Um pulinho na França

Última semana de novembro. Como os próximos dias prometem (temos ainda duas viagens agendadas antes de irmos para o Brasil), a meta dessa semana é colocar o blog em dia. Para isso, vou postar hoje sobre Evian, uma cidade francesa que fica aqui perto, há mais ou menos 1 hora de carro.
Logo que chegamos da Alemanha, recebemos nossa primeira visita do Brasil: Léo e Carol, um casal de amigos muito especial que aproveitou uma vinda à Europa para conhecer a Suíça e passar um tempinho conosco. Foi um final de semana delicioso que ficou marcado pelos bons momentos que passamos juntos, com muita história pra contar. Como disse o Léo, “rápido, mas intenso!”
E para ficar mais intenso ainda, propusemos uma ida rápida à França. Mais uma vantagem de Vevey: a localização da cidade permite que, em uma hora, você esteja na França. Como eles estavam de carro, foi mais fácil ainda. Eles chegaram sexta à noite e começamos o passeio no sábado. Pela manhã, fomos ao supermercado, pois como turistas que se prezam, nossos amigos queriam comprar chocolates na Suíça. Depois fizemos um rápido passeio pelo lago para as tradicionais fotos com o garfo e o Charles Chaplin. E nessa parada já tivemos nossa primeira história: fomos multados! É que, justamente naquele dia, naquele horário, haveria uma maratona que passaria aos arredores do lago. Não vimos a sinalização e paramos em local proibido. Quando voltamos para o carro, mesmo havendo pago o estacionamento, não teve conversa: multa de 40 francos. Demos umas boas risadas da situação e seguimos com o roteiro planejado. Destino: Evian, França.
O trajeto para Evian já vale o passeio. Com vista para o Lago e com as montanhas para completar o cenário, fica difícil não se deslumbrar com a paisagem. Fotos e mais fotos!
O dia estava lindo, mas aquele final de semana foi o primeiro que fez frio de fato aqui na Suíça. Até então, a temperatura havia caído, mas nada que exigisse muito agasalho. Até comentei aqui o quanto achei a Alemanha mais gelada. Ao descer em Evian, a sensação foi a mesma. Embora as cidades sejam bem próximas e você até ainda se sinta na Suíça, lá estava mais frio. Já passava da hora do almoço e nossa primeira providência foi procurar um restaurante: pizza!
Depois, passeamos aos arredores do lago e aproveitamos para fotografar a paisagem típica do outono. Evian fica do outro lado do Léman e é interessante observar a paisagem do lado de lá. A vista do lago, olhando daqui de Vevey, é muito mais bonita, pois há mais montanhas que construções. Olhando do lado de lá, além de água, as casas se sobressaem em relação às montanhas e não deixam a paisagem tão bela quanto a daqui. Ponto para a Suíça!
Subimos um pouco e chegamos a uma ruazinha com lojas de vários tipos: de roupas e bolsas caras à souvenirs e outras bugigangas mais baratinhas. Um passeio delicioso com uma vista mais deliciosa ainda. Na descida, um interessante monumento em homenagem aos mortos tanto da primeira quanto da segunda guerra mundial. E a bandeira francesa lá, firme e forte, como manda o figurino desse país tão patriota.
Finalizamos nosso passeio pela França indo também a Thonom, outra cidade francesa bem ali ao lado, conhecida na região por abrigar lojas como Decathlon e Carrefour. Aproveitamos para trazer mais uns vinhos franceses para casa – de outra vez que fomos, compramos muitos vinhos bons e baratos (menos de 5 euros a garrafa) e voltamos para casa para uma noite tipicamente suíça: raclette (prato à base de queijo e legumes que já mencionei no post do Trem de Chocolate, pois comemos em Gruyère).
No dia seguinte, demos mais uma volta em Vevey e fomos até Montreux para minha terceira visita ao Chillon. Depois posto as fotos desse passeio que também foi marcado pela beleza do dia e o contraste da paisagem de outono-inverno suíço. E claro, a presença mais que agradável dos amigos Léo e Carol. Voilà!
*Passeio realizado no dia 02/11/2013.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *