I Encontro de Blogueiros na Suíça: como foi o evento

O I Encontro de Blogueiros na Suíça aconteceu no dia 30 de abril em Bern e foi simplesmente sensacional! Organizado pelas blogueiras Juliana (Eu ando pelo mundo), Liana (Ela é Americana), Ana Luiza (Pelo Mundo blog) e Monique (Me Joguei no Mundo), o evento reuniu cerca de 30 pessoas, entre blogueiros e leitores.

Na primeira parte do encontro, cada blogueira se apresentou, contou um pouquinho sobre sua história na Suíça e, claro, sobre seu blog. Foi muito legal conhecer um pouquinho de cada uma, saber como chegaram em terras helvéticas e como foram parar na blogosfera. Eu particularmente adorei a história da Ju, que é a prova viva do quanto viajar (e dividir isso com o mundo) faz bem para a alma!

Tivemos um delicioso café com as delícias da SweetFee (meu Deus, o que era aquela bomba de chocolate?!). Muito carinho por parte das organizadoras, não? Logo depois do café, tempo para fotos, snapchats e afins. Até a Giovanna participou desse momento!

A segunda parte do evento foi aberta para perguntas dos leitores e gerou um gostoso bate-papo com muitas reflexões: temos noção do quanto somos formadores de opinião? Quando escrevemos, pensamos na responsabilidade de nossas palavras e no poder que elas exercem sobre os nossos leitores? Outro assunto bastante debatido foi em relação a comentários negativos e/ou polêmicos: publicá-los ou não publicá-los, eis a questão… Em ambas situações, foi muito bacana ouvir as opiniões de leitores e também dos blogueiros que estão há mais tempo na estrada.

Em resumo, o encontro foi muito produtivo e cheio de integração entre blogueiros e leitores. O mais legal foi perceber que estamos construindo uma comunidade que vai além da troca de experiências. A prova disso é que saímos todos de lá cheios de ideias e ideais compartilhados e divididos, com projetos de parcerias e aguardando ansiosos por um segundo encontro. E esse espírito de ajuda, de construção de comunidade, me deixou ainda mais encantada com o universo dos blogs. Podemos escrever sobre um mesmo assunto sem medo de ser feliz, pois cada um tem seu olhar e os leitores vão buscar os diferentes olhares, as diferentes opiniões. E é isso que faz toda a diferença na blogosfera. Não existe competitividade, existe partilha. Afinal, o sol brilha pra todos!

Confiram abaixo a lista das blogueiras (com seus blogs, claro) que participaram e aguardem que teremos o II Encontro em breve. Eu já estou esperando ansiosa. E vocês?

Ana Luiza – http://www.pelomundoblog.com
Bruna Aeppli – http://www.family-trips.ch/
Fernanda Pontes – www.juridiconasuica.blogspot.ch
Juliana Guimarães – http://www.euandopelomundo.com/
Kellyn – http://www.umlindodiaparasorrir.com/
Liana Soares – http://www.elaeamericana.net/
Monique Ribeiro – http://mejogueinomundo.com/
Monique Sonego – http://gnomonique.com.br/
Renata Tonoli – https://asviagensdare.com/
Priscila Wolf e Renata Tonoli – http://suicaentreamigos.com/
Sandra Barbosa – http://foundueechocolate.blogspot.ch/

Em tempo: os créditos das fotos são para Renata Tonoli (o blog dela está aí em cima, As viagens da Rê).
O local do evento foi o espaço coworking Urbanfish, bem no centro de Bern.
O evento gerou um grupo no facebook para blogueiros e leitores manterem o contato e usarem o espaço para sugestões, ideias e bate-papo. Participem clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *