Marburg, Alemanha – Segundo dia

Segundo dia em Marburg: o frio permaneceu e achei melhor esperar a Elisa em casa. Sério, a Alemanha estava bem mais gelada que a Suíça, não sei se é sempre assim, mas… Então fiquei em casa curtindo a cama quentinha e a preguiça até a hora da Elisa sair da aula. Novamente tivemos um almoço delicioso e seguimos a caminhada pela cidade que, como já falei, é um dos passeios turísticos. Caminhar por Marburg permite a contemplação de lindas construções tipicamente alemãs. De novo fiquei encantada com as casas e, principalmente, com o colorido do outono.

Marburg e os irmãos Grimm

Seguimos então para a Torre da Rapunzel. E aí vamos abrir um pequeno parênteses para informações sobre a torre. Bem, os irmãos Grimm – que são alemães – estudaram na Universidade de Marburg (Oooohhhhhh!!!). De acordo com a Wikipedia, foi na Kaiser-Wilhelm-Turm (nome alemão da torre localizada nas colinas de Marburg) que os Irmãos Grimm se basearam para escrever o conto Rapunzel. Há controvérsias: a informação na cidade não é bem essa. O que dizem é que, na verdade, a torre foi construída posteriormente como uma forma de homenagear os famosos irmãos escritores, já que foi em Marburg que eles estudaram. Vai saber qual é a verdade… O fato é que a Kaiser-Wilhelm-Turm – vulgo Torre da Rapunzel – está lá, no ponto mais alto da cidade e é simplesmente linda! Mais linda ainda é a vista que se tem de lá. TIvemos o privilégio de ver o pôr-do-sol de lá de cima e foi lindo.
Marburg na Alemanha
Bem, para acessar a torre há duas opções: caminhar por uma trilha (cerca de 1h30 de caminhada) ou pegar um ônibus que vai até o hospital universitário e, de lá, caminhar mais ou menos 20 minutos. Claro que fizemos a segunda opção! A Elisa já havia feito a trilha com os amigos e não recomendou a subida. Fizemos apenas a descida pela trilha, o que durou cerca de meia hora, apenas, e valeu a paisagem! Outono mega evidente por ali. Apelidamos a floresta da trilha de Floresta do Lobo Mau – só pra brincar com os Irmãos Grimm. Mas foi uma caminhada super agradável e sem nenhum lobo mau – nem bonzinho – pela frente! Ufa!
Marburg na Alemanha

Caminho do hospital até a torre.

Marburg na Alemanha

Descida pela floresta

Como já mencionei, Marburg é uma cidade universitária. Então, pode-se esperar noites animadas e até mesmo badaladas. Nesse mesmo dia, fomos a um bar alemão – mais com cara de pub, na verdade. E o clima de agito universitário é uma delícia. Talvez pelo fato de Vevey ser uma cidade mais parada e com menos opções semelhantes, eu simplesmente adorei a vida noturna do lugar.

Marburg, cidade inclusiva

Além da universidade, Marburg abriga também uma escola especial para deficientes visuais. Isso deixa a cidade ainda mais interessante e com alguns detalhes que chamam a atenção: tudo é adaptado para os moradores que são portadores de deficiência visual: as calçadas, os semáforos sonoros, os ônibus. A cidade toda se estruturou para os alunos da escola especial e eles circulam tranquilamente pela cidade guiados pelos fofos cães-guias. Estrelinha para Marburg no quesito inclusão! Fiquei simplesmente encantada!

Infelizmente, meu tempo em Marburg praticamente se esgotou aí. No dia seguinte, fomos para Frankfurt na hora do almoço e passeamos mais um pouco por lá até a hora do meu voo. Depois conto sobre esse último dia em solo alemão.

Mas deixo aqui meu balanço sobre Marburg: achei a cidade linda, agradável – mesmo com o frio –  e muito interessante, com muitas histórias para contar. Confesso que jamais imaginei conhecê-la. Na verdade, nunca nem tinha ouvido falar sobre Marburg. Mas aí está uma das vantagens de se viver na Europa: você conhece cidades fora das rotas turísticas e, na maioria das vezes, se encanta com elas. Minhas experiência com Marburg foi assim: encantadora! Sem contar o fato de estar em família, o que deixou tudo isso ainda melhor. Obrigada mais uma vez, Elisa, por esses dias que passamos juntas. Foi bom demais e agora estou esperando você aqui na Suíça. Aos meus queridos leitores, até os próximos posts – que trarão mais sobre Frankfurt e uma cidadezinha francesa que fica aqui perto! E voilà!

 

 

Um comentário em “Marburg, Alemanha – Segundo dia

  1. Anônimo

    Que medinho que me deu da descida pela floresta hehehe.
    Realmente lindo, querida! Bjim da mammy….saudade, amooooo!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *