Frankfurt: até logo, Alemanha!

Já disse no primeiro post sobre a Alemanha o quanto fiquei encantada com Frankfurt, certo? Bem, nesse meu último dia por lá não foi diferente. Saímos de Marburg com o termômetro marcando dois graus. Ao chegarmos a Frankfurt, a temperatura estava bem mais agradável (média de 10 graus) e tinha sol! Pronto, Frankfurt acabou de me conquistar: sol!!!
Fato curioso do trajeto Marburg-Frankfurt: o trem atrasou. Na verdade, tivemos algumas complicações durante a viagem mesmo. Ele saiu no horário programado da estação de Marburg. Porém, depois de um tempo, parou e ficou um tempão parado. Como isso já me aconteceu outras vezes, não estranhei o fato e continuamos a conversar tranquilamente. De repente, a voz que anuncia as estações fala alguma coisa (em alemão!) e as pessoas começam a sair do trem. Saímos atrás, claro! A Elisa falou com um funcionário que estava por ali e ele disse que sim, era pra trocar de vagão. Ficamos por entender, mas obedecemos. O ruim foi que superlotou os demais vagões – e nós estávamos tão bem acomodadas antes… Mas, conseguimos um cantinho e dali a pouco o trem seguiu viagem. Mas que deu um medinho, ah, isso deu! Fiquei pensando o que teria acontecido em nosso vagão para que tivéssemos que abandoná-lo e, nessas horas, tudo passa pela cabeça: estragou? Pegou fogo? Tinha uma bomba? Graças a Deus, nem deu tempo de descobrir e chegamos direitinho a Frankfurt – com mais de meia hora de atraso, mas chegamos.

Frankfurt

Deixamos minha bagagem mais uma vez em um guarda-volumes e fomos almoçar. Aproveitei o trajeto para tirar mais fotos de Frankfurt, agora à luz do sol.
No caminho, passamos na porta de uma livraria. E que surpresa gostosa ao observar a vitrine principal: títulos da literatura brasileira! Jorge Amado, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Moacyr Scliar, dentre outros nomes, enfeitavam essa vitrine e se destacavam na livraria. Alguns títulos em português, outros traduzidos para o alemão. Mas eram nossos autores ali, em evidência! E eu comemorei essa paisagem, é claro!
Livraria em Frankfutt

Títulos da Literatura Brasileira em livraria de Frankfurt

Caminhamos um tempo e, como já passava das 14 horas, demoramos um pouco para encontrar um lugar que ainda tivesse almoço disponível. Para minha surpresa (mais uma!), achamos um restaurante tipicamente suíço! Eu, que vivendo na Suíça ainda não tinha ido a um restaurante típico daqui, fui fazer isso na Alemanha! Pra ficar mais interessante ainda, a simpática moça que nos atendeu falava português perfeitamente: seu pai é brasileiro e ela morou 11 anos no Brasil. Fiquei dando risada da situação: saio da Suíça para comer em em restaurante suíço com uma garçonete meio-brasileira! Quantas surpresas, não?
Restaurante suíço em Frankfutt

Restaurante suíço na Alemanha

Compras em Frankfurt

Bem, depois de comermos nossas batatas suíças – deliciosas, por sinal -, fomos bater perna pelas lojinhas do shopping até dar o horário de voltar para a estação e ir para o aeroporto. Mais comprinhas – impossível resistir! Explico: a Suíça em si é um país caro. Existem lojas mais baratas e frequentemente acontecem umas promoções – e entendam como promoção de verdade, com descontos mesmo! Mas tive a sorte de pegar bons descontos na Alemanha e situações em que os preços estavam beeeemmmm melhores que aqui na Suíça. Como boa compradora que sou, não dava pra perder a oportunidade. E até me comportei muito bem, considerando que já havia fechado minha mala e teria que levar o que comprasse como bagagem de mão.
Mais uma caminhadinha até a estação e… bye bye, Alemanha! Obrigada mais uma vez, Elisa, por esse tempo que passamos juntas. Teremos muitas histórias pra contar! Termino o post com um relato da minha entrada no avião para vir embora. Não entendo nada de alemão e saí da Alemanha continuando sem entender. Fiquei surpresa em ficar aliviada ao entrar no avião e começar a entender o que as pessoas falavam. E não, não era português! Sim, meu francês está melhorando! Adorei a Alemanha, mas chegar de volta à Suíça também foi uma delícia. Além de estar mais familiarizada com o idioma, o frio estava bem menor por aqui (estava, já não está mais!). E um final de semana delicioso com os amigos me esperava. Mas isso fica para o próximo post. Voilà!

 

 

2 comentarios en “Frankfurt: até logo, Alemanha!

  1. Anônimo

    Fernanda muio bom , gostei muito de saber de nossos autores aparecendo na Europa, beijos fica com Deus. Caroline

    Responder
  2. A Reimann

    Vou a Frankfurt este ano e adorei ler sobre sua "aventura" por lá e como sempre é muito bom saber que nossos escritores (excelentes ) estavam expostos e com certreza bem cotados . Ano que vem nova "book fair " em Frankfurt e nossos escitores estarao novamente homenageando e sendo homenageados .Ukm beijo para voce Fernanda . Ana Maria – Rio – Brasil

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *