Voilà!

8 comentarios en “Rochers-de-Naye e a Casa do Papai Noel

  1. Lilian Azevedo

    Que programa legal mesmo pra adultos ! Melhor ainda conjugar com os Mercados de Natal. Nunca fui aos Mercados de Natal mas acho que devem ser bem legais.

    Responder
  2. Keul Fortes

    Geeeeente, que encanto! Eu iria amar tudo isso. Eu amo essa época de natal e tudo que vem dela. Amei essa dica! Favoritei por aqui. hahah! Meus parabéns!

    Responder
  3. Melissa Lima

    Ah nao! quase chorei com seu post! eu sou alucinada por Natal , Papai Noel e inverno…. Eu piraria muito mais que minha filha…. 🙁 quero ir tipo, esse Natal já….

    Responder
  4. Pingback: 10 mercados de Natal para conhecer na Suíça | Eu Ando Pelo Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *