Na Suíça, Academia rima com burocracia

Desde que comecei o blog, comentei que frequentar a academia aqui na Suíça dava uma bela postagem. Outros temas apareceram e fui deixando o tema gym para depois. Hoje, depois da aula de francês que trouxe o assunto à tona, decidi escrever minhas experiências de ginástica aqui e os costumes típicos suíços nessa situação.
 
Pra começo de conversa, meu primeiro dia de academia foi traumático. Logo na primeira semana já quis começar, afinal, era um propósito da nova vida: mexer o esqueleto – que de esqueleto não tem nada, já que as gordurinhas o protegem, no meu caso… Então lá fui eu para minha primeira aula – que nem era aula. Uma das burocracias das academias aqui é que você precisa agendar sua primeira ida para que algum professor explique o funcionamento dos aparelhos, mesmo que você queira só usar a esteira, por exemplo. E tem que AGENDAR! Mas até aí tudo bem, acho válidas essas orientações. Liguei e agendei minha primeira “aula”. Detalhe: por telefone, conversei com a pessoa em inglês e achava que lá, no horário combinado, também teria alguém que falasse inglês pra me atender. Doce ilusão! A única moça que lá estava só falava francês e já começou me dando uma bronca. Eu não conseguia entender, pedi que ela falasse em inglês, me desculpei por não falar francês, mas… nada adiantou! Depois de muito gesticular, entendi que a bronca era porque eu já estava vestida para a ginástica. Não pode! Você tem que se trocar lá, principalmente o tênis, que traz sujeira da rua. Pronto, tive que comprar um tênis exclusivo para a academia. E a parte da roupa, não me conformo. Entendo que muitas pessoas saem do trabalho e se trocam lá, mas eu estou “por conta do à toa”. Saio de casa pra ir pra academia. Acabei usando da malandragem brasileira e troco só a blusa lá – e claro, o tênis, pra não ter problemas com o regulamento, certo?
 
O restante desse primeiro dia vocês podem imaginar, né? Ela me explicando o uso de cada aparelho e eu não entendendo NADA! Voltei pra casa e dei um piti: “não volto mais nessa academia! Ninguém fala inglês, só francês e eu vou levar um ano pra conseguir entender! Eu tinha que ter uma carteirinha pra ter acesso ao armário do vestiário, mas não tinha nenhuma com meu nome lá! Não sei nem como faz pra participar das aulas específicas!” e por aí vai! Ainda bem que o marido é paciente e, ao longo da semana, estava tudo resolvido: carteirinha, horários e senha online para reservas das aulas, regulamento traduzido. E, no fim de semana, tênis novo e bolsa nova de academia! Só pelos itens novos já estava fácil me convencer a voltar, ou melhor, recomeçar minhas atividades na gym. Então, na semana seguinte, lá fui eu de novo e sobrevivi! E tenho ido pelo menos 3 vezes por semana. Ainda não entendo tudo nas aulas, mas já consigo acompanhar. Tem sido até uma oportunidade de treinar o ouvido e perder o medo de conversar (algumas senhorinhas que fazem aula comigo são super fofas e tento bater papo com elas – erro, mas me comunico).
 
Depois de um tempo que já estava indo com mais frequência, li no blog “Uma brasileira perdida na Suíça” um episódio vivido por ela, também na academia: a autora do blog conta que “levou uma bronca” por usar regata na sala de musculação. Sim, pasmem com o absurdo! Ela relata de uma forma super divertida e também acha um absurdo essas regras e burocracias em algumas situações aqui. Na academia que ela frequenta, mostrar as axilas é desrespeito! Deve ser porque a galera aqui não depila, certo? Brincadeirinha… Mesmo porque não tenho provas quanto a isso, somente suspeitas. Mas enfim, microshorts são permitidos, mas regatas não! Vai entender, né? Quando li, fiquei me perguntando se estaria eu infringindo a regra daqui sem saber. No dia seguinte, coloquei reparo nas demais mulheres e várias usavam regatas. Menos mal! Na academia que frequento, regatas são permitidas! Ufa!
 
Deixando as críticas e brincadeiras de lado, vamos falar das coisas boas (sim, elas também existem!). O sistema online de reservas de aula é bem legal e organizado, sendo possível iniciar as reservas com dois dias de antecedência e cancelar até meia hora antes (se alguém não cancela e não comparece, fica um tempo “de castigo” sem conseguir fazer novas reservas). Existem vários tipos de aula, de pilates a zumba, todas bem legais (minhas preferidas são o spinning e a zumba). O vestiário é excelente e tem armários com chave que você usa livremente, desde que portando a carteirinha do fitness. Os aparelhos da sala de musculação são todos high tech e em grande quantidade e variedade. E pra terminar, em que lugar você pega o que quiser consumir no freezer (água e diversos tipos de tônicos) e paga na saída? Aquela velha confiança suíça: ninguém fica fiscalizando o frigo pra ver quem pegou ou deixou de pegar. Fica na consciência de cada um. E todos pagam!
 
Bem, detalhes pequenos que fazem a gente perceber as diferenças culturais e sociais. Em algumas situações, dá saudade do jeito brasileiro de malhar. Mas em várias outras, tiro o chapéu para o povo suíço. Inclusive e principalmente pelo fato de não ter pessoas exibindo os corpinhos esbeltos. Aqui, malhação é para a saúde, e não pra seguir um padrão de beleza. E voilà!

4 comentarios en “Na Suíça, Academia rima com burocracia

  1. Lollo Marques

    Estou pensando em sair do Brasil, é a Suíça é uns dos destinos que estou estudando. Se você puder me ajudar com uma dúvida agradeço muito. Será que a formação de Educador Físico daqui do Brasil é aceita aí???

    Responder
    1. Fernanda Diniz Autor

      Olá, tudo bem? Primeiramente, desculpe a demora em responder. Estava de férias no Brasil e totalmente offline do blog… Sobre sua dúvida, infelizmente não tenho essa informação. Já tentou saber no consulado ou em universidades? Boa sorte e sucesso nessa empreitada!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *