Colmar, França

      3 comentários em Colmar, França

Não é segredo pra ninguém que uma das coisas que mais amo de morar na Suíça é a possibilidade que temos de viajar. A nossa localização é privilegiada pra aproveitar um feriado, pegar o carro e explorar os arredores, especialmente Itália e França. Como a Suíça é um país caro, fica mais barato sair do país em feriados prolongados que viajar pela própria Suíça. Dentre os passeios que já fizemos, um que super recomendo é a região da Alsácia, na França. Fizemos esse passeio em maio deste ano saindo da cidade de Colmar. E hoje começo a contar tudo pra vocês aqui no blog.

O marido já tinha visitado Strasbourg quando morou na França e sempre falou de irmos até lá. Quando cogitamos esse destino para um dos feriados de maio, comecei a pesquisar e encontrei uma Rota do Vinho pela região da Alsácia (Alsace, em francês). Fiquei tão encantada que não tive dúvidas: era isso que íamos fazer. Essa rota envolvia Strasbourg mas passava por outras cidadezinhas da região e foi isso que me encantou.

Começamos pela cidade de Colmar, que fica há mais ou menos 3 horas de carro de Vevey. A Giovanna estava pra completar 10 meses e foi uma viagem super tranquila, pois adequamos o horário de saída ao horário de soneca dela, o que fez a viagem render bastante (fizemos apenas uma parada para troca de fralda e mamada, o que pra quem já leu sobre nossa viagem pra Stresa sabe que é uma grande vitória – se ainda não leu, clique aqui pra conferir nossa saga).

Algumas curiosidades sobre Colmar: além de ser uma cidade linda e agradável, é a cidade da região da Alsace mais recomendada para se visitar. A maioria dos blogs que consultei indicam Colmar como ponto de partida para a Rota do Vinho. Como a cidade já pertenceu à Alemanha, há uma grande mistura cultural, principalmente em sua arquitetura. Outra curiosidade é que foi em Colmar que nasceu Auguste Bartholdi, o famoso artista que criou a Estátua da Liberdade para presentear os Estados Unidos. Fico me perguntando se ele imaginava que a obra dele se tornaria um dos cartões-postais mais famosos da terra do Tio Sam…

Chegamos a Colmar por volta das 13h30 e estacionamos na Place Rapp seguindo as dicas lá do Pelo Mundo Blog. Em frente a este estacionamento, fica um parque super agradável, o Champ de Mars. Como era uma quinta-feira e estávamos com medo de não encontrarmos restaurante disponível, fomos almoçar antes de pensar em qualquer passeio. Entramos no primeiro restaurante que vimos aberto, bem próximo ao estacionamento e deu tudo certo. Mas foi por pouco, pois nos informaram que a cozinha estava quase fechando.

Fica a dica: na França, assim como na Suíça, muitos restaurantes servem almoço somente até às 14h, principalmente durante a semana. Então apresse-se para escolher onde você quer comer. Eu até tinha lido que os restaurantes do centro ficam abertos até mais tarde aos sábados. Só que era quinta-feira e feriado, então preferimos não arriscar e ficamos por ali mesmo. Giovanna também almoçou e aproveitamos pra trocar a fralda e a roupa dela. O dia estava lindo, mas como a primavera desse ano foi tímida aqui na Europa, ventava bastante. Preferi então manter a pequena um pouco mais agasalhada que nós. Afinal, estávamos amando o sol e achando que já era verão rsrs.

Depois do almoço, passeamos então pelo Champ de Mars que estava bem movimentado. Acho que todo mundo estava querendo mais era aproveitar do dia de sol. Giovanna curtiu o passeio e fez uma de suas primeiras gracinhas no carrinho: ergueu os braços pra sentir o vento. Foi uma delícia de ver!

De lá, fomos caminhando para o centro de Colmar e seguir mais uma dica da Ana Luiza: o passeio turístico de trenzinho. A caminhada até o Unterlinden Museum (local de partida dos trenzinhos) é simplesmente encantadora. A cada ruazinha, a cada esquina, uma surpresa diferente, um detalhe a se observar. Deixe a câmera preparada, pois você vai querer fotografar tudo!

O passeio de trem super vale a pena, principalmente se você estiver com criança. Ele passa por todos os pontos turísticos da cidade, tem áudio-guia com opção em português (de Portugal, mas tá valendo, né?) e custa 6 euros por pessoa. Importante: são dois trenzinhos, um branco e um verde. Eu li no blog da Ana que para o passeio no trem verde, crianças menores de 5 anos pagavam 3,50 euros. Entao optamos pelo trem branco e recomendo. Não sei se tem diferença no trajeto de um e de outro.  O passeio do trenzinho branco dura mais ou menos 40 minutos e achei bem completo. Giovanna também aproveitou! Olha aí na foto ela mexendo nos comandos do áudio-guia!

Depois do passeio de trem, visitamos a Catedral por dentro e caminhamos até o bairro Petite Venise. O bairro Petite Venise é cortado pelo Rio Lauch e por ser formado por canais e construções antigas que lembram Veneza, recebeu esse nome. É possível passear de barco pelos canais, mas por estarmos com a Giovanna, optamos por caminhar mesmo por Colmar. Caminhada que vale a pena, podem acreditar, principalmente se o dia estiver agradável e com sol. Mas aproveitamos o cenário da ponte sobre o Lauch para algumas fotos, claro! Colmar é mesmo uma cidade encantadora que me deixou um gostinho de quero mais!

Bem, o dia já estava no fim e como sempre digo aqui, quando se viaja com criança, o modo slowtrip é ativado e a gente faz as coisas de forma mais tranquila e serena. Fomos então para o hotel tomar banho e descansar um pouco (ficamos hospedados no Hotel L’Europe e eu super recomendo – deu até vontade de ficar mais tempo em Colmar só pra continuarmos hospedados lá). Optamos por jantar ali por perto mesmo e respeitar assim os horários da nossa pequena viajante. Afinal, a viagem estava só começando e tínhamos uma Rota do Vinho pela frente. Detalhes da Rota no próximo post. Voilà!

*Viagem realizada entre os dias 5 e 8 de maio de 2016.

3 comentarios en “Colmar, França

    1. Fernanda Diniz Autor

      Ajudou e muito, Ana! Colmar é demais mesmo! A gente sai de lá com vontade de voltar! 🙂
      Beijosss!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *