Bienvenue en Suisse

Bom, como a ideia deste post é apresentar minha Vida Suíça, vou começar com um post lá do outro blog que conta como viemos parar aqui e como surgiu a ideia de escrever o primeiro blog. Nele eu também apresento um pouquinho da cidade em que moramos, Vevey, no cantão de Vaud, parte francesa da Suíça. Eu quis trazer o texto antigo, mas fiz algumas edições pra atualizar um pouco o texto. Então, se você era leitor(a) do nandadinizensuisse, leia de novo, pois as edições (frases coloridas) estão bem divertidas! E seja bem-vindo mais uma vez!

Desde que tomamos a decisão de vir morar na Suíça, a ideia de escrever é uma ideia fixa para mim. Sempre gostei de escrever, não é à toa que me formei jornalista. A questão é que nunca tive uma inspiração de blogueira. Não sabia sobre o que escrever. Quando meu marido e eu decidimos aceitar a proposta de trabalho para morar um tempo na Suíça, várias inspirações vieram. Hoje (22 de julho de 2013, ok?) faz uma semana que estou morando nesse país e vários fatores me estimularam a fazer o blog: primeiro, minha vida mudou completamente. Além de estar em um país diferente, com uma cultura diferente, uma língua diferente, minha rotina é totalmente outra. No Brasil, trabalhava como professora e assessora de comunicação em um conceituado colégio na cidade de Campinas. Começava a trabalhar às 7h da manhã (chegava ao colégio por volta de 6h40) e só parava às 18h (ou ainda mais tarde!). E isso sem contar o que levava para casa (provas, redações, preparar aulas…). Na Suíça, minha rotina é totalmente outra. Hoje começaram as minhas aulas de francês, que me ocuparão apenas as manhãs de segunda e quarta. Fiz matrícula em uma academia e também começo hoje. Mas… e o restante do tempo? (Não sabia de nada, inocente! com a maternidade, não tem restante de tempo! rsrs) Bem, “cabeça vazia, casa do diabo”, já dizia um ditado popular. Por isso a ideia fixa de escrever. Um livro. Um blog. Um diário. Ou tudo junto e ao mesmo tempo!
Outro fator que me estimulou foi o fato de estar longe de muitas pessoas que amo (família, amigos…). Acho que o blog pode ser uma maneira de me sentir mais próxima, pois imagino que essas pessoinhas amadas irão seguir minhas publicações, certo?
E aí vem o terceiro ponto: sobre o que escrever? Comecei a perceber que, morando na Suíça, tema é o que não vai me faltar! Teremos de tudo um pouco por aqui: viagem, moda, beleza, dicas de como se virar em um país diferente sendo mulher (vocês vão entender o que estou dizendo com as postagens de beleza, principalmente), alimentação, enfim, serão os registros das minhas mais diversas experiências aqui em Vevey (ah, sim, esse é o nome da cidade em que estou morando). E agora o blog traz também a maternidade na viagem. E a viagem da maternidade… é a realização de um sonho!
E então, para finalizar este primeiro post sem deixá-lo muito cansativo, vou falar um pouquinho sobre Vevey e colocar algumas fotos dessa minha primeira semana por aqui.
Vevey é uma comuna (mesmo que município, ok? http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_suica) e uma cidade suíça com cerca de 16.000 habitantes. Situa-se na beira do Lago Leman, também conhecido por nós como Lago Genebra. Pertence à região francesa da Suíça e é uma cidadezinha calma, charmosa, de povo muito educado e (sim!) acolhedor. A paisagem natural é única: cercada pelo lago e pelos Alpes, não poderia ser diferente. Bem, as fotos falam mais que as palavras, nesse caso…

Como chegamos aqui em pleno verão, estamos experimentando um clima muito agradável (de lá pra cá já experimentamos 3 invernos!), com direito a uso de protetor solar e um leve mergulho no lago. (Tá bom, não teve mergulho nenhum no lago, só molhamos as pernas… mas eu quis deixar o pessoal curioso!) Mas isso eu vou guardar para outro post, assim como a visita que fizemos sábado a Lausanne, cidade vizinha e uma das mais populosas da Suíça. Até a próxima e… voilà!

*Texto escrito no dia 22 de julho de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *