Inverno suíço 2014 – Ski

Quem foi que disse que não dá pra ser feliz no inverno? Eu mesma tinha o pensamento de que o inverno seria uma estação triste e dura vivendo em um país como a Suíça. Mas foi aí que me enganei. Justamente por ser a Suíça (creio eu!) é que o inverno foi uma delícia! Claro, dias feios e ruins existiram… aqueles dias em que você não tem um pingo de vontade de deixar o edredon e muito menos a sua casa… Mas isso se fazia necessário. No auge do inverno, quando voltei do Brasil, fiz um curso intensivo de francês que me tirava da cama todas as manhãs, fizesse chuva, fizesse sol, fizesse neve! Faz parte da vida de todos por aqui enfrentar o inverno. Porém, com as roupas adequadas, você suporta o curto tempo de trajeto ao ar livre e encara as temperaturas negativas com mais naturalidade.
Como eu disse, achava que seria um caminho tortuoso. As montanhas geladas, as pancadas de chuva seguidas de alguns flocos de neve… Mas a Suíça facilita as coisas para os seus moradores. Já que eles têm que conviver com o frio, criam possibilidades de diversão durante a temporada de neve. São muitas as atividades possíveis de se fazer no inverno, e eu começo hoje com uma série de postagens dos passeios que fizemos nos finais de semana dessa estação.
Esquiar foi a primeira programação e aquela que mais durou durante a temporada. Pelo menos uma vez por semana subíamos a montanha para esquiar. Se estou esquiando bem? Ainda não! Mas já estou bem melhor que aquela primeira vez em que enfrentamos uma estação de esqui no Chile, em 2012. O marido é que ficou craque no negócio. Mas devo admitir que ele se dedicou muito mais que eu a esse esporte. Como defesa, tenho uma inflamação no pé esquerdo que atrapalha um pouco e não me permite ficar mais do que uma hora com a bota de esqui, que não é das mais confortáveis. Então intercalava entre descidas e pausas para recuperar o fôlego do pé!
Mas vamos aos detalhes: a Suíça tem estações de esqui pra todo lado, mas estamos em uma região privilegiada. Seguimos o conselho de amigos e alugamos o equipamento para toda a temporada. Provavelmente, para o próximo inverno, vai compensar até comprar. Mas por enquanto estávamos vendo se nos adaptaríamos à atividade de esquiar. São várias as lojas que oferecem equipamento para locação e as próprias estações de esqui têm um espaço para tal. Alugamos aqui em Vevey mesmo e só teremos que devolver no final desse mês de abril, quando a temporada de esqui oficialmente se dá por encerrada.Os preços de locação variam, então é importante pesquisar antes de fechar negócio. Além do equipamento de esqui, roupas impermeáveis são necessárias.
Ainda seguindo os conselhos de amigos, nossa primeira estação foi em Villars, a mais ou menos 2 horas daqui de Vevey. Existe uma estação mais próxima, Pléiades. Mas fomos um dia, não gostamos muito e acabamos passando a temporada em Villaras mesmo. Ouvimos falar de outras próximas, como Les Mosses e Leysin, mas como somos iniciantes, achamos melhor manter as pistas que conhecemos e praticar um pouco mais. Embora a viagem seja um pouco maior, a segurança e a beleza de Villars compensa muito!
Existem várias maneiras de chegar a Villars, mas só é possível subir para a estação através de um trem que percorre a montanha já coberta pela neve. Até este ponto, é possível ir de carro, ônibus ou trem. Acreditem se quiserem, mas usamos as três maneiras. De carro, o trajeto é mais curto e muito mais rápido, mas dependendo do horário de volta, pega-se muito trânsito. O mesmo vale para o ônibus, que na verdade é um trajeto que combina trem e ônibus: pega-se um trem de Vevey até Aigle; em Aigle, pega-se o ônibus que vai até Villars-sur-Ollon, onde compra-se os tickets do trenzinho que sobre para a estação de esqui. A diferença de ir de trem é que, em vez de descer na estação de Aigle, segue-se no trem até Bex e, na estação de Bex, toma-se um outro trem que vai até Villars-sur-Ollon. É um trajeto mais lento, mas muito mais bonito! Fica a critério de cada um. Como tivemos tempo e muitos finais de semana de esqui, experimentamos as três opções.
Na estação de esqui, se você é iniciante, é importante pegar algumas aulas no início. Custa 80 francos a hora/aula para o casal e os professores dão todas as dicas necessárias para você se iniciar no esporte. Melhor ainda, eles acompanham os alunos nas primeiras pistas. Fizemos uma aula inicial e, depois de algum tempo praticando (lê-se depois de alguns dias), pegamos mais uma aula para novas dicas e orientações. Meu professor particular foi o marido, na verdade, já que ele pegou o jeito muito mais rápido e com muito mais facilidade.
Mas vamos deixar de blá blá blá e ver algumas fotos da estação de esqui. Não vou expor nossas performances por enquanto… Mas devo comentar que muitas crianças de 5 anos esquiam muito melhor que eu. Na verdade, é algo a se destacar por aqui: o esqui é uma atividade praticada em família. As estações ficam cheias e não é surpresa você se deparar com um toquinho de gente se deslizando  com a maior facilidade montanha abaixo. Coisa linda de se ver!

dscm0002 dscm0005

As fotos do trajeto também são um espetáculo à parte. Ir para a estação de esqui implica em carregar a câmera ou o celular, pois a paisagem é realmente imperdível.
dscm0016
Confesso que, nos últimos dias, fiquei desanimada para enfrentar as montanhas geladas. Isso se deve ao fato de que meus estudos se intensificaram e as provas e trabalhos na faculdade começaram, o que me obrigou a ficar estudando nos finais de semana. Acho que a temporada de esqui 2014 logo será encerrada, pois o sol já está mais frequente e começou a derreter a neve acumulada. Mas é certo que, se ainda estivermos por aqui no próximo inverno, continuaremos com esse esporte radical que surpreendentemente nos cativou. E esquiar é só uma das atividades possíveis de se fazer no inverno suíço… aguardem as próximas! Voilà!

 

 

2 comentarios en “Inverno suíço 2014 – Ski

  1. R. Monge

    Não se preocupa não, aqui tá fazendo o mesmo calor infernal de sempre! Essa semana foi a primeira chuva em meses!

    Responder
  2. Anônimo

    Calor…tá demais…mas não curto muito frio também não…num tem um meio termo? Lindas as fotos, gatinha! Bjim da mammy

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *