A saga dos brinquinhos

Hoje fui comemorar o aniversário de uma amiga brasileira. No encontro, algumas pessoas estranharam o fato de a Giovanna já estar com brinquinhos e me perguntaram se furei a orelha dela aqui ou no Brasil. Mesmo sendo todas brasileiras, elas estranharam os brinquinhos por saberem que a cultura suíça é um pouco diferente da nossa em relação a furar as orelhas das meninas quando ainda são bebês. Resolvi então dividir aqui a minha saga para furar a orelha da Giovanna, pois não, não furei no Brasil. Procurei em muitas farmácias até finalmente encontrar uma que prestasse este serviço. Na época, partilhei este texto no instagram, pois escrevi bem no dia em que consegui o esperado furo e estava bem emocionada (leiam e vocês já vão entender o porquê).

Aqui na Suíça não é comum furar a orelha das meninas antes dos dois anos de idade, diferentemente do Brasil, onde as bebês já saem do hospital com seus lindos brinquinhos! Questão cultural… Mas eu, como boa brasileira que sou, venho tentando furar a orelha da Giovanna desde que coloquei o pé na rua com ela. Rsrs
E aí me deparei com mais uma curiosidade: aqui não é comum essa prestação de serviço nas farmácias, como no Brasil. Aqui, quem quer furar orelha, vai às lojas de bijuterias. Em toda farmácia que perguntava, era essa a informação que eu recebia – juntamente com um olhar de reprovação que eu lia como “mãe louca que já quer furar a orelha da pobre menininha!”. Mas a desconfiada aqui, embora louca na visão dos suíços, não quis levar a filha nas lojinhas de bijus. Não sosseguei enquanto não achei uma farmácia que fizesse os benditos furos nas orelhas. Uma família de mexicanos com quem temos contato que nos falou de uma, em Clarens (cidade vizinha aqui), pois levaram a filha lá com 3 meses – viu só, suíços? não somos os únicos loucos que furam orelha de bebês! Pra encurtar a história e chegar ao ponto principal deste relato, a farmácia só atende com hora marcada. Duas semanas atrás liguei pra agendar o “rendez-vous”, mas a pessoa que fura a orelha de bebês tão pequenos (a moça enfatizou o “assez petits”) estava de férias. Ok, liguei novamente na semana seguinte, mas no dia que eu podia levar a Giovanna para colocar o tão esperado brinquinho, a mesma pessoa que fura orelhinhas de bebês não trabalha – mais uma da Suíça! Bem, eu precisava marcar em um dia que alguém pudesse ir comigo e a Kamila, amiga pra lá de especial, tinha dito que estaria por aqui hoje. Sexta-feira, então, liguei lá novamente e, sem nem perceber que dia do mês era segunda-feira, marquei o esperado furo das orelhinhas da Giovanna. E aí a moça falou ao telefone, confirmando a data: le lundi, 26 octobre. Quando caiu minha ficha do 26 de outubro, lágrimas vieram aos meus olhos. Hoje seria o aniversário de 90 anos do Vô Renzo. Coração apertou de saudade e pensei como Deus é perfeito em seus planos.

Quem conheceu meu avô deve se lembrar muito bem de que ele sempre perguntava às meninas/ moças/ mulheres – podia ser da idade que fosse e onde quer que estivesse (nenhuma escapava!) – se ela havia perdido um brinquinho. A vítima da brincadeira, assustada, levava as mãos aos brincos imediatamente e constatava que eles estavam lá. Ele ria gostoso e dizia: “A-ha! Te peguei!”… Pois é, vô… Hoje, no dia do seu aniversário, sua bisneta, que chegou este ano e que em todos os meus sonhos eu via o senhor aqui pra conhecê-la, ganhou brinquinhos! Seus primeiros brinquinhos… E eis o motivo de todo esse texto longo e enfadonho, porém carregado de amor e saudade por meu eterno aniversariante do dia 26 de outubro. Acho que o senhor mexeu os pauzinhos com Deus aí pra darmos esse presente de 90 anos pro senhor, né? Obrigada, vô! O presente é nosso em lembrar do seu dia com um momento tão especial na vida da Giovanna: o marco do furo na orelha, o dia do primeiro brinquinho. E pode deixar que, daqui uns anos, a gente faz a brincadeira com ela e pergunta: “você perdeu um brinquinho?”. Feliz aniversário, vô Renzo! Amor sem fim e uma saudade que não cabe em mim…

Como já disse, posts carregados de saudades do meu avô são muito comuns por aqui… É muito amor e muita saudade no coração dessa pobre blogueira…

Para quem se interessar, segue o link da farmácia onde consegui o tão procurado furo: http://www.pharmacie-de-clarens.ch/
Acesse o site e clique em “Perçage des oreilles” (eles furam para todas as idades). Ali você encontrará as informações detalhadas. O custo varia de 19 a 40 francos, mas inclui o brinco. Tudo depende do valor do brinco escolhido e se você vai furar as duas orelhas ou apenas uma (como para quem faz segundos, terceiros ou múltiplos furos). Vale lembrar que eles só atendem com hora marcada, ok? Bom, pessoal, era isso… mais uma curiosidade de nossa vida suíça. Até a próxima e… voilà!

3443087

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *