Festa de Saint Martin

Voltei, people! Bem, eu achava que tinha colocado o blog em dia antes de viajar para Londres, mas me enganei completamente! Na verdade, faltam algumas coisinhas do mês de novembro para serem contadas aqui. E como gosto de colocar na sequência, controlem a ansiedade para as postagens sobre meu encontro com a Rainha Elizabeth! rsrsrs
Mencionei a Festa de Saint-Martin no post Um breve parêntese, mas acabei não postando os detalhes dessa festa tão típica aqui da Suíça. Então vamos lá!
Saint Martin (para nós, São Martinho), é celebrado na Suíça entre os dias 11 e 12 de novembro, tendo o ápice da festa no dia 12. Não é feriado, mas as pessoas se movimentam para prestigiar as festividades e tudo o que ela oferece. A época é propícia a celebrações, pois a esta altura do outono, as colheitas já foram feitas e o abate anual dos bovinos também foi concluído. Então os suíços festejam tudo isso na Foire de Saint-Martin.
St. Martinho de Tours, que foi um soldado romano, era um homem amável e levava uma vida tranquila e simples. A lenda mais famosa de sua vida relata que, certa vez, ele cortou a sua capa ao meio para compartilhar com um mendigo durante uma tempestade de neve, salvando assim o pobre homem do frio (e até mesmo da morte). Naquela noite, Martin sonhou que Jesus estava usando a metade do manto que ele havia doado e dizia: “Aqui é Martin, o soldado romano que não é batizado. Ele me vestiu!”
A festa é muito tradicional e tipicamente suíça. Em Vevey, ela acontece na Place du Marché e vale a pena ser conhecida. Começa na noite do dia 11, com algumas barracas e o cozimento de um novilho que será servido somente a partir das 12h do dia 12, quando a festa se estende por todo o dia.
Não visitei a festa durante a noite, mas acabei passando por lá no dia 12. E não deu vontade de vir embora! O lugar fica lotado e muito animado. Músicas e comidas típicas completam o cenário. Crianças, jovens e principalmente idosos circulam pelas barracas e passeiam pelo local da festa. As crianças se encantam com as vacas e cavalos expostos e pedem para tirar fotos. Adultos e jovens aproveitam as ofertas das barracas – que vendem de tudo! Eu mesma aproveitei algumas, é claro! E os idosos, esses me encantaram mais ainda. Mesmo num frio de mais ou menos 8 graus, eles estão lá, firmes. Bebem seus vinhos, conversam e saboreiam os pratos típicos que ali são vendidos. Mas me pareceu que eles são os que mais aproveitam a festa como um todo. Não têm medo do frio e desfrutam de tudo o que o dia tem para oferecer. Um comportamento admirável e invejável. Eu mesma estava com medo do frio daquele dia. Mas havia um lindo sol e – quem diria que isso seria possível em plena Suíça – o calor humano aquecia o local da festa. Foi uma experiência maravilhosa e que pretendo repetir no 12 de novembro de 2014. Recomendo para quem estiver na Suíça nessa época, que procure pela Foire de Saint-Martin. Vale a pena vivenciar um dia como esses.
E para mostrar que estou falando a verdade, eis algumas fotos. Volto logo com outras postagens, inclusive as de Londres. Até a próxima e voilà!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *