Luzern – Lucerne – Lucerna*

Lucerna foi uma viagem de Antes da Maternidade que ficou perdida pelo caminho. Foi, inclusive, uma das minhas últimas viagens antes de engravidar. Escrevi este post há algum tempo, para o meu outro blog, mas acabei não postando. Como estamos planejando uma volta à cidade em breve, decidi postar logo este passeio antigo para, depois, contar como foi a visita com a Giovanna.  🙂

Situada no cantão alemão de mesmo nome, Luzern (ou Lucerna, em português) é certamente uma cidade que merece ser visitada em um roteiro pela Suíça. Nosso passeio por lá foi de apenas um dia, mas foi tempo suficiente para ficar encantada com a cidade.

De carro, Luzern está há mais ou menos 2h30 de Vevey. Aproveitamos o feriado da Festa Nacional para irmos até lá e conhecer um pouco da região alemã da Suíça. Saímos bem cedo para aproveitar ao máximo o dia e usamos o APP Switzerland, da Triposo, para selecionarmos os pontos turísticos que gostaríamos de visitar.

A viagem é linda e o trajeto super tranquilo, como tudo o que já fizemos de carro pela Suíça. Chegamos lá e estacionamos próximo ao nosso primeiro destino, o Museggmauer (sim, os nomes dos lugares estão todos em alemão!). O Museggmauer nada mais é que uma grande construção de 1386. Trata-se de um grande muro que marca o território da parte mais antiga da cidade. Esse grande muro teria sido a muralha da cidade, tipo uma fortaleza, um limite de território mesmo. Espalhadas por esse muro, estão 4 torres (Schimer, Zyt, Wacht e Männli) que são abertas ao público. Na torre Zyt, está o relógio mais antigo da cidade, construído em 1535. É possível passear ao redor da muralha e a vista vale muito a pena!

IMG_2293IMG_2296 IMG_2297

De lá, descemos caminhando para a Spreuer Bridge, uma ponte coberta menor que a Kapellbrücke e um pouco menos graciosa. No entanto, ela dá acesso direto à Mühlenplataz, uma praça charmosa e gostosa para sentar e observar o lago, as flores ao redor, as pessoas que passam. Uma parada obrigatória em Luzern.

IMG_2328

IMG_2343

Da praça, recomendo uma adentrada às ruazinhas da cidade. São super charmosas e agradáveis de caminhar. Vários cafés, bistrôs e lojinhas completam o visual. Uma característica suíça-alemã: as construções são verdadeiras obras de arte, algumas com pinturas (tudo bem, algumas pinturas bizarras, mas não deixam de ser interessantes). Mas as casas com suas flores na janela (ainda estávamos no verão) são por si só o cenário perfeito.

IMG_2341

Nessas andanças pelas ruazinhas, descobri a Läderach, uma chocolateria de deixar qualquer amante de chocolate com a boca aberta – e cheia d’água, claro! Os outros chocolates do mundo que me perdoem, mas não existe chocolate mais perfeito que esse! As fotos são da loja de Bern (e para minha alegria, há algum tempo abriu uma Läderach em Vevey!), mas foi em Luzern que eu conheci essa maravilha! #tentação #gordice #maseurecomendo

DSC_1478 DSC_1479

Caminhamos pelas ruas até voltarmos à beira do Lago, agora acessando a Kapellbrücke, o cartão-postal de Luzern. Trata-se de uma ponte coberta datada de 1365. As pinturas do seu interior são do século 17. A ponte é simplesmente maravilhosa! A paisagem à sua volta é indescritível e cheia de charme, ainda mais durante a primavera e o verão, pois as flores enfeitam cada sacada e a própria ponte. Simplesmente perfeita!

IMG_2333 IMG_2334 IMG_2339

Já era tarde e a fome começou a apertar. Como estávamos em uma cidade de tradição suíça-alemã, o almoço tinha de ser típico dessa região. Vivi então a minha primeira experiência gastronômica com o Rösti, um prato típico suíço – não muito encontrado na região francesa, onde a fondue e a raclette predominam – à base de batata e queijo (claro!). Delícia!

Depois do almoço, nos dirigimos ao Lion Monument, uma escultura de 1820. Pela foto do guia, fomos até lá só porque estávamos perto, pois não esperávamos nada demais. Tamanha foi a nossa surpresa ao nos depararmos com um cenário de cinema! A escultura é simplesmente MARAVILHOSA! E o lugar? Um jardim calmo, arborizado… e a escultura do leão está cercada por uma água tão clara que dá vontade de ficar ali o dia todo! Impossível não se apaixonar!

IMG_2347

A vontade era explorar mais dessa cidade linda que abriga ainda museus como o do transporte (Verkehrshaus der Schweiz), um museu natural (Natur-Mueseum Luzern) e muitos outros, além do Picasso Museum e do Rosengart Collection, ambos com obras e parte da história de Picasso. Os dois últimos, infelizmente, estavam em obra e fechados para visita.

Voltamos então para Vevey com um gostinho de quero mais… E por isso eu recomendo uma visita à Luzern… Nem que seja por um dia! Porém, ainda pretendo passar mais um tempo por lá… quem sabe agora, em 2016, junto com a Giovanna? Afinal, 2h30 de carro não é nada para quem é mineiro, como nós. Pertim! Um tirim! (Na verdade, já marcamos essa nova ida a Lucerna para o começo do mês que vem… aguardem que logo teremos mais sobre essa linda cidade!).

Espero que tenham gostado desse passeio pela Suíça-alemã. Até a próxima e… Voilà!

*Passeio feito em 02 de agosto de 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *