Exposição aérea

Sábado passado fomos a um evento típico suíço. Bem típico na Europa, na verdade, considerando que outros países também realizam eventos semelhantes. Trata-se de uma exposição aérea que aconteceu em um aeródromo próximo a Genève. 
Foi um casal amigo nosso (brasileiros) que nos convidou – ele é apaixonado por aviões e estava animadíssimo. Nós fomos mais pela companhia mesmo, e valeu a pena. Primeiro porque a exposição é cheia de atrações com apresentações de vários aviões, inclusive de guerra. E segundo porque, depois que saímos de lá, fizemos um delicioso passeio pelo lago, tomamos um sorvetinho e viemos pra casa jogar X-box – e nos divertimos muito! Tanto que já estamos combinando repetir a dose!
Mas vamos falar da exposição. Não é um evento de muito conforto, considerando que é tudo aberto, fazia um calor danado e não havia muitas opções de sombra e água fresca. Nossa aventura já começou no caminho. Fizemos parte do trajeto até lá de trem (pegamos 2 trens diferentes), seguimos uns 3 minutos de ônibus – que nos deixou no ponto mais próximo – e completamos o trajeto com uns 20 minutos de caminhada. Esses 20 minutos de caminhada foram os mais tensos da minha vida. A estradinha era bem deserta, não tinha calçada e era repleta de curvas. Mas sobrevivemos. E a paisagem valeu a pena.
Pra completar um pouquinho a tensão, quando estávamos já entrando no aeródromo, um avião quase pousou na nossa cabeça. Sem brincadeira! Estávamos atravessando uma ponte – caminho indicado por um dos seguranças. De repente, percebemos que os carros pararam de atravessar. Foi quando escutamos o segurança dizer: “Pressez vous” – que quer dizer: Apressem-se! Achamos que era para que os carros pudessem passar e apertamos o passo. Quando terminamos de atravessar e olhamos pra trás, o que vimos foi esse lindo avião pousando (não me lembro se ele é da 1a ou 2a guerra, mas isso pouco importava naquele momento, certo?).
 
Ufa! Foi por pouco! Bem, daí pra frente, tratamos de ficar um pouquinho mais distantes da pista de pouso e aproveitar o dia. Como já disse, o calor era quase insuportável, mas os suíços pareciam não se importar. Afinal, quando chega o inverno, sol como o daquele dia é artigo de luxo! Assistimos às apresentações e aproveitamos a companhia dos amigos. A apresentação mais legal foi a de um helicóptero – também de guerra. Ele faz manobras simplesmente inacreditáveis! Detalhe: ao som de música francesa – essa é a parte estranha, podemos dizer. É que ainda não consegui me acostumar com a música francesa, mas tudo bem. Ficou pior quando resolveram colocar música alemã durante uma outra apresentação.
Bem, este aí em cima é o helicóptero que falei. E estava me esquecendo de um detalhe importante: ele faz todas as manobras radicais com pessoas lá dentro – que pagam para isso. Sim, deve ser mais emocionante que montanha-russa. Mas eu passei a experiência. Quem sabe de uma próxima vez…
Bem, como o calor foi ficando quase insuportável, resolvemos deixar o local e procurar algo mais refrescante: sorvete no lago. Claro que, antes de sair, fomos fotografar nosso amigo vermelhinho mais de perto. E não, não voltamos pela mesma estradinha. Agora estávamos de carona com nossos amigos. Ufa de novo!
Mas o melhor do dia ainda foi a sessão X-box aqui em casa. Quando repetirmos a dose, quem sabe não coloco detalhes aqui. Até a próxima e… voilà!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *