Comprando e montando móveis…

Quem pensa que morar na Europa é só glamour, engana-se! Esse final de semana vivenciei a experiência máxima de que algumas coisas no Brasil são bem mais fáceis e cômodas que por aqui.

 

Não me lembro se comentei, mas estávamos procurando apartamento desde que cheguei, pois o que estamos morando nesses primeiros meses é oferecido pela empresa e temos um prazo para desocupá-lo. Já na primeira semana, entramos em contato com a agência que nos ajudaria na busca por outro apartamento. Nesse ponto, só tenho a agradecer a Deus e dizer como somos abençoados. Explico: em todos os sites que pesquisamos sobre moradia na Suíça, tínhamos as informações de que aqui há um déficit imobiliário muito grande. Além disso, os donos de imóveis escolhem a dedo seus inquilinos, o que às vezes dificulta um processo de aluguel. Bem, fomos tão abençoados que não tivemos esse problema. Na primeira manhã de visitas, me apaixonei por um apartamento. Fizemos a proposta de locação e ela foi aceita. Assinamos o contrato na semana seguinte e, dia 31 de julho, já pegamos as nossas chaves.
Como não trouxemos mobília do Brasil, partimos para a fase de compra dos móveis. Por isso inclusive dei uma sumida do blog no final da semana passada.
Até aí tudo bem, afinal, que mulher não gosta de comprar coisinhas para sua casa? Partimos para as compras! Bem, meu marido morou um tempo na Suécia e lá ajudou um casal de amigos na montagem dos móveis também. Quando ele contava, achava que era exagero, manha, drama mesmo… rsrsrs… Na sexta-feira, comecei a descobrir que não era.
No Brasil, quando vamos comprar móveis, visitamos a loja, escolhemos o produto e a loja se encarrega de entregar e montar na nossa casa, certo? Então, aqui as coisas funcionam um pouquinho diferente. Primeiro que tudo, tudo mesmo, é cobrado. A estrutura de um móvel tem um preço, a base tem outro… vou exemplificar: um sofá, por exemplo, você paga um preço pela estrutura, outro valor pelo estofado, as almofadas são vendidas separadamente e por aí vai. Pra completar, se você pedir para entregar, a loja cobra 12% do valor da compra. Para montar, já vem outra paulada. Tudo é cobrado!
 

Acordamos então em apenas comprar e pedir pra entregar. Montaríamos nós mesmos, seguindo a velha filosofia europeia do “do it yourself”. Já na hora da compra, a primeira surpresa: você faz o pedido ao vendedor, mas ao sair do showroom, você é que tem que passar pelo estoque e retirar as caixas com o seu produto. Isso porque tem gente que não contrata a entrega, então já pega a encomenda no estoque, passa pelo caixa, paga e vai embora. Nós contratamos a entrega. Mas ainda assim tivemos que retirar os produtos no estoque para então encaminhar ao setor de entrega. Foi um filme de comédia: primeiro porque algumas caixas são pesadas e difíceis de manusear. Tivemos que fazer muito esforço. Segundo porque tivemos que ser também malabaristas: imaginem duas pessoas tentando empurrar quatro carrinhos repletos de caixas de papelão com peças para cama, sofá, mesa, cadeiras, estante, cômoda… Meu Deus! Não foi tarefa fácil! Mas vencemos, e até aí, até que tudo bem.

 
O grand finale veio no dia seguinte: recebemos as caixas já no apartamento novo por volta do meio-dia. Como o marido tinha experiência em montagem dos móveis na Suécia, aconselhou que começássemos pela cama, pois ela levaria um pouco mais de tempo. Só não imaginei que ficaríamos nela durante 5 horas! Enquanto montávamos a estrutura, as coisas até transcorriam bem. Porém, no momento que chegamos ao estrado, acreditem, foi hilário. Quando abri as caixas, dei risada pra não chorar. Imaginem montar madeira por madeira, ripa por ripa do estrado de uma cama de casal queen size! Meus amigos, penamos!
Saldo do final de semana: passamos o sábado e o domingo montando móveis, ainda não terminamos e estamos sobrevivendo a base de Dorflex. Ainda bem que trouxe uma caixa do Brasil.
Por isso digo: morar na Europa tem lá o seu glamour, mas não é só isso. Aqui, todo mundo faz o que fizemos. Monta os próprios móveis, pinta a própria casa, às vezes até constrói… Se você, assim como eu, achava que isso aparecia nos filmes só pra ser legal ou romântico, acredite na pessoa que vos escreve: isso é real!
Bateu foi uma saudade imensa do modo compra – entrega – montagem de móveis do Brasil. Tomara que essa moda não pegue por aí! Voilà!
 

7 comentarios en “Comprando e montando móveis…

  1. Lynn Hirose

    hahahahah Fer minha amiga, desculpa, mas esse post foi mto engraçado! Prometo q qdo estivermos por aí vamos ajudar no que for preciso! Aliás, veja, aqui em casa o "do it yourself" já vem sendo praticado há muito tempo! rsrsrs Bjos com saudades!!!

    Responder
  2. Fernanda Diniz

    É, minha amiga, não foi nada fácil. Daqui a pouco começamos com a remessa de hoje! hahaha
    Fica tranquila que, quando vocês chegarem, já estará tudo montado! hehehe
    Saudades também! Bjoks!

    Responder
  3. R. Monge

    Solução: viver como Henry Chinaski – um colchão, uma geladeira, máquina de datilografar e um banheiro. Janela e lâmpada recomendados.

    Quê? Ele virou um escritor mundialmente conhecido só com isso! E não é como se o ser humano precisasse de mais coisas.

    Responder
  4. Fernanda Diniz

    Você deveria ter me contado isso antes de montarmos tudo, Rodrigo!!! hahaha

    Afinal, a geladeira já vem no ap, janelas e lâmpadas também… compraria só o colchão, porque meu computador substitui a máquina de datilografar, certo? hehehe

    Adorei!!! Bjoks!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *