Pão-de-queijo português

Já comentei aqui sobre o mercadinho português, certo? Aquele, onde a gente compra feijão enlatado, estão lembrados? Pois é, lá também é possível encontrar uma mistura pronta de pão-de-queijo e já faz algum tempo que estamos querendo experimentar. E essa foi a nossa experiência da última sexta-feira.
Posso dizer que é muito simples e o pão-de-queijo fica até gostosinho. Não, não se compara ao delicioso pão-de-queijo da Dona Célia, mas dá pra quebrar um galho. As instruções de preparo vêm em português, então fica ainda mais fácil: basta acrescentar 2 ovos e 200 ml de água à mistura pronta, misturar bem por mais ou menos 5 minutos e enrolar. Na embalagem, fala que não é preciso untar. Eu, mineira que sou, na hora de enrolar os pãezinhos, untei minhas mãos para facilitar e recomendo para quem for tentar. É sempre bom deixar um pratinho com um pouco de óleo na hora de formar os pãezinhos.
Uma coisa bem interessante é que a embalagem diz render 15 pãezinhos. E não é que é verdade? Exatamente 15 pãezinhos! Tá bom, nessa última foto aparecem 14, mas é que a tentação de experimentar não conseguiu esperar a foto.
 
Bom, o que posso dizer é que o pão-de-queijo português ficou até gostoso e, para quem está fora do Brasil e com saudades dessa delícia mineira, é uma boa pedida. Ele tem um gostinho de caldo de galinha no fundo, mas isso é fruto da mistura industrializada. É o preço que se paga pela comodidade, certo? 
E por que não fazer o pão-de-queijo mineiro como deve ser? – vocês devem estar se perguntando e me achando uma preguiçosa. A dificuldade de fazer todo o processo aqui está justamente no queijo. Embora a Suíça seja o país dos queijos – e de queijos deliciosos, por sinal – não é possível encontrar um queijo que substitua o nosso queijo-minas meia-cura. Eu, pelo menos, não encontrei. Se alguém encontrar, por favor, me avise. Enquanto isso, fico com o pão-de-queijo português mesmo. E voilà!

3 comentarios en “Pão-de-queijo português

  1. Anônimo

    Oi Fernanda:
    Gostei muito do seu blog, contém dicas valiosas! Obrigada.
    Tenho duas receitas de pão de queijo que podem ser feitas com queijo parmesão ralado, substituindo o saboroso queijo minas.

    Pão de queijo de liquidificador

    3 xícaras de polvilho doce
    1 xícara mal cheia (1 xícara menos 1cm) de óleo
    3 ovos
    1 xícara de leite
    1 colher chá de sal
    1 xícara de queijo que pode ser o parmesão ralado
    Bata tudo no liquidificador, coloque em forminhas de empada, não encha até a borda pois cresce, e leve assar por mais ou menos 20 minutos em forno médio. Melhor comer ainda quentinho
    Fica saboroso!
    abraços,
    Lu

    Responder
  2. Anônimo

    Oi Fernanda:
    Também tem outra receita de pão de queijo, só de enrolar, que pode ser feito com parmesão ralado. Não é uma receita tradicional, mas o sabor é bom.

    4 batatas médias cozidas, espremidas (deixar esfriar)
    4 ovos
    2 copos mal cheios de óleo
    1 quilo de polvilho azedo
    1 copo de água
    1 copo de leite
    350 gramas de queijo parmesão ralado

    Amasse todos os ingredientes frios, enrole as bolinhas e leve assar. Se quiser, como esta receita rende muito, pode congelar uma parte da receita, já enrolada.
    Abração,
    Lu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *