Alugando carro

      2 comentários em Alugando carro

Este post é um dos mais acessados do meu blog anterior e acho que ele merece ser reprisado por aqui na minha Vida Suíça. Foi uma das coisas que me encantou assim que chegamos aqui. Para quem nunca alugou carro fora do Brasil, é de ficar realmente admirado. Claro que o post recebeu as costumeiras edições, mas o texto original está todo aí.

Hoje eu vou comentar sobre o aluguel de carros na Suíça, pois mencionei por alto no post dos Fogos de Genève, mas não tive a chance de falar tudo aqui. Como já mencionei, optamos por não ter carro aqui em Vevey, pois, pelo menos por enquanto, não estamos vendo necessidade (8 meses depois nós nos rendemos e compramos carro. Durou pouco! kkkkk). Tudo é perto, caminhar pelas ruas da cidade é uma delícia e o transporte público funciona. Sem contar que as despesas com carro aqui são bem diferentes do Brasil. O seguro é obrigatório (e não é nada barato), as garagens são pagas e, por causa do inverno, é preciso ter dois tipos diferentes de pneu, pois quando neva o pneu comum não circula. Com tanto trabalho pra se ter um carro e os benefícios de não se ter, optamos pelo não. (Sabia de nada, inocente!)

Mas em alguns momentos o carro se faz necessário, certo? Foi o caso do final de semana que começamos a mudança. Os móveis nós compramos e contratamos a entrega. A montagem vocês acompanharam um pouco como foi (nós montamos tudo!)(Depois eu coloco essa parte por aqui também, ok?). Mas todo mundo que já montou uma casa sabe que não só de móveis ela sobrevive. Panelas, pratos, toalhas, roupa de cama, edredons (muito necessários daqui uns dias), travesseiros… enfim, muitas miudezas precisavam ser adquiridas, já que não trouxemos nadinha do Brasil. E convenhamos que carregar isso tudo em sacolas no trem nos forçaria a ir às lojas umas 5 vezes, no mínimo. Então, alugamos um carro para o final de semana. Pegamos no sábado de manhã e devolvemos assim que chegamos de Genève, vocês já vão entender o porquê.

Bem, fizemos a reserva com bastante antecedência (no final de semana anterior tentamos alugar na sexta e não havia carros disponíveis mais) e no sábado de manhã fomos até lá retirar. Tínhamos recebido uma senha para a retirada e um colega brasileiro havia nos adiantado a maneira. Simplesmente inacreditável! Bem, chegando ao local, você se depara com uma caixinha, tipo caixa de correio, onde você digita a senha recebida. Ao digitar a senha, um dos compartimentos da caixinha se abre e lá está a chave do carro que você vai usar com uma etiqueta contendo a placa. Depois você se dirige ao estacionamento – que é aberto – localiza o carro e encontra lá dentro o contrato de locação com os campos de vistoria que você mesmo irá preencher. Dá pra acreditar? É muita confiança no consumidor, concordam? Ficamos admirados! E o Júlio já alugou carro em outros países e nunca tinha sido assim.

Pra completar nossa alegria, tínhamos alugado o carro mais barato, o mais simples possível. No Brasil, quando você aluga o carro mais simples da locadora, pode esperar um carro popular 1.0, sem ar condicionado e sem nenhuma “frescura”. E não paga barato não. Aqui, o carro mais barato custa 68 francos a diária, e nos deparamos com um Renault Clio super bonitinho – modelo que não chegou ao Brasil – todo equipado: ar condicionado, direção hidráulica, GPS integrado, vidro elétrico… até piloto automático o danado tinha. Fizemos nossas comprinhas, lotamos o porta-malas e o banco de trás, trouxemos em casa e aproveitamos o carro pra ir assistir aos fogos de Genève. O passeio pela estrada valeu a pena também, pois como já tínhamos visto de trem, a paisagem ao redor é sempre linda e torna o trajeto mais agradável ainda.

Nosso contrato do carro era até às 8h da manhã do domingo. Como chegamos de Genève por volta das 2h da madrugada, não estávamos nem um pouco animados a madrugar no domingo pra devolver o carro. Então, deixamos lá quando chegamos. Afinal, o processo de devolução segue a mesma filosofia da retirada: tudo por sua conta, na confiança suíça. Abastecemos em um posto também automático (você faz tudo) e deixamos o carro na locadora, tudo na mais perfeita segurança e tranquilidade. Detalhe: a locadora fica a duas quadras de casa, outro conforto para nós.

Mais uma vez, me deu foi uma vontade danada de que meu avô ainda estivesse vivo para ouvir mais essa história. Ele certamente ficaria admirado e perguntaria várias vezes: “Mas então, não tem ninguém pra entregar nem pra receber o carro? Você faz tudo sozinho? Pela madrugada! Impressionante! Que que é isso, Fernanda!” Como infelizmente não tenho mais ele aqui pra contar isso tudo, conto pra vocês aqui no blog e termino o texto com aquele nozinho na garganta e uma baita vontade de chorar de saudades… Mas… Voilà!

*Texto escrito no dia 22 de agosto de 2013. Para os que não sabem, perdi meu avô em abril daquele ano, daí a razão de alguns textos emocionados fazendo referência a ele – o que ainda acontece, 3 anos depois…

2 comentarios en “Alugando carro

  1. Camila Faria

    Qual a firma que você alugou? Lá em Orlando, na maioria das locadoras as chaves ficam nos carros e é só escolher e ir para a saída, onde fazem a vistoria e você sai. Em outras cidades, a Hertz possui programa de fidelidade que a partir da segunda locação, você nem passa no guichê, vai direto pro estacionamento, onde tem uma placa com seu nome e a vaga onde está o seu carro, já separado. Só ir até lá e pegar. Uma mão na roda também.

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Foi na AVIS, Camila. Na época, ficamos admirados com o sistema, pois nunca tínhamos visto nada semelhante. rsrs Legal saber desse sistema de Orlando tb! 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *