Um dia e meio em Torino, na Itália

Nossa viagem para Torino foi uma da mais engraçadas que já fizemos. Fomos sem planejamento algum, decidimos dois dias antes e passamos alguns sufocos, mas valeu a pena. Nós tínhamos chegado da França no final de semana anterior (viagem pela Alsácia, os posts estão aqui, aqui e aqui) que tinha sido feriado na quinta. Naquele final de semana, havia um feriado na segunda e a previsão aqui para a Suíça era de chuva. Então, num susto, decidimos ir para Torino, pois são apenas 3 horas de carro daqui de Vevey e Itália é sempre Itália, né? E o melhor: a previsão pra lá era de sol!

Como era feriado em vários países aqui da Europa, o primeiro sufoco foi conseguir hotel dois dias antes da viagem, mas acabamos encontrando o Art Hotel Olympic, que foi uma boa opção: estacionamento para o carro, boas acomodações e um farto café da manhã incluso na diária (coisa rara por aqui). (Para ver o Art Hotel Olympic clique aqui. Para outros hotéis em Torino, clique aqui).

A programação era sair no sábado pela manhã para aproveitarmos a tarde já na Itália, mas nem tudo sai como a gente planeja. Malas no carro e bebê acomodado, o carro simplesmente não pegou. Cheguei a olhar pro marido e dizer: “quem sabe é pra gente não ir? Decidimos tudo na correria e agora o carro não pega… Você quer ficar?” Imagine! Agora que já estávamos com tudo pronto? Negativo. Ele foi resolver o problema do carro (era a bateria) enquanto eu voltei pra dentro de casa com a Giovanna, que acabou dormindo. Só conseguimos sair umas duas horas depois e graças a Deus deu tudo certo. Mas só chegamos a Torino por volta das 4 horas da tarde junto com uma baita tempestade (pera aí, a previsão não era sol? Sim, mas pro domingo. No sábado tinha uma chuva programada para o fim de tarde e ela marcou presença!). Como estava chovendo bem forte, fomos direto para o hotel pra decidir o que fazer depois.

Bem, um dos motivos que me fez querer ir a Torino era conhecer o Eataly, aquela famosa rede italiana de supermercado com variados restaurantes dentro. Existem vários no mundo (São Paulo inclusive inaugurou um recentemente), mas o primeiro foi ali, em Torino (saiba mais sobre o Eataly clicando aqui). Este foi então o nosso destino para o jantar. Logo que a chuva passou, seguimos para o Eataly e nos deliciamos com tudo o que ele tem para oferecer. Dá vontade de comprar e experimentar de tudo. Ir ao Eataly é viajar pela culinária italiana e ainda poder levar um pouco dela pra casa. Vale muito a pena! Já contei pra vocês que eu tenho umas manias de viagem, né? Passar pelos cafés mais famosos do mundo, comer no Hard Rock se tiver um na cidade que estou visitando… Pois é, depois de Torino, o Eataly entrou pra lista das minhas manias de viagem. Se tiver Eataly na cidade, a parada se tornou obrigatória. (Faltaram fotos da parte dos restaurantes, mas tudo bem…)

O domingo começou com turismo religioso, segundo motivo da escolha de Torino como destino. É que a cidade tem duas igrejas que eu queria muito visitar. Começamos então pelo Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Trabalhei por algum tempo em um colégio Salesiano e cultivei uma devoção muito grande pela santa e também por Dom Bosco. Qual foi minha emoção ao visitar o Santuário e ainda saber que o corpo de Dom Bosco repousa lá. Participamos da missa e tiramos muitas fotos, pois a Igreja está na lista das mais lindas que já conheci.

Depois da missa, fomos caminhando para o centro da cidade e como já era hora de almoço, escolhemos um pequeno restaurante no caminho. Que escolha surpreendente! A comida estava simplesmente deliciosa e o atendimento foi excelente! Recomendo!

Fachada do Restaurante

Sa Corte Noa: simples, aconchegante e com pratos deliciosos!

Torino foi uma cidade que me surpreendeu positivamente. Tem muita coisa pra fazer por lá, pena que tínhamos apenas esse dia e eu queria aproveitar ao máximo o sol, já que a primavera suíça tava mais pra outono do que nunca. Mas eu queria também visitar as igrejas e o marido queria ir ao Museu Egípcio que tem lá. Então ajustamos e conseguimos fazer tudo, começando pela Duomo de Torino, a segunda igreja da minha wishlist de Torino. A Duomo (ou Catedral de Torino) é a igreja que guarda o Santo Sudário. Pra deixar a visita ainda mais feliz, a Catedral é Porta Santa da Misericórdia neste Ano Santo da Misericórdia (entenda mais clicando aqui).  Visita impagável!

Passeamos pelo centro, tomamos um sorvete na Pepino (a sorveteria mais antiga da Itália), onde a Giovanna me fez o favor de quebrar uma taça, mas tudo bem. Lá ela experimentou seu primeiro sorvete, um tradicional gelatto italiano (começou em grande estilo, não?). A Pepino existe desde 1884 e realmente tem um gelatto incrível! Vale a pena a conhecer e experimentar essa delícia italiana. Nós, como sempre, nos deliciamos com o de pistachio e nocciola (pistache e nozes, mas falar em italiano fica mais chique, né? rsrs).

A Pepino fica perto do Museu Egípcio, nossa parada seguinte pra deixar o marido feliz. E pra quem gosta, o museu é realmente fantástico, com um acervo muito grande (dizem que um dos maiores do mundo). Vale a pena a visita. O bilhete custa 13 euros por pessoa e dá diretio a um áudio-guia. (Mais informações sobre o Museu Egípcio de Tornio vocês encontram no blog Itália para brasileiros).

Como já disse, eu queria aproveitar ao máximo o sol, por isso nossa visita ao museu foi relativamente rápida, mas daria pra ficar muitas horas lá dentro. Além de fantástico, o museu tem nota 10 para o quesito acessibilidade: é perfeitamente possível visitá-lo com um carrinho de bebê (Giovanna até tirou uma soneca enquanto estávamos lá dentro).

Saímos do Museu e caminhamos um pouco mais pelas ruas do centro. O clima estava tão agradável que mal dava vontade de ir embora. E as praças italianas… Ah, as praças italianas são sempre lindas e apaixonantes.

Como o dia foi intenso, optamos por jantar no hotel e descansar mais cedo, o que foi uma boa pedida, pois o restaurante do hotel era bem gostoso e dona Giovanna capotou mais cedo, o que foi ótimo para o descanso dos papais.

No dia seguinte, depois do café, passeamos pelas lojinhas e pelo supermercado que tinham próximos ao hotel, pois não queríamos voltar muito tarde pra casa. Almoçamos por ali mesmo até a hora de sair (a gente agora calcula a saída para o horário mais próximo ao da soneca da Giovanna, pois assim ela dorme no carro e a viagem rende).

Torino foi surpreendente e é uma cidade que recomendo a visita. Mesmo indo sem nenhum planejamento prévio, conseguimos visitar vários pontos turísticos e conhecer a essência da cidade. Ah, mia bela Itália… Sempre fico encantada e saio com aquela vontade de voltar… Arriverderci et… voilà!

*Viagem realizada entre os dias 14 e 16 de maio de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *