Lavaux, patrimônio mundial da humanidade

Desde que cheguei na Suíça, a paisagem natural é o que mais me impressiona. Andando de trem, é até difícil decidir para que lado olhar. Afinal, de um lado está o Lèman, meu amado lago, e suas águas calmas e claras que parecem não ter fim. Do outro lado, além das montanhas (aqui, alpes), há um longo trecho – que se estende de Lausanne a Montreux – com as vinhas suíças chamadas de Lavaux.
Momento wikipedia: A grafia “Lavaux” – viria de “la Vallée de Lutry” (o Vale de Lutry). Ali, as vinhas são estruturadas em um terraço de pedra. O Sol reflete-se no lago e os muros de pedra concentram o calor. Com uma grande variedade de solos e micro-climas, a região produz uma rica variedade de vinhos. Uma caminhada de 32 km partindo do museu Olímpico, em Lausanne, até ao Château de Chillon, em Montreux, permite descobrir as 8 zonas com Denominação de Origem Controlada (DOC) de Lavaux, que são: Lutry, Villette, Épesses, Calamin Grand Cru, Dézaley Grand Cru, Saint-Saphorin, Chardonne, Vevey-Montreux.
A região é tão fantástica que, em 2007, Lavaux entrou para o patrimônio mundial da humanidade da UNESCO. E é claro que, ao perceber que estávamos tão próximos dessa maravilha, comecei a olhar os passeios pelo lugar. Um casal de amigos já havia feito através de Lutry: pega-se um trenzinho que passeia entre as vinhas. Pesquisando um pouco mais, descobrimos que há duas possibilidades: em alguns dias da semana, o tal trenzinho sai de Lutry, e em outros, de Cully. Outro detalhe: esse passeio só acontece de abril a outubro, ou seja, ou fazíamos agora, ou teríamos que deixar para o ano que vem.
O sábado (26/10) amanheceu tão lindo que, depois de resolvermos algumas pendências de casa – como buscar o aspirador de pó que tinha ido pra assistência técnica há quase um mês – resolvemos ir a Cully para pegar o trem das 15h. Não sabíamos ao certo o lugar de pegar o trem, mas foi fácil: saindo da estação, basta seguir as placas que sinalizam Lavaux. Fica próximo ao lago o guichê para retirada dos ingressos. Sim, é melhor fazer a reserva com antecedência. Nós não havíamos feito, mas tivemos muita sorte. Vou explicar: como fomos de última hora e tínhamos poucas informações sobre a saída de Cully, deixamos para comprar na hora. Estão lembrados que falei que esse passeio só acontece até outubro? Pois é, aquele sábado, 26, era o derradeiro, o último dia para se fazer esse tour pelas vinhas de Lavaux no ano de 2013. E como era o último, tanto o trem das 15h como o das 16h30 já estavam esgotados. Eles só estavam entregando os ingressos reservados pelo site.
Ficamos um tanto quanto frustrados com a situação, mas tínhamos a opção de fazer reserva para o domingo, saindo de Lutry (a mulher que fica no guichê nos informou que ainda havia vagas). O problema é que a previsão para o domingo era de chuva. E nós queríamos fazer o passeio com sol! Fiquei me sentindo super culpada por não ter pesquisado antes sobre a compra de ingressos, mas como dizem que o mineiro come quieto, tive uma grande ideia: “Mineirinhos que somos, vamos ficar por aqui, observando. Quem sabe alguém que reservou simplesmente não aparece?” Bem, acho que vocês já imaginam o que aconteceu, né? No último minuto, a simpática senhora que faz a venda dos ingressos disse que duas reservas não confirmaram, ou seja, não estavam presentes. Se quiséssemos ir, a hora era aquela. Então embarcamos no trenzinho das 15h, degustamos o vinho branco e desfrutamos de uma das mais belas paisagens que já pude ver. As fotos falam mais que as palavras, mais uma vez.
Lindo, não é mesmo? O passeio dura mais ou menos 1h15, com uma breve parada para fotos, mas é possível fotografar com o trem em movimento. A maioria das minhas fotos foi, na verdade, em movimento. O passeio custa 12 francos por pessoa e inclui a degustação do vinho que fica no trem. No ponto de parada, há a possibilidade de experimentar outros vinhos: paga-se 3 francos por cálice de degustação ou média de 15 francos pela garrafa, a escolha é do freguês. Uma gostosa sugestão de passeio para quem vier à Suíça. No entanto, somente entre abril e outubro do ano que vem, pois o tour pelas vinhas de Lavaux em 2013 não acontece mais. E recomendo fazer as reservas com antecedência. Nós demos sorte, mas imagino que isso não aconteça com frequência, ainda mais no final de temporada. O site para reservas é www.lavauxexpress.ch. #ficaadica
Bem, já estou na Alemanha e este post é programado. Tentarei fazer alguma postagem de lá, embora não possa prometer, pois não sei como ficará meu tempo durante a viagem. Afinal, o objetivo é aproveitar. Mas fiquem atentos que, em breve, trago relatos sobre os meus 4 dias na Alemanha. Voilà!

2 comentarios en “Lavaux, patrimônio mundial da humanidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *