Reflexões pós 1 mês

Depois de um pequeno desaparecimento, estou de volta. E antes de tudo, vamos esclarecer porque eu sumi. Esses dois últimos dias foram de dedicação intensiva à mudança. Combinamos de entregar o outro apartamento no dia 18/08, o que nos forçou a acelerar as coisas nessa semana. Ainda faltavam alguns detalhes de montagem em casa, sofá pra chegar, itens de utilidade doméstica que ainda não tínhamos comprado… enfim, coisas pequenas que exigem tempo e dedicação. Portanto, desde terça-feira que estou a mil com comprinhas (chato isso, viu? Rsrs) e numa maratona louca para levar nossas coisas para a casa nova. Mas vencemos! Ontem nos instalamos definitivamente no nosso novo lar suíço! Mas como nem tudo é perfeito, a internet, que havia sido instalada no final da semana passada, resolveu tirar férias e não está funcionando, o que foi mais um impedimento para minhas postagens. Como hoje tinha uns últimos detalhes para acertar no apartamento antigo, aproveitei a vinda aqui para usar a internet e postar. Agora é esperar a Suisscom colaborar conosco e trazer minha santa e fiel companheira de volta.
 
Explicações dadas, vamos ao post de hoje. Ontem, dia 15 de agosto, completei exatamente 1 mês de vida na Suíça. Em meio às compras e montagens do apartamento, fiz uma reflexão que resolvi dividir aqui. Posso dizer que vivi um mês muito feliz. Talvez um dos meses mais felizes da minha vida. E olha que já tive os momentos nostalgia (é só reler tudo o que senti no dia dos fogos em Genève). Mas tem sido um tempo feliz, um tempo de graças. E conheço pessoas que, na mesma situação em que me encontro, não têm esse sentimento. Ou demoraram muito para aceitar a nova realidade. Então não vale dizer que “é claro que você está feliz, está morando na Suíça e só aproveitando a vida”. Sim, estou aproveitando a vida. Mas porque, desde que cheguei aqui, eu me fiz um propósito: aproveitar o tempo que tenho e agradecer a Deus por essa oportunidade.
 

Todos os dias, quando eu acordo, eu tenho duas alternativas:

a) Ficar em casa, chorar de saudades e me lamentar por tudo o que deixei no Brasil (família, amigos, emprego, carreira…)
b) Sorrir para a vida, sair de casa e ampliar meus horizontes: conhecer pessoas, lugares, cultura, aprender outra língua… enfim, dar oportunidade para a felicidade me acompanhar.

 
E adivinhem qual escolha eu faço? Fácil! É claro que é a segunda alternativa! E isso não quer dizer que eu não sinta falta de todos os itens enumerados na alternativa A (sinto falta de todos eles e mais um pouco). Mas ficar me lamentando não vai ajudar em nada. Então eu escolho ser feliz! E isso foi assim em todas as mudanças pelas quais já passei. E quem me conhece sabe que não foram poucas. Minha irmã me escreveu no meu aniversário deste ano que estou sempre de malas prontas… acho que é mais ou menos isso. Tenho as malas prontas para o que a vida me oferece. Não tenho medo do novo. E sempre me proponho ser feliz… e mais nada!
 
Sei que quando o inverno chegar, algumas dificuldades virão. Mas eu sempre terei as duas alternativas…
Por tudo isso, digo para quem estiver em situação parecida, seja mudando de cidade, estado ou país… Todos os dias, você terá duas escolhas. Pense bem qual delas você quer… Tem gente que, mesmo sem mudança nenhuma na vida, escolhe se lamentar pelo que passou, pelo que perdeu, por aquilo que não fez… Que pena! A vida passa rápido e o mundo está cheio de coisas boas pra gente viver e experimentar. E não é preciso estar na Suíça pra viver assim.
 
Sorrir para a vida faz bem. Experimente! Todo amanhecer é uma oportunidade que Deus nos dá para ser feliz. É só começar!
 

E pra terminar, vou deixar dois trechos de textos que gosto muito. Como ambos circulam pela internet, não tenho certeza se as autorias são verídicas, mas… fazem parte da minha lista de textos preferidos. O primeiro é atribuído a Luís Fernando Veríssimo. O segundo, a Pablo Neruda. Vale refletir sobre eles… E voilà!

 
 

4 comentarios en “Reflexões pós 1 mês

  1. Anônimo

    Minha querida irmãzinha,
    Ler esse post consola o nosso coração! Eu já sabia que vc é uma menina muito inteligente e que sabe fazer suas escolhas, por isso é feliz!! Mas ler seu texto só confirma o que temos visto nos seus olhinhos: que a nova experiência está te fazendo muito bem, graças a Deus! A distância é grande, mas o amor é maior, não é assim?! Vc está sempre pertinho do nosso coração… Continue assim: FELIZ!!! Amuuu <3

    Responder
  2. Fernanda Diniz

    Pois é, minha irmãzinha… a vida fica muito sem graça se a gente não escolhe a felicidade, não é mesmo? Mas não pense você que não morro de saudades todos os dias! E saiba que, em cada canto, em cada novidade aqui, desejo que vocês estejam comigo! Sempre! Levo-as em meu coração e rezo pelo dia que poderei mostrar um pouquinho de tudo isso pra vocês! E esse dia vai chegar, se Deus quiser! Amo muito! saudades sempre! E o amor… ah, sempre enorrrrrme! Muito maior que a saudade e que essa distância "indiota"! Como diz Tia Lúcia, "amor sem fim"! Beijo enorme!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *